influencia-redes-sociais

Influência das Redes Sociais na Sociedade

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de fevereiro de 2019

A mania de se conectar a amigos por meio da internet surgiu em 1995, nos Estados Unidos, através do site ClassMates. No Brasil, a febre começou em 2004, com o surgimento do Orkut, e de lá para cá muita coisa mudou. É inegável a influência das redes sociais na sociedade, visto que, hoje, mais do que uma ferramenta para conectar amigos, ela é usada como fonte de informação, o que é bastante interessante, mas também merece ser visto com cautela e atenção, já que não se pode confiar em tudo o que se lê por aí.

Com a vida cheia?
Tenha uma vida mais leve e feliz com o nosso programa exclusivo!
Mude sua vida em 21 dias com meu novo programa!

Exemplos da Influência das Redes Sociais na Sociedade

A melhor maneira de entender a influência das redes sociais na sociedade é analisando situações que já aconteceram por influência delas. Confira, a seguir, exemplos bastante diversos que apontam os pontos positivos e aqueles nem tão bons assim da relação que muitas pessoas têm com sites/aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e tantos outros.

1 – Oportunidades de Negócio

Mais do que um mero passatempo, as redes sociais se transformaram em ferramentas de trabalho para muitos profissionais. O WhatsApp, por exemplo, é usado para troca de informações entre colaboradores de uma mesma empresa, como um meio de atendimento ao cliente e, até mesmo, um canal de vendas. Facebook e Instagram se tornaram grandes vitrines de produtos, permitindo que pequenos negócios ganhem destaque no mercado.

2 – Troca de Ideias Sobre Diversos Assuntos

Uma rede social é como uma grande reunião de pessoas, com ideias, gostos e opiniões diferentes. Com isso, é possível realizar debates bastante interessantes e que agreguem para todos os envolvidos. Apenas é importante tomar cuidado para não confundir debate com discussão e acabar se envolvendo em conversas improdutivas, em que o argumento perde espaço para os ataques pessoais.

3 – Compartilhamento de Informações Importantes

Hoje, as notícias são repassadas para um grande número de pessoas com muito mais facilidade através das redes sociais. Basta um usuário ou página publicar um link para que logo ele seja compartilhado por milhares de outras. Isso é muito bom, pois permite que mais gente tenha acesso a informações importantes e que são do interesse de todos, como as relacionadas à política, saúde, descobertas científicas e de tantos outros temas.

4 – Disseminação de Fake News

Por falar em notícias, não dá para deixar de citar as fake news ou, em português, notícias falsas. Elas já fazem parte da nossa sociedade há um bom tempo, mas no último ano ganharam maior destaque. É um dos pontos que merecem maior atenção em relação às redes sociais, pois podem ser extremamente prejudiciais. Afinal, uma informação apenas tem valor quando expressa a verdade.

5 – Manifestações de Solidariedade

A facilidade para conectar pessoas faz com que as redes sociais muitas vezes sejam usadas como ferramentas para fazer o bem. Delas, nascem grandes ações sociais com os mais diferentes objetivos, como ajudar pessoas que estão passando por algum tipo de dificuldade, animais de rua, instituições, entre outras. É sempre muito inspirador ver histórias como essas, pois nos mostram que a tecnologia também pode ter um lado humano.

7 Dicas Para Usar as Redes Sociais de Maneira Positiva

Depois de conhecer um pouco mais a respeito da influência das redes sociais na sociedade, confira dicas que irão te ajudar a utilizá-las de maneira positiva, extraindo o que de melhor elas têm a oferecer.

1 – Verifique a Veracidade das Notícias Antes de Compartilhar

Antes de compartilhar uma notícia, verifique a fonte para que tenha a certeza de que é confiável. Lembre-se que qualquer pessoa pode criar um site ou digitar uma mensagem no WhatsApp e não há como saber se aquilo que é verdadeiro ou não. Então, tome sempre bastante cuidado, principalmente se a informação em questão puder prejudicar alguém, seja esse indivíduo alguém conhecido ou desconhecido. É preciso ter consciência em relação à sua responsabilidade para que evite passar adiante inverdades e calúnias.

2 – Apenas Escreva o Que Falaria Pessoalmente a Alguém

Por estarem protegidas atrás de uma tela, muitos escrevem coisas que não teriam coragem de dizer pessoalmente. Assim, ofendem e agridem terceiros, sejam eles pessoas públicas ou não. Evite adotar esse tipo de postura online e procure agir da mesma maneira que costuma fazer na vida real, sempre respeitando e se colocando no lugar do outro. Afinal, palavras também podem ferir e gerar graves prejuízos a uma pessoa, por isso, o respeito deve ser mantido sempre.

3 – Evite Se Exceder no Tempo de Uso

Nada em excesso é positivo e com as redes sociais isso não é diferente. Então, mantenha a atenção para evitar passar mais tempo na internet do que interagindo com as pessoas que estão na sua frente ou conectado consigo mesmo. Por mais divertido que seja navegar pelos sites e aplicativos, se prender demais a eles fará com que deixe de desfrutar de momentos fantásticos na companhia dos seus entes queridos. Equilíbrio sempre!

4 – Questione-se Antes de Compartilhar Informações Pessoais

Se antes as pessoas formavam uma opinião a respeito de alguém apenas considerando o seu comportamento, hoje as coisas que se compartilha nas redes sociais entraram nesse pacote. Por isso, procure refletir a respeito da imagem que deseja passar, para que evite ser mal interpretado. Além disso, publicar informações pessoais faz com que abra o precedente para que terceiros comecem a opinar sobre algo que faz parte da sua intimidade.

5 – Mantenha a Atenção ao Compartilhar Informações Sobre Terceiros

Além de pensar sobre o que irá compartilhar nas redes sociais a respeito da sua vida, é necessário ter o mesmo cuidado em relação à informações sobre terceiros. Se uma amiga está grávida, por exemplo, apenas a felicite publicamente depois que ela fizer o anúncio. O mesmo vale para fotos de recém-nascidos ou qualquer outro tipo de informação. Na dúvida, pergunte antes se pode compartilhar e respeite a decisão do seu amigo ou familiar.

Com a vida cheia?
Tenha uma vida mais leve e feliz com o nosso programa exclusivo!
Mude sua vida em 21 dias com meu novo programa!

As redes sociais são ferramentas fantásticas e sou muito grato por poder utilizá-las para compartilhar informações com o maior número de pessoas possível. Contudo, é sempre importante zelar pelo equilíbrio, para evitar que algo maravilhoso seja usado de maneira inadequada.

Créditos da Imagem: Por 13_Phunkod – ID da foto stock livre de direitos: 785222245

Deixe seu Comentário: