Um plano de gestão de pessoas, também conhecido como planejamento estratégico de Recursos Humanos, é um conjunto de metas, estratégias, procedimentos, diretrizes e normas estabelecidas para uma empresa, com o objetivo de levá-la a alcançar seus os objetivos. Ele mostra como o departamento de RH pode colaborar com o alcance dos resultados corporativos e estimular o desenvolvimento e as conquistas dos colaboradores e equipes.

Esse plano deve conter informações como a quantidade de funcionários da instituição, função de cada colaborador, estrutura organizacional e hierárquica da empresa, planos de cargos, salários e benefícios oferecidos, processos de recrutamento e seleção e políticas de desenvolvimento de profissionais. Trata-se de um conjunto de diretrizes elaboradas pelo departamento de recursos humanos em colaboração com os líderes de outros setores.

Continue lendo para saber mais sobre como elaborar um plano de gestão de pessoas focado em oferecer melhores condições de desenvolvimento pessoal e profissional para seus colaboradores.

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

Plano de gestão de pessoas: o que deve constar nele?

O primeiro passo para elaborar um plano de gestão de pessoas é listar os dados que não podem faltar no documento. A seguir você confere quais são essas informações para começar a fazer a sua lista:

Colaboradores: é essencial saber quantos funcionários trabalham na sua companhia e a função de cada um deles.

PSC

Organograma: também é relevante conhecer a hierarquia da empresa para entender melhor como se dão as relações de trabalho.

Recrutamento e seleção: como é o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores? Essa informação contribui para alinhar o plano de gestão a realidade corporativa.

Política de capacitação: a empresa conta com uma política de capacitação e desenvolvimento para os colaboradores nos âmbitos profissional e pessoal?

Planos de cargos e salários: como a empresa administra os cargos e salários? Qual a estratégia utilizada?

Essas informações são relevantes porque oferecem um panorama atual da situação da companhia e dos seus funcionários. Somente entendendo esse cenário é possível encontrar formas de alterá-lo satisfatoriamente, oferecendo melhores oportunidades de crescimento para os seus colaboradores.

Principais tipos de plano de gestão de pessoas

Há diversos tipos de planos de gestão de pessoas que podem ser aplicados a organizações de diferentes formatos e portes. A seguir apresentaremos três tipos de planos que se mostram versáteis e com abrangência mais ampla dentro da organização. Vamos conferir mais detalhes sobre eles?

Plano de gestão de pessoas focado em desenvolvimento

O foco desse plano está em oferecer capacitação constante para que os colaboradores de diferentes setores possam realizar as suas funções com cada vez mais especialização. É uma estratégia interessante para fazer com que as equipes passem a oferecer uma performance mais alta. Com o passar do tempo, esse se torna um diferencial extremamente competitivo.

Plano de gestão de pessoas focado em carreira

Trata-se de um plano que tem como foco principal a gestão da carreira dos colaboradores a partir do momento em que eles passam a integrar a equipe. Funciona como uma forma de reter talentos, uma vez que se cria a perspectiva de crescimento dentro da companhia. Esse plano de gestão costuma ter um grande impacto na obtenção de resultados positivos.

Plano de gestão de pessoas focado em sucessão

Empresas que investem na qualificação de seus colaboradores para assumir posições de liderança se tornam mais sólidas por contar com gestores de setores com profundo conhecimento de suas áreas. Esse formato de plano se concentra em preparar os colaboradores para que possam eventualmente assumir cargos mais estratégicos dentro da companhia no futuro.

Como elaborar o plano de gestão de pessoas

Agora que já explicamos quais são os dados que não podem faltar e os três principais tipos de planos de gestão de pessoas, vamos dar dicas de como elaborar um bom plano de gestão.

Análise e diagnóstico da situação atual da empresa

Com todos os dados que mencionamos em mãos, fica mais simples fazer o diagnóstico da companhia, chegando a uma conclusão a respeito da situação corporativa atual. A dica é fazer uma análise SWOT, que foca em descobrir quais são os pontos fortes e a desenvolver da empresa e as oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado.

Essa análise deve ser realizada para cada departamento do negócio. Assim torna-se mais simples compreender que tipo de plano de gestão se mostrará mais efetivo no médio e longo prazo para cada setor.

Desenvolvimento e implantação de estratégias

Tendo identificado quais são os pontos de atenção em cada setor, se torna mais simples desenvolver estratégias eficientes em termos de gestão para cada departamento. O que precisa ser alterado para que as equipes se tornem mais motivadas e engajadas na realização de suas atividades? De que forma a empresa pode oferecer um suporte profissional e pessoal mais eficaz para seus colaboradores? Como está a qualidade de vida dos colaboradores?

É interessante elaborar mais perguntas que levem a uma reflexão mais profunda sobre como a empresa pode ser mais cuidadosa através do desenvolvimento de estratégias de gestão de pessoas e de que forma fazer a implantação. O objetivo deve ser criar um ambiente em que as oportunidades sejam potencializadas e as ameaças neutralizadas. Incentive o desenvolvimento dos pontos fortes e ofereça auxílio para reduzir o impacto dos pontos fracos.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestao empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Avaliação dos resultados

Para finalizar esse processo de elaboração de um plano de gestão, é fundamental fazer a avaliação dos resultados obtidos com essa implementação. É importante que a avaliação seja realizada periodicamente para que o setor de recursos humanos identifique e elimine os problemas antes que eles se tornem amplamente impactantes.

Elabore formas de verificar constantemente o quanto os resultados estão sendo satisfatórios, resolvendo as demandas dos funcionários e levando a conquista de mais competitividade e produtividade. O foco deve estar em formas de melhorar o bem-estar a qualidade de vida dos colaboradores. Pessoas que se sentem realizadas em seu ambiente profissional tendem a entregar resultados mais consistentes.

Treinamento: a base de planos de gestão de pessoas

Os profissionais devem receber das empresas treinamento que permita que eles usufruam de forma mais ampla as oportunidades geradas pelo plano de gestão de pessoas. O planejamento de treinamento e capacitação aproxima os colaboradores e oferece a ampliação dos horizontes, sendo benéfico para quem está chegando agora e para quem já faz parte dos quadros de funcionários há muito tempo.

A tendência é que os profissionais se tornem mais engajados conforme recebam atenção e capacitação para enfrentar diferentes cenários. Investir na melhoria dos processos e no fortalecimento dos funcionários traz grandes retornos.

E você, já elaborou um plano de recursos humanos? Que outros pontos considera importantes para a criação deste documento? Contribua deixando o seu comentário!