desconfianca-relacionamentos

Como Lidar Com a Desconfiança no Relacionamento?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de dezembro de 2017

A confiança é à base de um relacionamento saudável e positivo. Contudo, muitas pessoas, por diversos motivos, se sentem inseguras em relação aos seus pares, o que pode acabar gerando brigas e desentendimentos que afastam o casal. Se você está passando por isso, saiba que é possível aprender a lidar com a desconfiança no relacionamento e resolver todas as questões que estão te impedindo de viver em harmonia com quem ama.

Causas da Desconfiança no Relacionamento

A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento –  como uma infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente. Contudo, mesmo que a causa inicial tenha sido uma atitude da outra pessoa, cada indivíduo é responsável pelos seus próprios sentimentos, então a solução para isso está nas mãos de cada um.

Um casal que se relaciona de forma segura e sem desconfiança não é assim apenas porque os dois agem com lealdade, mas sim porque, em primeiro lugar, cada um se sente seguro dentro de si. A confiança em relação ao outro é uma consequência daquilo que já se sentia, independente de terceiros. Perceba que a questão da desconfiança está mais ligada à forma como você se sente do que ao comportamento do seu par.

Dicas Para Vencer a Desconfiança e Se Tornar uma Pessoa Segura

É perfeitamente possível se livrar do fantasma da desconfiança e viver de forma harmônica com a pessoa que ama. Lembre-se que o amor é um sentimento leve e você tem todo o direito de desfrutar dele em plenitude. Então, abra o seu coração e coloque em prática as dicas que darei a seguir.

Conheça os Seus Sentimentos

A segurança é conquistada quando se assume o controle sobre os seus sentimentos e, para controlá-los, é necessário conhecê-los. Pare para refletir sobre você e o que te leva a sentir insegurança em relação ao seu par. Racionalize o medo que sente, a fim de encontrar respostas que sejam verdadeiramente justificáveis.

Muitas vezes, o medo de perder quem se ama é fruto de traumas do passado e, nesse caso, é necessário ressignificá-lo, transformando-o em aprendizado. Evite permitir que suas dores se transformem em crenças que te bloqueiam e te impedem de ser feliz. Ao invés disso, faça delas aprendizados para se tornar uma pessoa melhor, para você e para quem ama.

Invista no Diálogo

Além de se conhecer, é necessário conhecer o outro e isso só é possível através do diálogo. Sempre que algo te incomodar, converse e incentive o seu par a fazer o mesmo. Desabafar o que está sentindo com um amigo confidente pode ser interessante para organizar melhor as ideias e os sentimentos. Entretanto, apenas falando diretamente com a pessoa envolvida é que será possível chegar a uma solução.

Muitos casais perdem momentos preciosos de suas vidas por sofrerem calados em relação às suas insatisfações. O tempo é valioso, cuide do seu e desfrute-o da melhor maneira possível. Pense em quantas pessoas sonham em ter alguém especial ao lado para compartilhar a vida, você já tem, então, faça o seu melhor e valorize a dádiva de ter encontrado o amor.

Cuide da Sua Autoestima

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se ama? Pare durante alguns minutos para refletir sobre isso. Cuidar da sua autoestima é um passo importante para colocar um fim na insegurança que sente. Indivíduos inseguros costumam se colocar inúmeros defeitos e acreditam que a culpa de o relacionamento não ir bem é toda deles. Saiba que uma relação é formada por duas pessoas que têm responsabilidades iguais dentro de um namoro ou casamento.

Em relação à sua autoestima, procure ser mais gentil contigo e olhar para as suas qualidades, que tenho a certeza de que são muitas. Você é uma pessoa incrível e, como qualquer outra, pode evoluir e se tornar cada vez melhor, mas isso só será possível se buscar o autoconhecimento e identificar seus pontos positivos e aqueles que pode aperfeiçoar. Quando tiver a certeza sobre quem é, verá que a insegurança não tem razão para existir.

Confie no Seu Par

Como disse no início deste artigo, a confiança é um dos pilares de um relacionamento saudável. Nesse sentido, se você decidiu compartilhar a vida com outra pessoa, é muito importante que confie nela e em seus sentimentos e intenções. Lembre-se que são dois adultos que decidiram, por livre e espontânea vontade, estarem juntos, então, confie nisso.

Existem situações em que uma das partes costuma agir em desacordo com o que o casal combinou e não honrar com a confiança que lhe foi depositada. Se esse for o seu caso, será necessário refletir se vale mesmo a pena manter o relacionamento. Aqui vale as mesmas dicas anteriores, de investir no diálogo e se conhecer, para se certificar de que tem condições de perdoar e prosseguir ou se é melhor colocar um ponto final e recomeçar de outra forma.

Mantenha a Individualidade

Muitos casais, quando iniciam a relação, mudam completamente suas vidas, deixando para trás velhos hábitos. É bem verdade que um relacionamento promove uma mudança na vida de um indivíduo, contudo, não é necessário abrir mão de coisas que considera importantes e prazerosas. Praticar um esporte, encontrar os amigos, ter momentos com a família, tudo isso pode e deve ser mantido, para o bem das duas partes envolvidas.

Manter a individualidade não é sinal de falta de amor, pelo contrário, pois mostra que um quer que o outro continue fazendo o que gosta. Evite colocar a responsabilidade sobre a sua felicidade em apenas uma relação, por mais que a considere como a mais importante, existem diversas outras que também são fundamentais. Essa mudança na sua visão irá trazer mais segurança e deixará o relacionamento mais leve.

Espero que as dicas tenham feito sentido para você e que te ajudem a levar o seu relacionamento com mais equilíbrio. Procure sempre se conhecer para entender a origem de seus sentimentos, mantenha o diálogo e o respeito. A confiança é uma consequência desses fatores e é indispensável para que um casal desfrute do que sente com plenitude.

Copyright: 753267790 – https://www.shutterstock.com/pt/g/terovesalainen

Deixe seu Comentário: