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Inimizade – Como Conviver Com Ela no Ambiente Profissional

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de maio de 2018

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é algo muito importante para manter um clima positivo não apenas para si, mas para todos. Entretanto, sabemos que a convivência entre pessoas de personalidades completamente diferentes pode ser delicada, podendo resultar em atritos. Se você tem alguma inimizade no ambiente profissional, saiba que não está só e que é possível lidar com isso de forma sensata e sem prejudicar a harmonia da equipe.

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Dicas Para Evitar Que uma Inimizade Comprometa Seu Desempenho Profissional

Ninguém quer ter desentendimentos no trabalho, não é mesmo? Afinal, trata-se de um local em que se passa um terço do dia e, por isso, ter uma relação saudável com os colegas é de grande importância para se sentir bem e ser mais produtivo. Por isso, o ideal é se esforçar ao máximo para não entrar em conflitos desnecessários, mas se viver a acontecer é necessário ter maturidade para que isso não comprometa o seu desempenho e impacte de forma negativa em todo o grupo ao qual faz parte.

Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a conviver com as inimizades no ambiente profissional e, também, evitar criar novos desentendimentos.

1 – Elimine os Pensamentos Negativos

Se você tem uma inimizade no ambiente de trabalho, evite que isso te leve a alimentar pensamentos negativos, pois eles irão atrair energias na mesma frequência. Por isso, ao invés de manter o foco no atrito que possui com apenas um colega, prefira valorizar as coisas boas, os bons relacionamentos e a oportunidade de fazer parte dessa empresa. Assim, irá emanar e atrair apenas energias positivas, que irão agregar e contribuir com o seu bem-estar dentro da companhia.

2 – Evite Reagir às Provocações

Se a pessoa com a qual se desentendeu insiste em te provocar, não caia nessa, pois a intenção dela é realmente te desestabilizar. Por mais que pareça extremamente desafiador manter a calma, faça um esforço pelo seu próprio bem. A qualquer sinal de irritação e vontade de revidar, vá ao banheiro, respire, conte até dez e se tranquilize. Com o tempo ela irá perceber que não está conseguindo atingir seus objetivos e irá desistir. Mas, até lá, seja firme!

3 – Coloque-se no Lugar do Outro

Muitas inimizades começam por conta de mal-entendidos. Nesse sentido, é interessante que reflita sobre a origem desse desentendimento, para verificar se é esse o caso. Fofocas, mentiras ou notícias desencontradas são exemplos de situações que podem criar estes conflitos. Para evitar isso, procure analisar com sabedoria as informações que chegam até você e evite julgamentos impulsivos e precipitados.

Para tanto, se colocar no lugar do outro é também essencial, pois talvez a pessoa tenha te respondido de forma rude por estar passando por um momento delicado, de estresse ou tenha qualquer outro motivo para ter agido de uma maneira que você não considera ideal. Acredite, a empatia pode te ajudar a evitar e resolver diversas situações de inimizade.

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4 – Reflita a Respeito do Que Te Incomoda no Outro

Todas as pessoas que passam pelas nossas vidas nos proporcionam algum tipo de aprendizado. Por isso, é interessante que descubra qual é a lição que essa experiência tem a te mostrar. Geralmente, quando uma característica do outro nos incomoda demais, é sinal de que há algo em nós que também precisa ser identificado e trabalhado. Dessa forma, aproveite essa oportunidade e utilize até mesmo estas diferenças com um colega de trabalho para te trazer um significado positivo e que te leve a crescer.

5 – Haja com Profissionalismo

Apesar de os relacionamentos interpessoais, dentro de uma empresa, terem um grande peso sobre o desempenho de todos, é importante que sempre se lembre da razão pela qual foi contratado e mantenha seu profissionalismo. Então, honre essa oportunidade dando o seu melhor e fazendo o seu trabalho, sem permitir que questões alheias a ele te atrapalhem. Aja com maturidade e jamais permita que um desentendimento comprometa o cumprimento das suas obrigações ou mesmo prejudique o seu desempenho e os seus resultados.

6 – Trate a Todos Com Educação e Respeito

Um elemento essencial para o bom relacionamento em qualquer lugar é a educação. Por isso, independente de ter amizades ou inimizades no ambiente de trabalho, trate a todos de maneira educada e respeitosa, da mesma maneira que gostaria de ser tratado. As chamadas “palavras mágicas”, como bom dia, por favor, com licença e obrigado, devem sempre fazer parte do seu comportamento diário. Afinal, a forma como agimos em relação aos outros é como um espelho que irá refletir na forma com a qual agem em relação a nós.

7 – Nunca Se Envolva em Fofocas

Sempre que tiver alguma questão com alguém, reflita a respeito da necessidade de falar sobre isso e, se for realmente importante, trate direto com o interessado. Jamais se envolva em fofocas e nem faça parte de grupinhos que se juntarem para falar de uma pessoa que não está presente. Se não for possível sair do ambiente apenas ouça sem se manifestar. Apenas um sinal de concordância pode mostrar que está de acordo com o que está sendo dito, por isso escolha sempre não opinar e nem passar adiante o que ouviu.

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Quando a Inimizade é Com o Chefe

Existem situações em que o desentendimento acontece não em relação a um colega, mas sim com o chefe. Nesse caso, é importante tomar ainda mais cuidado para que esse atrito não te prejudique. Todas as dicas que citei anteriormente continuam valendo para essa situação, entretanto, existem algumas medidas extras que podem te ajudar a superar esse problema.

Em primeiro lugar, tenha a consciência do papel que ele exerce dentro da organização. Portanto, caso tenha se chateado com alguma cobrança ou feedback negativo, entenda que isso faz parte da função dele, que é a de liderar a equipe. Por mais que possa ter falado de uma forma que considera inadequada, escolha filtrar apenas o que irá te ajudar a melhorar e se desenvolver. Evite levar o que ouviu para o pessoal e siga em frente.

Se perceber que é necessário, chame-o para uma conversa e peça desculpas. Mas faça isso de forma sincera e não apenas para “limpar sua barra” com o chefe. Mesmo que ele não se mostre muito amigável de início, pelo menos terá feito a sua parte para buscar o entendimento. No mais, continue fazendo o seu trabalho com dedicação e tratando-o de maneira cordial, pois essa é a melhor maneira de selar a paz a seguir em frente.

Ninguém deseja ter inimizades no ambiente profissional, mas, se acontecer, peça desculpas caso tenha feito algo errado e continue fazendo o seu trabalho. Se concentrar na sua função fará com que os problemas externos se tornem menores e, além disso, irá ajudar a evitar futuros desentendimentos. Lembre-se que um profissional dedicado não tem tempo para se envolver em intrigas porque está ocupado buscando seu crescimento e sucesso. Foque nisso!

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