Ao contrário do que muitos costumam pensar, a liderança não é uma habilidade específica restrita a apenas aqueles que nascem com essa característica. Pelo contrário, ela pode, sim, ser desenvolvida por qualquer profissional que busca ser um líder de excelência.

Saber gerir, desenvolver e administrar pessoas e organizações com foco em bons resultados é um grande desafio e uma tarefa complexa, que exige muita responsabilidade, determinação, e conhecimentos bem desenvolvidos. Neste artigo, compartilharemos com você algumas habilidades fundamentais que todo grande líder precisa desenvolver. Continue a leitura e descubra quais competências são essas a seguir!

1. Capacidade de influenciar pessoas

Os grandes líderes são excelentes influenciadores. Eles têm uma alta capacidade de persuadir os outros a seguirem as suas ideias e opiniões por meio das suas atitudes e pelo bom exemplo das suas ações. São pessoas que inspiram e não são temidos, pelo contrário, são respeitados.

Para desenvolver a persuasão, essas pessoas são estudiosas e conseguem apresentar as suas ideias com clareza e organização, desenvolvendo os seus argumentos com lógica. Eles não impõem a sua ideia pela força do cargo, mas pela força da própria ideia, e é assim que influenciam os membros da equipe.

2. Foco

Outra habilidade de um grande líder é o foco. Saber manter o foco diante de tantas distrações, problemas e conflitos que acontecem no dia a dia é fundamental para que os bons resultados sejam alcançados. Essa é uma competência que não se aplica somente à vida profissional, mas também à vida pessoal.

Ter foco é concentrar-se em uma atividade, sabendo definir prioridades e deixando o que não for tão importante para depois. Um bom líder define essas prioridades e as comunica à sua equipe, de modo que todos os componentes estejam alinhados e plenamente concentrados no mesmo projeto.

3. Autoconhecimento

PSC

Os grandes líderes se conhecem profundamente, sabem quais são os seus pontos fortes, habilidades e aspectos em que ainda precisam melhorar. Por isso, estão em constante desenvolvimento para aperfeiçoar os seus talentos e desenvolver os seus pontos de melhoria. Sua liderança é baseada em capacidades e aptidões que superam as suas limitações.

Além disso, esses líderes estimulam o desenvolvimento e a capacitação dos seus liderados, seguindo o seu exemplo. Eles conhecem muito bem as forças e fraquezas de cada um, fazendo recomendações para que cada colaborador cresça cada vez mais. Eles se preocupam genuinamente com o progresso da equipe toda.

4. Visão sistêmica e estratégica

Os grandes líderes possuem um dom nato de enxergar e planejar o futuro e, assim, se antecipar diante dos desafios, riscos e dificuldades, além de identificar boas oportunidades de negócios.

Eles conseguem ver além do que está diante dos seus olhos e têm uma visão geral da sua performance, da sua equipe e, consequentemente, dos resultados que serão obtidos de acordo com o desempenho que está sendo adquirido no dia a dia. Analisando cada contexto, os líderes planejam as suas ações com organização, métodos e métricas de acompanhamento dos resultados, o que lhes permite corrigir as falhas em tempo hábil.

5. Superação de desafios

Os grandes líderes nunca se dão por vencidos e sempre estão em busca de melhores resultados. Por isso, estão constantemente se desafiando e desafiando também a sua equipe a produzir mais, pois sabem que podem ir além daquilo que já conquistam no dia a dia.

Esses indivíduos estão sempre estimulando o seu time a sair da zona de conforto, a experimentar novas rotas, a propor novas soluções e a encontrar novas possibilidades. Assim, um bom líder aumenta o grau de dificuldade das tarefas que atribui ao seu liderado conforme a demonstração dele de que está pronto para progredir.

6. Escuta na essência

Um grande líder sabe dividir os seus conhecimentos e valorizar a sua equipe. Ele tem uma grande capacidade para ouvir os seus liderados na essência, estando aberto a conhecer as suas ideias, sugestões e opiniões que podem contribuir para uma gestão ainda mais eficiente.

Por mais que a decisão final seja dele, o líder é democrático e consulta os seus liderados, permitindo que cada um dê o seu parecer, de acordo com os seus conhecimentos. Isso faz com que toda a equipe se sinta reconhecida e valorizada por seus saberes. É uma forma de manter a motivação de todos em alta.

7. Clareza de comunicação

Todo bom líder precisa delegar funções, explicar o que deve ser feito, prestar auxílio, tirar dúvidas, resolver conflitos, definir objetivos, motivar a equipe, avaliar o desempenho de cada um e dar feedbacks completos e individuais. O que todas essas atividades têm em comum? A comunicação!

Um bom líder se comunica com clareza e objetividade, sem deixar qualquer informação confusa aos seus liderados. Além disso, ele faz isso com respeito e empatia, considerando que ali está não apenas um funcionário, mas um ser humano com sentimentos, comportamentos, sonhos, medos, e por aí vai. Comunicando-se de forma clara e empática, todos os processos citados acima são realizados com eficácia.

8. Habilidade para tomar decisões

Por fim, todo líder precisa ter pulso firme para tomar decisões. É ele quem deve estabelecer o que deve ser feito, quem deve realizar, como deve ser feito, quando deve executar etc. Portanto, essas pessoas precisam desenvolver a capacidade de fazer escolhas a todo instante, sendo que muitas delas são complexas e precisam ser feitas em prazos apertados.

É preciso lembrar que quando uma pessoa diz “sim” a uma opção, ela está automaticamente dizendo “não” a todas as outras, o que demanda uma desenvolvida capacidade de analisar as alternativas e pesar os prós e os contras para, enfim, fazer a sua escolha.

As 8 habilidades acima são fundamentais para que grandes líderes surjam nas empresas e nas equipes em geral. No entanto, elas não esgotam todos os conhecimentos e competências que as pessoas devem adquirir e desenvolver para comandar o trabalho em grupo. É importante sempre estudar, fazer treinamentos e atualizar-se quanto às formas mais eficazes de exercer a liderança.

E você, ser de luz, pode se considerar um grande líder? Quais outras habilidades você considera importantes para formar lideranças de sucesso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!