o-que-e-lideranca

O que é liderança?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de janeiro de 2020

O dicionário descreve a palavra liderança como o ato de gerenciar pessoas, atrair seguidores e influenciá-los de forma positiva. Embora o conceito seja um pouco mais amplo, acredito que essa definição dê uma ideia interessante do que é ser um líder. Uma pessoa pode se tornar líder de duas maneiras, a primeira é natural e ocorre quando ela possui as características como parte de sua essência, já a segunda diz respeito a indivíduos que ocupam cargos de gerência.

O papel de um líder dentro de uma empresa e na sociedade, de maneira geral, é muito importante, porque ele tem o poder de inspirar e motivar todos aqueles que estão ao seu redor. Podemos dizer que liderar é um processo de influência social, em que uma pessoa consegue, através de suas atitudes, impulsionar os esforços das outras para que um objetivo maior seja alcançado.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Principais qualidades de um bom líder

A liderança é um comportamento, uma forma de se portar perante os demais a fim de inspirá-los. Veja, a seguir, quais são as principais atitudes para que um indivíduo conquiste esse posto e seja visto como um exemplo para aqueles que o cercam.

1 – Pratica aquilo que prega

Aquela velha máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não se aplica ao comportamento de um bom líder, pois o exemplo é sua maior ferramenta para ensinar. Nesse sentido, ele busca sempre manter a mesma conduta que espera dos demais, porque sabe que, mesmo que ocupe um cargo de autoridade dentro de uma organização, isso não o torna melhor ou mais especial do que ninguém.

2 – Segurança para tomar decisões

O líder é o comandante do navio, aquele que determina para qual direção a embarcação irá seguir. Se ele tiver dúvidas em relação a isso, acabará passando insegurança para todos os outros. Em se tratando de empresas, o processo de tomada de decisão precisa ser ágil para evitar que oportunidades sejam perdidas. Assim, ter segurança para decidir é mais uma qualidade essencial para um líder eficaz.

3 – Tem seus objetivos bem definidos

Um líder precisa lidar com problemas com frequência, isso faz parte de sua rotina. É claro que ele nem sempre terá soluções rápidas a oferecer, porém, precisa saber como buscar essas respostas, porque ninguém fará isso em seu lugar. Para que não se perca em meio a esse tipo de questão, o líder deve ter bem definidos quais são os seus objetivos, porque são eles que irão guiá-lo e ajudá-lo a priorizar as tarefas que são mais importantes.

4 – Conquista o respeito das pessoas

No passado, era comum ver empresas em que as pessoas demonstravam um grande medo do chefe. Porém, felizmente, com o passar do tempo as organizações perceberam que conquistar o respeito é muito mais eficaz do que gerenciar através do medo. Pessoas que se sentem seguras e acolhidas pelo líder produzem muito mais do que aquelas que temem levar uma punição e estão o tempo todo tensas.

5 – Paixão pelo que faz

Para uma liderança verdadeiramente positiva, o indivíduo deve ter paixão pelo que faz e, mais ainda, pelas pessoas e por ter a oportunidade de ajudá-las a se desenvolverem. Nenhum outro fator é mais motivador que a paixão, nem mesmo o status de um cargo de gerência ou um salário elevado, se ela não estiver presente as coisas simplesmente não evoluem.

6 – Reconhece o esforço dos liderados

Você já ouviu alguma história de um chefe que colheu todos os louros do esforço da sua equipe? Bom, com um verdadeiro líder isso jamais aconteceria, porque ele sabe a importância de reconhecer o esforço de todos os envolvidos em cada projeto. Isso mostra que caráter e honestidade são características que compõem a liderança.

7 – Ajuda as pessoas a se desenvolverem

Como disse anteriormente, o bom líder deve ser um apaixonado por pessoas e isso envolve ter como objetivo ajudá-las a se desenvolver. Afinal de contas, quanto mais os membros da equipe evoluírem, melhores serão os resultados que irão obter. Para isso, ele não mede esforços e busca sempre compartilhar seu conhecimento e estimular todos a melhorarem constantemente.

