Ideias de Dinâmicas para Vendedores Desmotivados

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de fevereiro de 2016

Yoshi-5/Shutterstock Motivar a equipe de vendas é fundamental para maximizar sua performance e conquistar grandes resultados

Manter a motivação dos vendedores é fundamental para que as empresas consigam conquistar os seus resultados. Por isso, focar apenas no alcance das metas e em aumentar o faturamento é um dos maiores erros que um líder de equipe pode cometer.

Uma boa gestão de pessoas é essencial, pois além da motivação intrínseca, aquela que vem do próprio profissional, os gestores devem ter ferramentas para estimular o engajamento dos colaboradores, aumentar sua autoconfiança e expandir seu poder de realização.

Entretanto, se ainda assim a equipe de vendas estiver com baixo desempenho, algumas ferramentas podem ajudar a reverter este cenário. Neste sentido, destacam-se as dinâmicas de vendas para vendedores desmotivados, que auxiliam a melhorar o clima entre o grupo e reintegrar seu ânimo e a satisfação com o trabalho.

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Dinâmica Para Aumentar a Motivação de Vendedores

“Dinâmica Resolvendo os Problemas” – A intenção desta dinâmica é identificar os principais problemas e dificuldades dos vendedores e motiva-los a resolver estas pendências e lacunas todos juntos. A aplicação do exercício é simples e o material necessário são canetas e folhas de papel branco.

O mediador da dinâmica deve distribuir estes itens aos participantes e explicar o objetivo do exercício, que é resolver a seguinte questão – Qual o fator que mais desmotiva o trabalho neste grupo? Cada vendedor deverá responder esta pergunta, entretanto, para evitar problemas de relacionamento, não precisam se identificar.

Após todos os vendedores fazerem suas observações, as folhas devem ser recolhidas e distribuídas e trocadas, aleatoriamente, entre os colegas. Em círculo, cada profissional deve ler, em voz alta, o que está escrito em seu papel. O ponto alto desta dinâmica é que ao invés de apenas reportar a todos a queixa apresentada, o vendedor também deve sugerir uma solução para o problema.

Você é feliz?

Isso possibilita ao grupo trabalhar em conjunto para resolver seus problemas interpessoais e profissionais, ajustar os valores, interesses e aplicar as mudanças e melhorias que julgam necessárias para aumentar sua motivação.

O Papel do Líder na Motivação de seus Vendedores

Fazer com que uma equipe seja produtiva e automotivada é um dos principais desafios de qualquer gestor de vendas. No que tange ao seu trabalho, é essencial estar sempre atento aos processos, buscar corrigir as falhas, oferecer uma boa infraestrutura organizacional, respeitar os direitos, dar feedbacks justos e assertivos e sempre reconhecer o bom desempenho dos vendedores.

Além disso, para motivar seus colaboradores, cabe ao líder oferecer a eles oportunidades reais desenvolvimento por meio de workshops, palestras ou mesmo de treinamentos de capacitação, como o Coaching em Vendas.

Esta metodologia é uma excelente ideia, pois além de apresentar várias dinâmicas, também fornece uma verdadeira caixa de ferramentas para que o vendedor possa aprimorar suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, incorporar novas estratégias de atendimento ao cliente e maximizar sua performance.

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Como a Automotivação do Profissional

Aos profissionais de vendas também é importante investir em autoconhecimento, conhecer suas motivações, internas e externas, e ter claro quais são os seus propósitos e objetivos. Isso possibilita encontrar razões para buscar evoluir na carreira, melhorar continuamente o seu atendimento ao cliente e capacitar-se.

Este autodesenvolvimento é fundamental para evitar desmotivação e potencializar a perfomance da equipe de vendas. Fique atento!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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