O psicólogo americano Abraham Maslow, o pai da Psicologia Humanista ou Psicologia do Ser, desenvolveu por meio dos seus estudos, uma teoria intitulada de Hierarquia das Necessidades Humanas. Essa teoria é ilustrada por meio de uma pirâmide que contém os fatores que, segundo o pesquisador, são essenciais à satisfação das pessoas de modo geral.

Neste artigo, vamos ver como essa hierarquização de necessidades se apresenta quando aplicada ao contexto profissional, ou seja, no dia a dia de trabalho dos colaboradores dentro do ambiente de uma empresa.  Continue a leitura a seguir e saiba mais!

A pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow é uma representação gráfica das necessidades humanas, desde as mais básicas, que constam na base da pirâmide, até as mais complexas, que estão no topo. Em geral, um indivíduo precisa resolver as suas necessidades mais básicas e, em seguida, “resolver” as demandas do nível superior na hierarquia.

Os 5 níveis de necessidades humanas são, do mais básico ao topo da pirâmide: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal. Esse conhecimento é bastante discutido e aplicado a diferentes contextos, inclusive em diferentes áreas profissionais, como a psicologia, a medicina, o serviço social, a administração de empresas, a economia e o marketing.

Necessidades humanas no trabalho

Na sequência, vamos conferir de que maneira as necessidades humanas citadas por Maslow se refletem na vida profissional das pessoas. Confira!

1. Necessidades biológicas e fisiológicas:

Essa é a base da pirâmide e diz respeito ao atendimento das necessidades do colaborador no que tange à infraestrutura física do local e a oferecer-lhes salários justos, compatíveis com as suas funções, que possibilitem o seu sustento e de sua família. Inclui também o respeito aos horários e ao seu período de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Assim, os locais de trabalho devem ter mobiliário adequado, espaços para descanso e refeições, banheiros, enfim, respeito aos direitos mais básicos.

2. Necessidades de segurança

PSC

Compreende oferecer aos funcionários a segurança física e emocional necessária à perfeita execução de seu trabalho, em itens como: local adequado e limpo, segurança no ambiente, ventilação e iluminação adequadas, equipamentos de segurança corretos, seguro de vida, planos de saúde coletivos, planejamento de carreira, assistência de viagem, previdência social e demais benefícios oferecidos à segurança do colaborador (alimentação, transporte, auxílio educação, e por aí vai).

3. Necessidades sociais

Essa necessidade se refere à capacidade de a empresa oferecer aos profissionais, por meio das suas lideranças e dos processos de gestão de pessoas, melhores condições de trabalho em grupo, permitindo a construção de um ambiente saudável, onde a comunicação e as relações interpessoais possam ser construídas de maneira mais positiva e produtiva para todos. No trabalho, a comunicação entre líderes e liderados, e também entre os colegas é fundamental para que as pessoas se sintam acolhidas na equipe.

4. Necessidade de estima

Diz respeito à importante necessidade que o trabalhador tem de ser reconhecido pelo seu foco, empenho, dedicação e comprometimento para com a empresa. Esse reconhecimento pode ser tanto financeiro (por meio de bônus, aumentos de salário e premiações), como também por meio de feedbacks positivos e elogios públicos. Mesmo ao conferir um feedback negativo, o gestor deve respeitar o liderado, sem ferir-lhe a autoestima e sem fazer da sua avaliação um momento de ofensa e humilhação.

5. Necessidade de autorrealização

Essa necessidade está no topo da pirâmide de Maslow, pois ao ter todos os anseios anteriores atendidos, o profissional, para estar pleno e satisfeito com o seu trabalho, também precisa sentir que faz parte de algo maior. Ele deve ter a consciência de que, por meio da sua vida profissional, das suas ideias e da sua dedicação, ele também contribui significativamente para os resultados da empresa e para a construção do seu legado. A pessoa se sente realizada e feliz com a importância do seu ofício.

A conquista da autossatisfação por meio do trabalho

Para colocar tudo isso em prática, a empresa deve estar aberta a receber a participação dos colaboradores, oferecer cursos de aprimoramento, valorizar as suas competências técnicas e comportamentais e, sobretudo, oferecer-lhes oportunidades reais de crescimento na carreira, dentro da organização.

À medida que uma pessoa se sente segura e confiante na sua vida profissional, ela começa a progredir e a se sentir realizada com a sua carreira, pois o seu sucesso abre portas e melhora a sua qualidade de vida. Um bom desempenho no trabalho tende a melhorar as condições financeiras do indivíduo e, consequentemente, permitir que as suas necessidades sejam satisfeitas com mais facilidade — o que pode se estender aos seus filhos e demais dependentes.

Conclusão

Por tudo isso, é inegável a contribuição que Abraham Maslow trouxe para a melhoria dos processos de gestão de pessoas atuais. A partir daí, pode-se compreender melhor como o ser humano enxerga o mundo e quais são as suas necessidades básicas em relação ao trabalho e à vida de modo mais amplo.

Não é só o pão pelo pão, a segurança ou o reconhecimento. Todos os elementos da pirâmide são independentes, porém, complementares. Em outras palavras, para ter sucesso na carreira, é preciso que todas as necessidades listadas pelo psicólogo sejam atendidas de forma plena, justa e equilibrada, de modo que nenhum âmbito profissional da pessoa seja negligenciado.

Quando tudo está em acordo, quando a empresa entende essas necessidades e, especialmente, quando as respeita, os resultados são muito melhores, tanto para a organização quanto para os seus funcionários. Com isso, finalmente, podemos ver líderes e colaboradores de alto desempenho, mais felizes, autoconfiantes, produtivos, motivados e, consequentemente, usufruindo das alegrias da autorrealização.

E você, ser de luz, como identifica a satisfação das suas necessidades humanas no ambiente de trabalho? Em quais processos você e/ou a sua empresa precisam melhorar? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!