8 – Comunica-se bem

A comunicação é a principal ferramenta para que um líder coordene sua equipe e, portanto, ele precisa ser bom nisso. Quando falo sobre se comunicar, não me refiro apenas a falar bem e de forma clara, mas também ao ouvir, que é tão importante quanto. Acolher o que os liderados dizem, entender quais são as suas dúvidas, desejos e inseguranças é fundamental para uma liderança verdadeiramente eficaz e inspiradora.

9 – Coragem para enfrentar desafios

Lembra que falei que o líder é como o comandante de um navio? Pois bem, esse é um posto que exige muita coragem para enfrentar o mar de desafios que surgirão. Estar disposto para correr riscos e experimentar coisas novas é crucial para uma liderança de sucesso, afinal, seu objetivo deve ser contribuir para o crescimento da organização e, para isso, sair da zona de conforto é fundamental.

10 – Inspira confiança

Por fim, uma qualidade que não pode faltar em um líder é ser confiável, porque as pessoas apenas seguem alguém em quem confiam verdadeiramente. Para conquistar isso, é necessário manter uma postura digna, tratar a todos com igualdade, honrar sua palavra e mostrar-se aberto para ouvir os liderados e auxiliá-los no que for preciso.

Você é feliz?

Através de todas as características apresentadas é possível concluir que a liderança não é concedida a uma pessoa através de um cargo e sim conquistada por meio de suas atitudes. Um indivíduo que passa a ocupar um cargo de gerência automaticamente se torna um chefe, mas não um líder. É através de sua postura e da maneira de lidar com os seus subordinados que poderá se tornar um verdadeiro líder.

Principais tipos de liderança

A liderança é tema de estudos há muitos anos e, com base neles, foram identificados perfis com condutas diferentes umas das outras. Conhecê-los é interessante para entender em qual modelo a sua postura se encaixa e se certificar de que esse é realmente o melhor caminho para a organização da qual faz parte.

Liderança democrática – baseada no conceito de democracia, o líder toma decisões considerando as contribuições de cada um dos membros de sua equipe. Embora seja dele a palavra final, chega até ela levando em conta a opinião de todos.

Liderança autocrática – é um modelo que se tornou ultrapassado, pois as decisões ficam centralizadas apenas no líder. Os funcionários se sentem inferiorizados e não se veem como peças importantes para a obtenção de resultados.

Liderança liberal – o líder que adota uma postura liberal dá total autonomia para que os seus colaboradores tomem decisões. É bastante comum em startups, que são empresas menores em que a confiança entre todos é uma característica bastante marcante.

Líder coach – age de maneira parecida a um treinador esportivo, concentrando-se principalmente em impulsionar os pontos fortes dos seus liderados e a orientá-los para desenvolver as áreas em que não são tão bons assim.

Liderança burocrática – é um indivíduo que age muito focado em regras predeterminadas. Por mais que se mostre aberto a ouvir os colaboradores, desconsidera a opinião deles se houver algum tipo de conflito com a política da empresa.

Líderes que inspiram

Ao longo da história, grandes líderes foram surgindo e se destacando em seus meios. Conhecer a trajetória deles é muito interessante para se inspirar e, até mesmo, aplicar seus ensinamentos na vida e na carreira. Saiba mais sobre 5 dos mais importantes líderes do mundo.

Abraham Lincoln – Considerado o mais importante presidente de toda a história dos Estados Unidos, foi o responsável por abolir a escravidão no país e transformar a economia norte americana com sua visão moderna.

Barack Obama – Mais um importante homem que ocupou a cadeira da presidência dos Estados Unidos, Obama se mostrou um comunicador nato e soube assumir riscos quando julgou necessário.

Oprah Winfrey – Mais do que uma apresentadora de TV, Oprah se mostrou uma visionária. Sua grande capacidade de identificar oportunidades fez com que o seu nome fosse além do seu programa e se tornasse uma referência no mercado mundial.

