natureza-contato

A Importância do Contato Com a Natureza Para uma Vida Mais Feliz

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de junho de 2019

Entende-se por natureza o conjunto de elementos que formam o mundo natural, ou seja, mares, árvores, montanhas, animais e, claro, o ser humano. Mesmo sendo parte de tudo isso, é fato que uma grande parcela das pessoas tem pouco contato com a natureza, principalmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos. Contudo, resgatar essa relação é essencial para quem deseja ter uma vida mais equilibrada e feliz. Continue acompanhando e saiba como criar uma conexão poderosa com o meio ambiente e com as suas origens.

7 Motivos Pelos Quais Se Conectar Com a Natureza é Importante

É sabido que todos nós precisamos da natureza para sobreviver, afinal, é dela que vem os alimentos e a água que ingerimos. Entretanto, existem diversas evidências que mostram que a nossa relação com o meio ambiente vai além e que ele é fundamental também para o nosso bem-estar geral, o que inclui tanto o corpo quanto a mente. A seguir, você terá a oportunidade de conhecer sete motivos pelos quais devemos nos conectar mais com a natureza.

1 – Para Balancear o Uso da Tecnologia

Estamos cercados por tecnologia na maior parte dos lugares, através de computadores, celulares, aparelhos de TV, entre outros. Embora todas essas sejam invenções fantásticas e que nos trouxeram diversas facilidades, é importante lembrar que os excessos nunca são positivos. Desse modo, o contato com a natureza se mostra como uma ótima forma de contrabalancear tudo isso, para que saibamos desfrutar da praticidade do mundo moderno sem deixar de lado os laços com a nossa origem.

2 – Existe uma Necessidade Inata de Contato Com a Natureza

Você provavelmente já percebeu ao pesquisar o valor de um imóvel ou fazer uma reserva em um hotel, que as opções com vista para alguma paisagem bonita são mais caras. Parou para pensar a respeito da razão para essa maior valorização? Saiba que isso se baseia no fato de que o ser humano têm uma necessidade inata de estar em contato com a natureza e é por esse motivo que locais com visão privilegiada têm maior procura.

3 – A Natureza Estimula a Mente

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, constatou que indivíduos que passaram apenas uma hora interagindo de alguma forma com a natureza tiveram um aumento de 20% no desempenho da memória e da atenção. Para comprovar isso basta perceber o quanto se desconectar das tecnologias e se concentrar em pisar na grama ou respirar ar puro, por exemplo, pode fazer com que se sinta mais leve e cheio de energia.

4 – A Natureza Auxilia na Cura

Pesquisadores da Pensilvânia analisaram o tempo de recuperação de pessoas hospitalizadas e chegaram à conclusão de que aquelas que permaneceram em quartos com visão para árvores tiveram um tempo de internação relativamente menor do que os que ficaram em ambiente com janelas voltadas para muros e construções. Além disso, esses mesmos pacientes apresentaram uma menor necessidade de remédios para dor e se mostraram mais positivos e otimistas.

5 – Aumento do Bem-estar

Qualquer pessoa que passe algum tempo em meio ao verde consegue perceber o quanto esse contato é positivo. Porém, a fim de buscar afirmações concretas a respeito disso, cientistas suecos compararam o estado mental de indivíduos que praticam corrida em parques arborizados com aqueles que correm em áreas totalmente urbanas. O resultado provou que aqueles que mantinham maior contato com a natureza se mostraram menos ansiosos, irritados e deprimidos do que os demais.

6 – Relacionamentos Mais Positivos

Compare atividades ligadas à tecnologia, como redes sociais e jogos online, a aquelas que envolvem o contato com a natureza, como caminhadas, piqueniques e outras atividades. Quais delas acha que mais fortalecem os relacionamentos entre as pessoas? Se respondeu a segunda opção acertou, pois, enquanto as atividades tecnológicas promovem o individualismo, as outras fazem exatamente o contrário, gerando maior conexão entre os indivíduos, o que é muito positivo para a saúde mental de cada um.

7 – Vida Mais Ativa

Assim como as atividades ligadas à tecnologia levam as pessoas a permanecerem mais tempo sentadas ou deitadas, as realizadas ao ar livre fazem exatamente o contrário, incentivando o exercício físico que é tão importante para a saúde. Correr, caminhar, manter o corpo em movimento é essencial para que um indivíduo mantenha não apenas o seu corpo saudável, mas também a sua mente.

Dicas Para Ter Contato Com a Natureza no Dia a Dia

Depois de conhecer todos esses motivos para ter mais contato com a natureza, confira dicas que irão te ajudar a fazer isso, mesmo que more em uma grande cidade, cheia de prédios e com pouco verde.

Troque o Shopping Por Parques

Nas grandes cidades, um dos lugares que as pessoas mais costumam visitar nos momentos de lazer são os shoppings centers, que reúnem lojas, restaurantes e cinema. Que tal incluir na sua lista visitas a um parque? Em ambientes assim poderá se exercitar, fazer um piquenique com amigos e se divertir em meio à natureza.

Tenha Plantas em Casa

Mesmo que não tenha espaço para ter uma árvore, saiba que vasos de plantas podem te ajudar a se conectar mais com a natureza. Se mora em um apartamento, por exemplo, pode optar por espécies próprias para ambientes internos ou usar o espaço da sacada para criar o seu mini jardim. Colocar a mão na terra, regar, tocar as folhas, tudo isso irá contribuir com o seu bem-estar de modo geral.

Faça Viagens Para Destinos Com Natureza

Ao escolher um destino para viajar em férias e feriados, pense na possibilidade de ir para um local em que o foco seja a natureza, como, por exemplo, praia, campo ou montanhas. O nosso país conta com lugares fantásticos que certamente irão render a você momentos inesquecíveis e que te farão muito bem.

Pise na Grama

Sempre que tiver a oportunidade, seja em um parque, jardim ou praça, tire os seus sapatos e pise na grama. Esse contato direto dos seus pés com o solo, sem nenhum tipo de barreira, será extremamente energizante. Experimente e veja o quanto irá se sentir melhor.

O grande gênio Albert Einstein disse que devemos observar profundamente a natureza, pois através dessa ação teremos a oportunidade de entender tudo de uma forma melhor. Pense nisso e comece o quanto antes a construir uma relação poderosa com a natureza!

 

Copyright: 88611505 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jklune

Deixe seu Comentário: