Muitas pessoas gostariam de fazer alterações em sua rotina e adquirir novos hábitos. As rotinas nos trazem a vantagem de um dia a dia mais prático e disciplinado, o que nos ajuda a alcançar nossos objetivos.

No entanto, alterar uma rotina é sempre um desafio. Ela exige que nós sejamos capazes de abandonar velhos hábitos, muitas vezes profundamente enraizados em nosso ser, para abraçar novas maneiras de fazer as coisas. Seja para emagrecer, comer melhor, trabalhar mais ou consumir menos, o fato é que mudar a rotina tem seus desafios.

Muitas pessoas até começam bem, mas se perdem pelo caminho por falta de disciplina. Ao desistirem, surge um sentimento de incapacidade que prejudica consideravelmente a autoestima da pessoa. Para evitar que isso ocorra, confira as dicas a seguir.

Os 5 questionamentos de uma nova rotina

Existem 5 perguntas que você precisa saber responder com clareza antes de iniciar uma nova rotina. Se não souber responder alguma delas, nem vale a pena começar. Planeje-se antes de tomar qualquer atitude.

Pergunta 1: Por que você quer mudar sua rotina e instalar um novo hábito?

Se você não tiver um objetivo claro, não há rotina que sobreviva. Defina um objetivo e escreva-o num papel. Esse objetivo é o seu propósito, isto é, a sua grande motivação para adquirir novos hábitos. Portanto, escreva num caderno ou num mural sua grande meta, por exemplo: emagrecer 2 kg por mês, cortar gastos supérfluos, ler diariamente, ter uma alimentação mais saudável, entre outros.

Pergunta 2: O que você tem a ganhar com essa nova rotina?

Também como forma de manter sua motivação em alta, é importante listar ao menos cinco vantagens que a nova rotina tem a te proporcionar. Elencar os benefícios te dará ânimo. Por exemplo: se meu objetivo é perder 2 kg por mês, posso citar como vantagens:

  1. Adquirir uma forma física mais atraente
  2. Melhorar minha autoestima
  3. Reduzir minhas dores ósseas e musculares
  4. Melhorar minha saúde cardiovascular (pressão arterial, diabetes, colesterol etc.)
  5. Ter mais disposição para o dia a dia.

Pergunta 3: O que você tem a perder com essa nova rotina?

PSC

Além dos benefícios, também é importante ter consciência antecipadamente dos desafios que você terá ao adotar essa nova rotina. Terá que abrir mão de algumas coisas. Por exemplo: se quer emagrecer, terá que cortar calorias; se quer gastar menos, terá que cortar gastos não essenciais; se quer ser mais produtivo, terá que acordar mais cedo.

Escreva também essa parte mais chata da nova rotina em seu planejamento. É importante que você esteja consciente de suas escolhas para não desistir no meio.

Pergunta 4: Qual é o preço que você está disposto a pagar?

Essa pergunta é basicamente um desdobramento do item anterior. Com tantos desafios e itens dos quais você terá que abrir mão, vale a pena adotar essa nova rotina? Comer menos, gastar menos, acordar mais cedo, fazer exercícios físicos – isso tudo vale a pena?

Além disso, é importante que você entenda que a adoção dessa nova rotina deve ser prioridade em sua vida. Não adianta iniciar novos hábitos se você não estiver disposto a tomá-los como prioridade. Se fazer dieta não for seu objetivo principal, muito provavelmente você desistirá mais cedo do que imagina. Portanto, avalie também se é o melhor momento e se você está em boas condições para fazer essa mudança em sua vida.

Pergunta 5: Quais são os gatilhos que te mantêm preso à rotina antiga?

Como você vai cortar carboidratos se anda com uma barra de chocolate na bolsa? Como você vai cortar gastos se ainda não aprendeu a andar com dinheiro contado? Como você vai ler mais se, assim que chega em casa, liga a televisão ou acessa as redes sociais?

Todos esses itens citados são exemplos de gatilhos, ou seja, elementos que te estimulam a se manter na rotina antiga. Coloque no papel esses pequenos movimentos que te sabotam e assuma o compromisso de pôr um fim em cada um deles.

4 dicas para implementar a nova rotina

Depois de fazer os cinco questionamentos acima e decidir que realmente você está pronto para adotar uma nova rotina, confira as 4 dicas a seguir para tornar o processo realmente eficaz:

Dica 1: Mude seu ambiente

Adotar uma nova rotina fica mais fácil se você mudar também o seu ambiente: faça algumas mudanças em seu quarto, sua cozinha, sua mesa de trabalho ou até a área de trabalho de seu computador. Uma nova configuração para esses espaços reforçará a ideia de que você está em uma nova fase.

Limpe, organize, doe aquilo que não usa mais, dê de presente aquela barra de chocolate que você não poderá mais comer, mude o caminho para não passar mais na frente do shopping e conseguir controlar seus gastos. Enfim, promova todas as mudanças ambientais para se livrar de todos os gatilhos de que falamos anteriormente.

Dica 2: Mude seu interior

Além das mudanças exteriores, você também precisa se dedicar ao seu interior. Seus pensamentos, seus sentimentos, suas prioridades, seus comportamentos, tudo isso está alinhado à nova ou à velha rotina? Sem mudança interior, não há disciplina nem motivação. Releia as respostas que você deu acima sempre que precisar de um reforço mental.

Dica 3: Mude seus círculos sociais

Existem pessoas que alimentam seus antigos padrões. Por isso, se você está decidido de que está entrando em uma nova fase, distancie-se de quem não representa mais nada para você. Pode ser um pouco difícil, mas é importante para seu desenvolvimento pessoal. Procure cercar-se daqueles que te estimulam a ser essa nova pessoa que você tanto quer ser.

Dica 4: Escolha um guardião

Escolha alguém (um amigo ou familiar) para te cobrar acerca dos novos hábitos que você deseja adotar; alguém que fiscalize se você está seguindo a dieta, indo à academia, controlando os gastos etc.

Crie algum tipo de aposta na qual você deva pagar alguma multa ao seu guardião a cada vez que cometer um ato indisciplina. Mas, atenção, escolha algo que realmente doa em você, como dinheiro, por exemplo. Nada de suavizar essa multa!

Se você estiver firme em seus propósitos e seguir as dicas acima, com certeza será capaz de incorporar novos hábitos e definir uma rotina que potencialize todo o seu poder interior.

Não há um número correto, mas, se mantiver diariamente esses novos hábitos por três a quatro meses, é porque a sua nova rotina está consolidada. Preparado? Então, mãos à obra!