Steve Jobs – Uma das características mais marcantes de Jobs como líder é a sua criatividade e o seu poder de inspirar pessoas. Com isso, ele conseguiu revolucionar o mercado e gerar grandes transformações na sociedade.

Larry Page e Sergey Brion – Os fundadores do Google são mais um grande exemplo de liderança voltada para a inovação, o que se destaca pelos produtos lançados por eles e pela maneira com a qual a companhia se organiza.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

7 Passos para se tornar um líder extraordinário

Ao contrário do que se acreditava no passado, a liderança pode sim ser desenvolvida. Apesar de existirem indivíduos que realmente demonstram ter nascido com essa característica, se esse não for o seu caso, saiba que pode sim se tornar um grande líder. Coloque os sete passos abaixo em prática e prepare-se para inspirar as pessoas ao seu redor e aprender a extrair o melhor de cada uma delas.

1 – Conheça a sua equipe

Para ser um líder extraordinário é importante que conheça muito bem cada um dos membros da sua equipe, seu temperamento, pontos fortes e aqueles que precisam desenvolver. Assim, a partir das características de cada um irá determinar a forma de se relacionar com eles, além de possibilitar que delegue tarefas de modo estratégico e os auxilie a trilharem um caminho de desenvolvimento.

2 – Lidere através do exemplo

Conforme disse ao longo do artigo, o exemplo é um dos recursos mais poderosos quando se trata de liderar e ensinar. Com isso, a melhor maneira de ter uma equipe com pessoas engajadas, comprometidas e prontas para realizar um trabalho sério é sendo tudo isso. Então, elas irão te seguir naturalmente, sem que precise forçá-las a se portar dessa maneira.

3 – Converse e ouça a sua equipe

Diálogo, diálogo, diálogo, sempre! Quanto mais aberto for o canal de comunicação entre você e sua equipe, mais entrosados ficarão e o trabalho fluirá de uma forma fantástica. Exercite suas habilidades de falar com clareza e, principalmente, de ouvir e acolher verdadeiramente o que lhe dizem.

4 – Estabeleça metas possíveis

Quando a equipe não sabe pelo que está trabalhando, corre o sério risco de se perder pelo caminho. Dessa maneira, é essencial que você, como líder, estabeleça as metas que devem ser alcançadas, sempre prezando pelo equilíbrio entre a ousadia e a realidade, a fim de que cada colaborador se sinta motivado para dar o seu melhor sabendo que, se todos se esforçarem, conseguirão chegar lá.

5 – Reconheça o esforço dos seus liderados

Dar feedbacks é uma função muito importante de um líder, porque através desse retorno ele consegue direcionar as pessoas, mostrando a elas os pontos em que estão indo bem e os que precisam aperfeiçoar. Evite deixar para apontar algo apenas quando um problema acontecer, reconheça o esforço dos seus liderados e os estimule a irem cada vez mais longe!

6 – Tenha confiança para tomar decisões

O líder é o maestro da orquestra, as pessoas olham para ele para saber como devem tocar seus instrumentos. Sendo assim, é imprescindível que ele tenha segurança para tomar decisões, para que a sua equipe também se sinta segura e o trabalho flua como uma bela música.

7 – Lidere com positividade

Por fim, é preciso destacar que o estado de espírito do líder influencia muito o ambiente de trabalho, se ele se mostrar irritadiço e pouco simpático, isso se refletirá no comportamento de todos. Se você deseja trabalhar em um ambiente positivo, em que as pessoas se respeitam e são agradáveis umas com as outras, comece isso por você, pois, como disse o grande líder Mahatma Gandhi, você deve ser o exemplo daquilo que deseja ver no mundo.

Você saberá que se tornou um verdadeiro líder quando não precisar provar para ninguém que é um líder, pois as pessoas ao seu redor naturalmente o verão dessa maneira.

Fontes:
significados.com.br/lideranca/
blog.ambra.education/lideres-mundiais-mais-famosos-da-historia/
rockcontent.com/blog/grandes-lideres-empresariais/
gestaodeequipes.com.br/conheca-10-dos-maiores-lideres-do-mundo/

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: