Você tem o hábito de tomar café da manhã ou é do tipo que acorda já pensando nas tarefas que precisa realizar e acaba comendo qualquer coisa apenas quando sobra um tempo? Saiba que se programar para fazer a primeira refeição com calma e de forma saudável pode impactar positivamente ao longo de todo o seu dia, proporcionando mais concentração e bem-estar.

Para entender melhor a relação entre o café da manhã e a produtividade, é só continuar a leitura.

Pular o café da manhã traz mais prejuízos do que vantagens

Muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão no início, em que o negócio demanda mais atenção, acabam pulando a primeira refeição do dia como uma tentativa de ganharem tempo. E a realidade é que, mesmo que pareça que é uma escolha vantajosa, traz uma série de prejuízos silenciosos, que grande parte das pessoas não percebe.

Em primeiro lugar, acordar e já começar o dia com pressa, sem ter um ritual para que o corpo desperte com tranquilidade, pode intensificar questões como o estresse e a ansiedade. Se programar para acordar mais cedo e fazer a primeira refeição com calma, sem logo pegar o celular para verificar e-mails, ajuda a manter o equilíbrio emocional ao longo do dia.

Outro aspecto que não podemos ignorar diz respeito à saúde do corpo. Afinal de contas, o café da manhã é considerado a base da alimentação, pulá-lo pode trazer consequências para o dia e a vida. Ficar sem comer pela manhã aumenta o apetite, levando o indivíduo a comer em uma quantidade maior do que a ideal no almoço e, se essa segunda refeição não é equilibrada, as consequências podem ser ainda mais prejudiciais.

Embora muitos não se deem conta, a saúde é uma questão fundamental para o sucesso profissional porque, sem ela, não há energia para realizar as atividades essenciais para chegar lá. É por isso que, além de se dedicar com afinco a um objetivo, é preciso também cuidar de si, do corpo e da mente. É através desse equilíbrio entre áreas distintas que a vida se encaixa e os resultados positivos se espalham por todas elas.

Programe-se para fazer todas as refeições do dia

PSC

Além do café da manhã, é preciso falar também de todas as outras refeições do dia, que costumam ser puladas por muitas pessoas. Comer qualquer coisa quando a fome aperta não é uma boa escolha a longo prazo porque o corpo começará a sentir as consequências. Geralmente, os alimentos escolhidos nessas situações são pouco nutritivos e altamente calóricos, o que não é nada positivo para a saúde.

Por mais que se tenha uma rotina corrida, é necessário se programar para fazer as refeições, porque é dos alimentos que vêm a energia que o corpo e a mente precisam para se manterem ativos. Além disso, essa programação de horários para se alimentar ajuda a manter a organização em relação às atividades do cotidiano, porque poderá se nortear por eles para agendar compromissos.

Se você sabe que meio dia precisa parar para o almoço, evitará procrastinar pela manhã para dar conta de todas as atividades que programou para esse período. Isso acontece porque o ser humano tem a tendência de permitir que o trabalho se expanda durante todo o tempo que tem disponível para sua realização, que é a chamada Lei de Parkinson. Então, se tiver um compromisso firmado consigo mesmo, de fazer as pausas para se alimentar ao longo do dia, aumentará as chances de usar seu tempo de maneira mais eficaz.

Dicas para se organizar e se alimentar corretamente

Agora que já sabe a importância que o café da manhã e as outras refeições têm para uma rotina equilibrada e uma carreira de sucesso, confira algumas dicas para se organizar e se alimentar corretamente.

1 – Organize seus horários

A primeira coisa a ser feita é organizar os seus horários para que consiga acordar com calma, tomar o seu café, depois almoçar e fazer as outras refeições. Quanto mais organizado for o seu dia, melhor será sua alimentação e mais produtivo irá se tornar.

2 – Prepare sua própria comida

Se não tem o hábito de cozinhar, experimente se aventurar mais na cozinha. Você não precisa se tornar um chef, basta que aprenda a realizar alguns preparos simples e isso já te ajudará a se alimentar de forma mais saudável. Mesmo que não vá cozinhar todos os dias, aprender te dará autonomia em relação à sua alimentação. Com alguns cliques poderá encontrar na internet vídeos com lições básicas de culinária explicadas de forma simples.

3 – Agilize os preparos aos finais de semana

Aproveite os finais de semana para fazer compras e agilizar os preparos dos alimentos. Higienizar frutas e legumes e até deixar algumas opções prontas para serem consumidas nos próximos dias é sempre uma boa pedida. Mais uma vez, a internet se mostra como uma grande aliada da alimentação saudável porque está recheada de dicas de especialistas que podem te ajudar nisso.

4 – Se for comer fora, prefira restaurantes saudáveis

Em situações eventuais ou se realmente não puder ou quiser cozinhar, opte sempre por restaurantes que tenham opções saudáveis. Os self services, por exemplo, costumam contar com um buffet de saladas, permitindo que monte seu prato de forma equilibrada. Além disso, existem locais que comercializam marmitas congeladas saudáveis, o que pode ser uma alternativa prática para dias mais corridos.

5 – Dê preferência para alimentos naturais

Para evitar recorrer aos alimentos rápidos e pouco nutritivos, é importante ter sempre opções saudáveis de fácil acesso, como frutas, por exemplo. Uma ótima maneira de fazer boas escolhas é se lembrar de uma frase que profissionais da área da saúde costumam dizer: desembale menos e descasque mais, ou seja, priorize os alimentos naturais e reduza o consumo de industrializados.

Se preferir, consulte um nutricionista para ser orientado em relação aos alimentos mais indicados para o seu estilo de vida. E lembre-se sempre da importância de fazer a primeira refeição do dia e todas as outras para manter uma rotina equilibrada, produtiva e feliz!

Aproveite para passar essa ideia adiante, enviando o artigo para os seus amigos!