Atualmente, muito tem se falado a respeito da importância de se adotar hábitos mais saudáveis. Contudo, na maioria das vezes, são citados apenas medidas relacionadas à alimentação e exercícios, que são pontos realmente necessários, mas não são tudo. A verdadeira rotina saudável é aquela que engloba todos os aspectos relacionados ao bem-estar dos indivíduos, como equilíbrio das emoções, gerenciamento do tempo e organização. Para isso, é essencial que todas as áreas da vida estejam equilibradas para que corpo e mente sejam igualmente beneficiados. Afinal, a verdadeira transformação é aquela que começa internamente.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma
vida mais leve e feliz!

Encontre a Rotina Saudável Ideal Para Você

Muitas pessoas se frustram ao tentarem adotar uma rotina saudável porque buscam seguir os padrões mostrados na mídia e, principalmente, nas redes sociais. Saiba que, para viver com saúde, você não precisa ter o corpo perfeito, uma alimentação impecável e uma rotina quase que militar de exercícios. O importante é adotar hábitos que te façam bem e estejam de acordo com as suas possibilidades e com o seu propósito. Por mais que tentem impor padrões, é importante que cada indivíduo busque ser saudável dentro da sua realidade e daquilo que almeja para sua qualidade de vida.

Se não pode, ou mesmo não está disposto, a realizar um treino pesado todas as manhãs, encontre uma atividade que lhe seja prazerosa, como uma caminhada; artes marciais; dança ou qualquer outro esporte de seu interesse. O mesmo vale para a alimentação, a organização e outras medidas de autocuidado. Crie a sua própria rotina, de forma que tanto a sua saúde física quanto mental sejam igualmente contempladas. Lembre-se que uma mente sã é essencial para que o corpo também tenha saúde.

Dicas Poderosas Para Ter uma Rotina Saudável e Ser Mais Feliz

Você não precisa esperar uma nova semana, mês ou ano para transformar a sua vida. Comece hoje mesmo a adotar hábitos que irão permitir que cuide melhor de si mesmo e viva de forma mais plena e feliz. Através de pequenos passos conseguirá realizar grandes mudanças. Veja alguns exemplos:

1 – “Descasque Mais e Desembrulhe Menos”

O alimento é o combustível para que o seu corpo funcione, por isso, fazer boas escolhas é essencial. Entretanto, você não precisa deixar de comer tudo o que gosta ou seguir dietas altamente restritivas para ser mais saudável. Encontre o equilíbrio e parta da premissa que quanto mais descascar, ou seja, quanto mais alimentos naturais ingerir, melhor estará fazendo para si mesmo. Quanto ao consumo de produtos industrializados deixo esta decisão para você e seu nutricionista, reforço apenas que é importante que os consuma de forma moderada e consciente (o tal do desembrulhar menos), pois muitos deles podem verdadeiramente não ser tão bons para nossa saúde.

2 – Alimente-se Com Atenção Plena

PSC

A ansiedade faz com que muitas pessoas comam mais do que precisam, simplesmente porque, ao viverem sempre pensando no futuro, deixam de saborear os alimentos em plenitude. Adotar a atenção plena ao comer irá permitir que sinta realmente o sabor da refeição e consiga perceber quando estiver saciado, ingerindo apenas a quantidade que o seu corpo precisa. Sinta o cheiro, o sabor, a textura e aprecie cada alimento, viva esse momento com consciência, pois comer é mais do que apenas nutrir o corpo e também envolve nossas emoções e sentimentos.

3 – Atente-se Para a Forma Como Alimenta a Sua Mente

Como se pode ver, a alimentação é uma parte essencial em uma rotina saudável. Mas, você já parou para pensar sobre a forma com a qual alimenta sua mente todos os dias? Saiba que nós somos moldados por nossos pensamentos e nos tornamos o que pensamos. Nesse sentido, se você está com raiva, assustado ou feliz, seus pensamentos irão desencadear reações neuroquímicas em seu corpo, preparando você para agir de acordo com seus sentimentos. O primeiro passo para tornar a sua dieta mental mais saudável é tomando consciência a respeito das informações que consome. Escolha se alimentar de conteúdos positivos que agreguem e te inspirem a ir além.

4 – Pratique a Gratidão Diariamente

Ser grato pelas pequenas coisas que estão indo bem em sua vida é uma das técnicas mais poderosas para se sentir mais feliz e, consequentemente, mais saudável. Estudos mostram que pensar a respeito dos motivos que tem para ser grato todos os dias funciona como um treinamento que leva à mente a se concentrar cada vez mais no lado positivo da vida. Comece a reservar alguns minutos antes de dormir para anotar, pelo menos, três motivos que fizeram com que sentisse gratidão no dia que passou e permita-se transformar o seu mindset e agradecer de coração.

5 – Tenha uma Rotina Organizada

Ter uma rotina saudável, que contemple cuidados com o corpo e a mente, requer organização. Uma vida sem regras e sem horários para se alimentar, se exercitar, realizar as tarefas do dia a dia e relaxar pode resultar em estresse, sobrecarga e ansiedade. Planejar os seus dias irá permitir que utilize o seu tempo com mais eficácia, para que se dedique às suas obrigações diárias, como o trabalho e os cuidados com a casa e a família, por exemplo, sem se descuidar do seu bem-estar.

6 – Encontre uma Atividade Física Que Lhe Agrade

Praticar exercícios físicos é muito mais do que um cuidado para manter a forma do corpo. Movimentar-se, além de promover a saúde física, faz um grande bem para a mente, pois oxigena o cérebro e proporciona uma sensação agradável de relaxamento e bem-estar, através da liberação de hormônios, como a endorfina, a dopamina e a serotonina. Além de todos esses benefícios, as atividades físicas ainda podem te proporcionar lições de disciplina, foco e perseverança. Experimente várias formas de se exercitar e escolha aquela que mais lhe agradar para se tornar parte do seu dia a dia.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra
como anda sua Felicidade!

7 – Desconecte-se Quando Achar Necessário

A tecnologia e a internet nos proporcionam benefícios extraordinários, como o fato de termos acesso facilitado a informações e podermos nos conectar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Contudo, como tudo na vida, é fundamental que se tenha equilíbrio para desfrutar dos benefícios sem se tornar dependente. Defina momentos da sua rotina para se desconectar e aproveitar a vida off-line; seja para relaxar, se dedicar a algum projeto especial ou passar mais tempo com a família e os amigos.

Buscar uma rotina mais saudável é uma atitude que você deve adotar por si mesmo e não para seguir qualquer tipo de padrão ou um número na balança. Ao cuidar da sua saúde e do seu bem-estar, estará atraindo e emanando energias positivas ao universo e edificando seu corpo e sua mente. Que tal começar essa mudança hoje mesmo? Dê o primeiro passo e comece a experimentar os benefícios de uma vida com mais saúde, equilíbrio e felicidade.

Copyright:  255001651 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lzf