Olá ser de luz,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Querida pessoa, o trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até mesmo prejudicar os resultados que a organização planejou para se alcançar o sucesso no mercado em que atua.

O segredo de um trabalho em conjunto está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver com maestria a etapa do processo que lhe é designada. E a condução desse processo deve ser realizada por um líder que enxergue não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais e, sim, que saiba trabalhar as habilidades e competências de cada um.

Sabendo da importância da figura do líder para um trabalho em equipe de excelência, hoje vou falar exatamente sobre liderança e como é fundamental estar lado a lado dos colaboradores, para o alcance de resultados extraordinários para todos.

Liderança e trabalho em equipe estão diretamente ligados, onde o líder é o profissional e a figura central, que conduz os colaboradores nos processos de trabalho. Além disso, hoje ele é o responsável pelo desenvolvimento de profissionais e equipes, a fim de explorar o máximo de suas competências e conhecimentos.

Nesse sentido, um líder que adota o Coaching como filosofia de liderança garante que sua gestão seja eficaz, pois trabalha cada profissional de sua equipe de maneira única. Ele tem expertise para identificar, desenvolver, aprimorar e reter seus talentos, além de realizar planos estratégicos que farão de sua equipe um time de alta performance.

Dicas para incentivar o trabalho em equipe

Eu separei alguns dos principais motivos que fazem com que o trabalho em conjunto, realizado por líderes e equipes, seja tão importante dentro dos mais diversos tipos de empresas.

1. Motivação

Um dos fatores mais importantes e que dão verdadeiro sentido para o trabalho em conjunto entre líderes e equipes é fato de que isso motiva genuinamente, tanto os colaboradores, quanto o próprio líder, a darem o seu melhor, para o alcance de resultados extraordinários dentro das organizações.

2. Relações interpessoais mais saudáveis 

Outro ponto positivo do trabalho em conjunto realizado por líderes e equipes é o desenvolvimento de relações interpessoais mais saudáveis. Quando o líder se empenha para orientar, delegar, acompanhar e fazer a sua parte para caminhar lado a lado no alcance de metas e objetivos, ele aproxima cada vez mais as pessoas dele, e, com isso, as incentiva a se relacionarem bem, não só com ele, mas também entre si.

3. Habilidades e competências

Além das razões que apresentei até aqui, quando o líder encontra-se próximo de seus colaboradores, desenvolvendo o seu trabalho em conjunto com estes, ele consegue incentivá-los a se conhecerem melhor, no sentido de compreenderem quais são suas melhores habilidades e competências e, com isso, os incentiva a desenvolvê-las, para que assim possam obter um alto desempenho dentro da organização.

4. Senso de pertencimento

Há alguns anos o que os profissionais mais valorizavam em uma empresa eram os ganhos financeiros que poderiam obter através do bom trabalho que realizavam. Eles buscavam fazer o seu melhor, não para se destacarem em suas carreiras, mas para obterem retorno financeiro e, com isso, melhorarem o seu poder aquisitivo.

Hoje este cenário sofreu diversas transformações e o que os profissionais mais buscam no mercado de trabalho atual é saber que pertencem a algo maior. Isso não quer dizer que eles não pensem e não queiram bons salários e benefícios atrativos. Eles querem sim! No entanto, eles querem também estar em um ambiente em que sintam que o seu trabalho verdadeiramente importa, que estão se esforçando para eles mesmos darem passos cada vez mais maiores e para a empresa crescer de forma considerável no segmento em que atua.

5. Resultados extraordinários

Outro ponto que torna a aproximação entre líderes e colaboradores verdadeiramente importante e benéfica para a empresa é o fato disso acelerar ainda mais o alcance dos resultados extraordinários planejados e esperados pela organização.

A partir do momento que esta união ocorre, acontece também um esforço em conjunto, no sentido de fazer com que tudo dê realmente certo, deixando todos cada vez mais próximos das metas e objetivos traçados inicialmente.