casamento-blindado

Lições Que o Livro Casamento Blindado Ensina

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de julho de 2019

O livro Casamento Blindado foi lançado em 2012 e mesmo depois de mais de sete anos depois continua ajudando casais a zelarem pela relação. Foi escrito por Renato e Cristiane Cardoso, que também apresentam um programa na TV que aborda a temática de relacionamentos, algo do qual entendem bem, já que são casados há mais de 20 anos. No artigo de hoje, falarei a respeito dos principais ensinamentos que o casal compartilha no livro para que se inspire e aplique no seu casamento.

Quer uma dica para viver mais leve e feliz?
Acesse meu desafio “Detox da Mente” e descubra como!

A Importância de Cuidar do Casamento

Um casamento é formado por dois seres humanos que, embora diferentes, se amam e desejam compartilhar a vida um com o outro. E sabemos o quanto a convivência tem os seus desafios, afinal, mesmo que haja afinidades, cada indivíduo tem suas características e seu modo de pensar, o que faz com que divergências sejam comuns. Por tudo isso, é muito importante que o casal esteja disposto a cuidar do casamento, para que as diferenças sejam superadas e ele se mantenha sempre sólido.

Quando não há a preocupação de zelar pelo bem da relação, pequenas situações do dia a dia podem ser o suficiente para minar os sentimentos que unem o casal, resultando em brigas frequentes e, até mesmo, em separação. Nesse sentido, é essencial que as duas pessoas queiram manter um casamento saudável e feliz, porque é esse desejo que irá motivá-los a aprender com os erros e, assim, multiplicar os acertos e, claro, o amor.

7 Lições do Livro Casamento Blindado Para Aplicar no Seu Relacionamento

A seguir, irei compartilhar sete ensinamentos que o casal Renato e Cristiane Cardoso compartilhou no livro Casamento Blindado. Vale lembrar que a publicação tem um viés cristão, porém, as informações compartilhadas são bastante interessantes e válidas para pessoas de qualquer religião, pois têm como objetivo central os cuidados em relação ao amor, que é um sentimento universal. Confira!

1 – Aceitar as Características um do Outro

Todo indivíduo tem as suas qualidades e os seus pontos de melhoria, e isso inclui seus familiares, colegas de trabalho e, claro, o seu cônjuge. E como você lida com isso em relação às pessoas que não têm tanta intimidade, como é o caso daqueles que trabalham contigo? Discute e aponta defeitos ou aceita e respeita a personalidade delas?

Imagino que aceite e releve, afinal, se fosse discutir com cada colega que faz algo que você não aprova, certamente a empresa se tornaria um lugar bastante desagradável. Então, se faz isso no trabalho, por que não tomar esse mesmo cuidado em casa? Aceite as características do seu par, assim como ele aceita as suas, isso também é um gesto de amor.

2 – Manter o Diálogo Sempre

Outra lição bastante importante que o casal Cardoso compartilha no livro diz respeito ao diálogo, que é algo fundamental em qualquer relacionamento humano, pois é através da conversa que as pessoas podem se conhecer e se entender cada vez mais. Desse modo, sempre que algo estiver incomodando e ultrapassar as barreiras dos seus valores, converse, siga ao outro que aquilo não está lhe fazendo bem e mostre-se aberto a mudar também. Afinal, o casamento é um projeto realizado em dupla e é preciso que ambos estejam dispostos a lutar por ele.

3 – Escolher as Palavras Certas

Ainda dentro do tópico diálogo, existe um aspecto que deve ser considerado com atenção, que inclui o modo de passar uma mensagem, pois existem vários. Se você deseja, por exemplo, dizer que sente falta de ter mais momentos com o seu par, pode tanto fazer isso com carinho e paciência, quanto acusando-o de não lhe dar atenção o suficiente. Qual opção acha que surtirá o melhor efeito? Obviamente que é a primeira, pois através do amor conseguirá mostrar o seu ponto de vista e, assim, fazer o outro enxergar o que está acontecendo.

4 – Reconhecer Erros e Pedir Desculpas

Se existe algo que pode afastar um casal é o orgulho, pois esse sentimento faz com que o desejo de estar certo seja mais importante do que qualquer outra coisa, e isso não é nada positivo. Quando se tem humildade para reconhecer que errou e pedir desculpas para o seu par, os problemas passam a ser resolvidos de forma muito mais simples. Lembrando que a ideia não é banalizar o erro e sim deixar claro que todos podem falhar algumas vezes e o melhor a fazer nesse caso é assumir a responsabilidade e aprender com a situação.

5 – Elogiar o Outro

Algumas pessoas pensam que o fato de estarem casados com alguém é o suficiente para que o outro saiba que o ama e o admira. Porém, as relações precisam ser alimentadas, assim como qualquer outra coisa que tenha vida. Nesse caso, os elogios se mostram como uma ótima maneira de relembrar o seu par o quanto o admira, seja por uma característica, algo que tenha feito ou mesmo por sua aparência. Todos os tipos de elogios são válidos, porque geram sentimentos positivos e ajudam a fortalecer os laços que unem o casal.

6 – Relevar e Evitar Se Desentender Por Coisas Pequenas

Dividir uma casa com alguém tem os seus desafios, afinal, sempre tem um que é mais organizado e o outro menos, um que gosta de coisas que o outro não e assim por diante. Isso sem contar em divergências naturais de acontecerem entre duas pessoas. Se o casal for discutir por qualquer coisa, acabará brigando todos os dias, o que será bastante ruim para o casamento. Por isso, procure relevar tudo o que não gerar prejuízos para o relacionamento, pois são coisas pelas quais não vale a pena brigar.

Invista verdadeiramente em seus relacionamentos e sua felicidade!
Acesse meu desafio de 21 dias “Detox da Mente” e viva mais leve e feliz!

7 – Lidar Com Cada Problema de Modo Individual

Uma atitude bastante prejudicial para um casamento é discutir para resolver um problema citando coisas que aconteceram meses atrás. Fazer isso é o mesmo que colocar ainda mais lenha na fogueira e se afastar de uma solução, já que o passado já foi e não pode mais ser alterado. O melhor que se tem a fazer é tratar de cada assunto individualmente, porque é assim que se chega a soluções efetivas e que levem o casal a se entender e evoluir.

Os autores Cristiane e Renato, afirmam que o amor não é suficiente para manter uma relação, e é preciso aliar a ele fidelidade, compromisso e caráter, o que é uma grande verdade. E você, já conhecia o livro? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo falando sobre as suas experiências e percepções sobre o tema.

 

Copyright: 1028647459 – https://www.shutterstock.com/pt/g/paul+crimea

Deixe seu Comentário: