Atingir sucesso e realização profissional, com certeza, esta é meta de 10 entre 10 pessoas que buscam ser bem-sucedidas profissionalmente. Por isso, para estes, ser apenas mais um colaborador na empresa, entrando e saindo e batendo o ponto, não faz o mínimo sentido. Guiados por suas ambições, estes são aqueles profissionais que desejam ser reconhecidos e que trabalham arduamente para ter uma carreira prodigiosa.

Mas será mesmo que isso é o suficiente para conquistar a realização profissional? Será que é possível atingir o sucesso mesmo não sendo mais tão jovem? E quais as competências e habilidades que fortalecem as chances de êxito de uma pessoa? Estes são questionamentos que permeiam a mente de quem busca realizar-se por meio do seu trabalho e que todos que buscam o sucesso devem se fazer também.

Digo isso porque é por meio de questionamentos como estes, que levam ao autoconhecimento, que o profissional consegue compreender com mais clareza quais são os seus pontos fortes, habilidades, diferenciais, os aspectos que precisam ser melhorados ou mesmo eliminados. Também é por este meio que o indivíduo consegue identificar o que ter e fazer para chegar ao topo.

Com o objetivo de ajudar cada vez mais profissionais a se encontrarem em suas carreiras e alcançarem o sucesso que tanto almejam, vou lhes mostrar de que forma o Coaching de Carreira pode agir neste sentido e proporcionar a qualquer tipo de indivíduo a realização profissional.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Realização Profissional e Coaching de Carreira

O Coaching de Carreira é uma das metodologias mais efetivas para gerar, de forma acelerada, resultados profissionais e aprimorar suas competências técnicas, emocionais e comportamentais. Para isso, o processo trabalha de forma coordenada, planejada e objetiva, incentivando o coachee (cliente atendido) a conquistar suas metas e realizações profissionais de forma mais rápida e dinâmica.

PSC

O Coaching voltado para a profissão é realmente efetivo e, por isso mesmo, um dos métodos mais buscados da atualidade no âmbito do desenvolvimento profissional. Como trabalha com foco no presente e metas e objetivos bem específicos, a metodologia atua de forma mais efetiva que outras abordagens.

Se o coachee precisa melhorar determinado aspecto profissional, como sua comunicação interpessoal, por exemplo, o processo voltado à carreira vai atuar no sentido de ajudá-lo a identificar as origens e causas de suas dificuldades, trabalhar em conjunto para eliminá-las e para fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências de comunicação dentro de seu ambiente do trabalho e também fora dele, numa transformação que é sistêmica. Deste modo ele poderá desenvolver uma comunicação mais assertiva com seus colegas e liderados e aumentar suas chances de sucesso.

Este é só um exemplo de como o Coaching de Carreira pode ajudar a potencializar resultados e maximizar as chances de realização profissional. Além disso, o processo pode atuar no desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal; liderança; gestão do tempo; aumento de foco; visão estratégica; inteligência emocional; capacidade de planejamento e no aprimoramento comportamental e técnico dos profissionais também.

Como o Coaching de Carreira atua?

Até aqui, vimos, de uma maneira geral, como o Coaching de Carreira atua. Agora, acredito que precisamos ser um pouco mais específicos, explicando o passo a passo utilizado pelo profissional coach, que vai fazer com que o seu coachee possa, enfim, se tornar uma pessoa completa e realizada profissionalmente.

Definindo metas e objetivos

Inicialmente, o coach vai atuar no sentido de entender quais são as metas de objetivos que o profissional deseja alcançar por meio de sua carreira. Assim, ele deve ajudar o indivíduo a colocar no papel aquilo que pretende atingir por meio de sua trajetória profissional, lembrando-se sempre de estipular um cronograma, com prazos reais para que tais metas e objetivos sejam plenamente alcançados.

Por exemplo: digamos que o profissional deseja se tornar líder da equipe na qual trabalha. Aqui o coach vai ajudá-lo a compreender em quanto tempo ele pode alcançar esta meta e objetivo.

Pontos fortes e pontos de melhoria

Este é um dos pontos essenciais para que o profissional tenha ciência dos recursos que tem, e que o ajudarão a se tornar um ser realizado, e o que precisa melhorar para fazer com que isso aconteça. Aqui, o papel do coach é ajudar o indivíduo a conhecer melhor quais são os pontos que lhe favorecem e que precisam ser fortalecidos, e quais são aqueles que devem ser melhorados ou podem ser eliminados ao longo do processo, pois estão mais atrapalhando do que ajudando na realização profissional.

Ou seja, o indivíduo pode ser um excelente técnica, com habilidades operacionais muito bem desenvolvidas, entretanto, não consegue trabalhar muito bem em equipe, algo que pode impedi-lo ou acabar afastando mais ainda a chance se tornar líder dentro da organização.

Desenvolvendo o autoconhecimento

Somente quando nos conhecemos verdadeiramente é que conseguimos nos tornar seres evoluídos e realizados, seja pessoal ou profissionalmente falando. Sendo assim, uma das etapas fundamentais do processo de Coaching de Carreira diz respeito ao autoconhecimento.

Digo isso, pois é necessário que o indivíduo se conheça, entenda quais são suas melhores habilidades e competências, quais são as atitudes e comportamentos que estão lhe atrapalhando em seu processo de evolutivo, para que possa se aceitar melhor e compreender o que é necessário mudar ou não, no sentido de se tornar realizado em sua profissão e carreira como um todo.

Alinhando vida pessoal e profissional

É certo que uma não caminha sem a outra, e que, no meu ponto de vista, não existe uma separação entre ambas. Digo isso, pois se uma pessoa está se sentindo realizada pessoalmente, mas não encontrou a realização em sua carreira, dificilmente vai ser sentir completa de fato, uma vez que sempre estará sentindo falta de alguma coisa. O contrário também pode acontecer, ou seja, ter realização profissional, porém a vida pessoal não andar muito bem.

Dessa maneira, o papel do coach será de ajudar o profissional a encontrar o ponto de equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, para que assim, haja um alinhamento entre ambas e o indivíduo possa se sentir verdadeiramente completo e realizado em todos os aspectos de sua existência.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Coaching é Evolução Contínua

De posse desta evolução proporcionada pelo processo de Coaching, o profissional tem então todo o suporte que precisa para ser mais efetivo em seu trabalho, em seus relacionamentos interpessoais na empresa; mais assertivo em sua tomada de decisão, na comunicação, para evoluir de forma contínua.

Também, por estar mais preparado, o indivíduo pode colaborar com ideias inovadoras, soluções para os gaps da empresa, mostrar suas habilidades com mais firmeza e autoconfiança e o ter alto desempenho necessário à sua realização profissional e pessoal.

Vê como o Coaching é poderoso? O melhor é que você pode levar e aprender sobre os seus benefícios, para que assim a sua carreira seja impulsionada e projetada no sentido que você deseja que ela esteja. Assim, a minha dica é que você conheça o conheça o Professional & Self Coaching – PSC, o melhor curso de Coaching do país, que tem transformado muitas vidas ao redor do mundo, tanto pessoal, quanto profissionalmente.

Alcance os seus resultados de forma extraordinária, por meio do Coaching e depois entre em contato para me dizer as transformações que estão ocorrendo em sua vida.

Ah, e lembre-se sempre de se lembrar também de deixar seu comentário e compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais. Vamos fomentar a corrente do bem que é o Coaching.