As redes sociais revolucionaram a forma com a qual as pessoas se comunicam. Mesmo que a internet já existisse antes delas, para se comunicar com alguém era necessário enviar um e-mail, o que tornava todo o processo mais distante. Com a chegada de páginas como o Facebook, o Instagram e tantas outras, se tornou possível compartilhar fotografias, vídeos, notícias, o que tornou as pessoas mais próximas. Contudo, apesar de todas as suas vantagens, é importante ter cuidado em relação à influência das redes sociais, para que elas sejam realmente instrumentos positivos e agregadores.

A Influência das Redes Sociais na Vida das Pessoas

No início, as redes sociais eram usadas para compartilhar fotos do dia a dia, porém, com o tempo, muitas pessoas passaram a publicar fotografias cada vez mais produzidas e editadas. Então, o que era natural acabou se tornando, em muitos casos, uma competição para ver quem tem o corpo mais bonito, a casa mais bem decorada, quem frequenta os restaurantes mais badalados, enfim, quem é mais feliz.

É importante dizer que não se deve generalizar, entretanto, basta navegar por alguns minutos por pelo Facebook e Instagram para se deparar com diversos perfis que parecem um verdadeiro conto de fadas. É claro que todos querem compartilhar apenas a melhor parte de suas vidas, mas é necessário tomar cuidado para que não se torne algo artificial e, pior, leve outras pessoas a acreditarem que suas vidas são ruins.

Assim como é importante se atentar ao que irá publicar, é fundamental que verifique os perfis que está seguindo, porque, mesmo que não se dê conta, eles estão a todo o tempo te influenciando e isso pode tanto ocorrer para o bem quanto para o mal. Por essa razão, prefira manter apenas aqueles que agreguem, que te ofereçam algo de bom e te incentivem a ser melhor. Assim, conseguirá desfrutar do lado realmente positivos das redes sociais e utilizá-las ao seu favor.

Como as Redes Sociais Influenciam Cada Área da Vida

As redes sociais podem ser consideradas uma inovação disruptiva, pois promoveram uma grande mudança na vida das pessoas. Confira, a seguir, quais são os principais pontos em que elas podem nos influenciar e veja como evitar que afetem negativamente a sua vida.

1 – Qualidade do Sono

Você tem o costume de verificar as suas redes sociais no celular antes de dormir? Saiba que esse é um hábito bastante comum e que pode ser extremamente prejudicial para o seu descanso. O problema está no fato de que esses aplicativos bombardeiam a nossa mente com um grande número de informações o que, juntamente com a luz emitida pelo aparelho, tem um efeito altamente estimulante, e é exatamente o contrário que se deve buscar nesse momento feito para relaxar.

PSC

Por essa razão, é necessário reduzir o ritmo cerca de uma hora antes de se deitar e evitar utilizar o celular quando estiver na cama. O mesmo vale para situações em que perder o sono durante a madrugada, pois olhar as suas redes sociais não fará com que volte a dormir mais rápido, pelo contrário.

2 – Imagem Corporal

Uma questão bastante séria relacionada com as redes sociais é a imagem corporal, ou seja, a forma com a qual cada indivíduo enxerga o seu próprio corpo. Como disse no início, esse grande desfile de corpos perfeitos na internet, leva muitas pessoas a se sentirem inferiores e fracassadas por não conseguirem alcançar os mesmos resultados, mesmo que se esforcem para levar a vida de forma saudável.

Para prevenir o problema, o ideal é evitar seguir perfis que façam com que se sinta mal. Além disso, procure se conhecer melhor e reconheça as suas qualidades, para que fortaleça a sua autoestima e não se deixe afetar por esse tipo de influência. Afinal, nem tudo o que vemos por aí é verdadeiro, e por trás de uma foto que parece perfeita pode haver a busca pelo melhor ângulo, a melhor luz e, até mesmo, edições. Portanto, pare de se comparar e tenha orgulho de ser quem você é.

3 – Difusão de Notícias Falsas

Se antigamente apenas as grandes mídias tinham voz, hoje qualquer pessoa pode compartilhar uma informação através das redes sociais. Isso é maravilhoso e permitiu que indivíduos que muitas vezes eram considerados invisíveis pudessem ser ouvidos. Contudo, existe um lado não tão positivo dessa história, que é a difusão de inverdades, as chamadas fake news, que podem prejudicar muita gente.

A melhor maneira de combater esse tipo de notícia é sempre verificando cada informação antes de compartilhar. Além disso, contribua para que esse tipo de notícia falsa não vá para a frente, alertando os seus amigos e familiares que publicarem algo que pareça suspeito. Faça a sua parte e colabore com um mundo mais justo e verdadeiro.

4 – Interação Social

Ironicamente, uma ferramenta criada exatamente para promover a interação social fez com que muitas pessoas se tornassem ainda mais distantes. Ao invés de utilizarem a ferramenta para se comunicar com aqueles que estão distantes, muitos passaram a utilizar os aplicativos para tudo, vivendo em função deles e deixando de dar atenção para quem está ali, na frente deles.

É importante que reflita a respeito da sua relação com as mídias sociais, para que, se já as utiliza com equilíbrio, que continue assim. E, caso perceba que está se excedendo, comece a reduzir o uso, até que tornem verdadeiramente um passatempo agradável e positivo e não algo pelo qual sente uma forte dependência.

5 – Ansiedade

Por último, temos um problema que tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade atual, que é a ansiedade. É cada vez maior o número de pessoas que vive com o foco no futuro, deixando de desfrutar do aqui e agora, que é onde as coisas realmente acontecem. As redes sociais contribuem com o problema, porque as notificações frequentes estimulam ainda mais essa ânsia pelo que vem a seguir.

Para evitar que as redes sociais te transformem em uma pessoa ansiosa, é necessário que evite viver em função delas. Utilize-as para se comunicar com os amigos, compartilhar informações e se informar, mas lembre-se de deixar o celular de lado para desfrutar de cada momento que viver em plenitude, porque cada instante é único.

Assim como diversas facilidades promovidas pela tecnologia, as redes sociais são uma ferramenta extraordinária. Entretanto, é essencial saber fazer um bom uso delas, para que sejam usadas para agregar e aproximar as pessoas.

 

Copyright: 1019517025 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yanukit