Rawpixel.com/Shutterstock As Dinâmicas de Vendas ajudam a motivar e engajar os vendedores, a vencer problemas nos relacionamentos interpessoais e desenvolver novas competências emocionais e comportamentais

No universo competitivo das vendas é de suma importância que as empresas invistam constantemente em cursos, treinamento se dinâmicas de vendas. O objetivo com isso é aumentar a produtividade, motivação e engajamento, capacitá-los e potencializar ainda mais o desempenho dos vendedores.

As demandas deste setor são tão específicas e abrangentes que já existem diversas dinâmicas, ferramentas e exercícios, baseados em metodologias diferentes. Entretanto, o ponto em comum é que todos os treinamentos de vendas visam atender as metas das organizações no que tange o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Por isso, hoje vou apresentar alguns modelos de dinâmicas de vendas que também podem ser usados para alavancar a performance dos vendedores e, consequentemente, o faturamento das empresas.

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Exemplos de Dinâmicas de Vendas

Autofeedback – Este exercício, que também uso muito em minhas formações em Coaching, é um poderoso instrumento de autoconhecimento e uma forma simples e efetiva que quebrar o gelo entre colegas; vencer dificuldades nos relacionamentos interpessoais e interagir. Para realizá-lo bastam apenas folhas brancas, canetas e fita adesiva.

Os participantes devem ser convidados a escrever nesta folha – seu nome, três pontos fortes e de melhoria, um sonho, hobbie, cargo e tempo de empresa e destacar uma frase e um filme preferido e o maior desafio que venceu na vida.

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Após escrever, todos devem pregar seu autofeedback na parede da sala.  Feito isso, o instrutor deve convidar todos os participantes a lerem estas autoavaliações. No final, todos devem comentar o que acharam interessante, os pontos em comum e destacar pelo menos uma qualidade ou curiosidade que não sabia sobre o colega.

Resolvendo os Problemas – O objetivo desta dinâmica é conhecer as principais dificuldades dos vendedores e estimulá-los a desenvolverem soluções assertivas para cada problema apresentado pelos membros do grupo. Para aplicar este exercício o material necessário será apenas folhas brancas e canetas.

Depois de distribuí-lo, o instrutor deve explicar aos participantes os objetivos e pedir para que todos anotem e respondam a seguinte pergunta – Qual a maior dificuldade que você tem em trabalhar neste grupo? Para evitar tensões, não é preciso colocar o nome na folha.

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Após todos responderem, o coordenador deve recolher as folhas e, de forma aleatória, distribuir cada papel à equipe. Este é o ponto alto desta dinâmica de vendas, pois é onde os vendedores são convidados a ler o que está na folha do outro e apontar soluções para o problema destacado pelo colega.

E se o seu objetivo é potencializar ainda mais seus resultados, invista em Coaching de Vendas; um treinamento extraordinário que une ferramentas de Coaching e vendas com o intuito de desenvolver, de forma rápida e assertiva, as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos vendedores profissionais.