Quando se fala em empresário brasileiro de sucesso é impossível não se lembrar de Silvio Santos, o dono do SBT e de mais uma série de empresas que fazem parte do seu grupo. O mais fascinante de sua trajetória é o fato de que ele construiu tudo isso completamente do zero, o que o torna uma grande inspiração para todos. Continue acompanhando para saber mais a respeito desse grande ícone do nosso país e conferir frases de Silvio Santos sobre negócios, autoconfiança e dedicação.

A Trajetória de Sucesso de Silvio Santos

Silvio Santos é filho de imigrantes, nasceu no Rio de Janeiro e foi registrado como Senor Abravanel. O nome Silvio veio através de sua mãe, que o chamava assim por ele não gostar do nome de batismo, já o sobrenome Santos foi uma escolha dele para se sentir protegido. Começou a trabalhar aos 14 anos como camelô para ajudar seus pais a sustentarem a família, que contava com mais cinco irmãos. E foi nesse período que ele desenvolveu algumas de suas maiores habilidades, a comunicação e a negociação.
Dono de uma voz potente, logo recebeu convites para apresentar programas de rádio e, posteriormente, na televisão. Porém, desde o início ele demonstrava não querer ser funcionário e sim ser dono do seu próprio negócio. Por esse motivo, teve uma passagem curta pela Rede Globo, pois não conseguiu entrar para o quadro de acionistas da emissora carioca. Silvio trabalhou em outros canais, como TV Tupi e Rede Record, porém o seu ápice veio realmente quando fundou o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

10 Frases de Silvio Santos Para Refletir e Inspirar

A trajetória de Silvio Santos é realmente inspiradora e rendeu a ele uma grande bagagem de experiência, que compartilha em palestras, entrevistas e também no seu dia a dia. Confira, a seguir, algumas frases ditas por ele que são verdadeira pérolas de sabedoria e inspire-se.
1 – “Se eu desejo estar no topo, faço o que for necessário para chegar lá, até mesmo me vestir de havaiana e dançar rumba.”
Com o bom humor que lhe é peculiar, Silvio mostra que nunca teve medo de trabalhar e de ir à luta para alcançar os seus objetivos. Essa certamente foi uma característica essencial para que ele chegasse ao topo e se tornasse um dos maiores empresários do país.
2 – “Desde a época em que eu era um camelô, já me via como empresário, pois tinha uma equipe de três funcionários. O primeiro me avisava quando o rapa ia chegar, o segundo cuidava do estoque e o terceiro se passava por um interessado pelos produtos para chamar a atenção dos clientes.”
Mesmo tendo começado a trabalhar tão jovem, Silvio já demonstrava ter tino para os negócios. Ao invés de simplesmente ficar na rua oferecendo produtos para quem passava, ele foi além e encontrou pessoas que o ajudassem a vender mais.
3 – “Só não consegue alcançar o seu objetivo aquele que não tem os pés no chão. Tudo na vida precisa de luta para ser alcançado.”
As coisas que realmente valem a pena precisam de esforço para serem alcançadas, Silvio sabia muito bem disso, tanto que nunca desistiu. Sonhar é preciso, mas é fundamental manter os pés no chão para buscar o que se deseja.
4 – “Pare de se importar com as opiniões alheias. Se eu ouvisse tudo o que me diziam não teria conseguido deixar de ser camelô para me tornar banqueiro.”
Se você começar a escutar tudo o que dizem, estará correndo o risco de não ouvir o mais importante, que é a sua voz interior. Portanto, saiba onde quer chegar e jamais deixe que alguém diga que não irá conseguir.
5 – “Se tem uma coisa que não faço é jogar dinheiro fora. Por qual motivo eu iria andar de primeira classe no avião, se a executiva é igual? Apenas faria isso se houvesse algum dispositivo que me salvasse no caso de algum acidente.”
Silvio Santos é dono de uma grande fortuna, mas nunca deixou de reconhecer o valor do seu dinheiro. É claro que é importante desfrutar do fruto do seu trabalho, mas sempre considerando se as coisas que irá adquirir valem a pena e se são realmente necessárias.
6 – “A minha luta é para manter o Grupo Silvio Santos vivo e não para alimentar a minha vaidade ou o meu poder.”
Aqui vemos claramente o quanto é importante ter um propósito que vai muito além do dinheiro. O dono do baú sabe que suas empresas representam muito mais do que os lucros que obtêm e é isso o que o mantém motivado para continuar.
7 – “Para alcançar os seus objetivos como empresário, basta que administre bem o negócio, tenha bom senso e deixe a vaidade de lado, assim os resultados virão naturalmente, não tenha dúvidas.”
Esse é o conselho de Silvio para todos os empresários e aqueles que sonham em empreender um dia. Quando se trabalha com dedicação, deixando o ego de lado, os resultados se tornam uma consequência natural.
8 – “Eu sou o dono do SBT no papel, mas, de fato, não me sinto dono e sim um colega de trabalho dos meus funcionários.”
É perceptível o quanto a vida de Silvio Santos e o SBT se misturam, pois um é parte do outro. Isso faz com que ele enxergue os seus funcionários de igual para igual, como verdadeiros companheiros de trabalho.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

9 – “Para mim, o dinheiro representa apenas troféus de sucesso e de vitória.”
Embora seja um dos homens mais ricos do Brasil, Silvio demonstra que o dinheiro não é seu principal objetivo. É claro que é natural desejar ter uma situação financeira melhor, conquistar coisas, mas é importante ter um propósito maior e enxergar além de números.
10 – “Não tenho conhecimento do que se passa no escritório. O meu modo de trabalhar sempre foi contratar pessoas boas e competentes, são elas que levam as minhas empresas para a frente.”
Silvio é um comunicador nato e foi essa a profissão que ele escolheu. Por isso, delega as funções que não pode ou não deseja realizar para profissionais que sejam qualificados para tal e confia plenamente neles.
Qual a citação dita por Silvio Santos mais te tocou? Deixe o seu comentário abaixo compartilhando suas percepções e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!
 
Copyright: 1149275267 – https://www.shutterstock.com/pt/g/suthisa+kaewkajang