Em seleções de emprego, se preparar para a entrevista em grupo é tão importante quanto para a entrevista individual. Afinal de contas, é nesse momento que os profissionais têm a oportunidade de mostrar seus diferenciais na prática frente aos outros candidatos e de aumentar suas chances de conquistar sua vaga.

As entrevistas em grupo são formas de os selecionadores avaliarem o comportamento em grupo dos candidatos. Eles observam como se comunicam, se relacionam entre si e como respondem às dinâmicas. Também avaliam se têm realmente aptidão para a liderança, se sabem trabalhar em grupo, competir ou não e como agem em momentos em que são avaliados na presença de outras pessoas.

Portanto, nas entrevistas de emprego em grupo, as dinâmicas coletivas são uma forma de o candidato se destacar e de mostrar suas habilidades e competências profissionais aos entrevistadores. Por isso, se você está em busca de um novo trabalho e passando por processos seletivos, é bom se preparar para ser avaliado nessa situação também.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Dicas para se destacar em uma entrevista em grupo e se sair bem nas dinâmicas

Agora que já sabe o quanto as dinâmicas são importantes dentro de um processo seletivo, confira dicas de como se comportar em uma entrevista em grupo para ter um bom desempenho.

1 – Venda seu peixe

PSC

Quando o entrevistador der a palavra e pedir para você se apresentar, aproveite bem o seu tempo para destacar suas experiências, habilidades, formação e conhecimentos e, ainda, como deseja agregar valor à empresa. Como o tempo geralmente é curto, concentre-se em destacar as competências que mais têm congruência com a vaga para a qual se candidatou.

2 – Seja participativo

Quando o selecionador pedir por voluntários ou pessoas para liderar uma dinâmica, mostre proatividade e candidate-se a falar ou a conduzir o exercício. Demonstre que você deseja participar, que está ali para interagir e animado e motivado a colaborar com o resultado da atividade. Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar a dinâmica, pergunte e se certifique de que entendeu tudo certo. Seja participativo, atento e criterioso.

3 – Seja claro ao se comunicar e mantenha o otimismo

Sempre que o entrevistador pedir a devolutiva de uma dinâmica ou pergunta, pense bem antes de responder e seja claro ao transmitir suas ideias. Fale sempre bem de si mesmo, destacando suas habilidades, mas sem exageros.

Responda sempre o que foi perguntado, coloque segurança em sua fala, fique atento à sua postura corporal e demonstre firmemente o motivo pelo qual deseja trabalhar na empresa. Lembre-se, ainda, de sorrir e ser educado e de que ter autoconfiança e otimismo ajudarão bastante você a se sair bem.

4 – Conheça seus pontos fortes e os que precisa desenvolver

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para a vida de maneira geral e tem um peso especial nessa situação de avaliação. Se você se conhecer profundamente e souber quais são os seus pontos fortes e aqueles que precisa desenvolver, poderá usar isso a seu favor para se preparar e se sair bem no processo seletivo.

5 – Busque informações sobre a empresa

Essa é uma dica já comum em relação à entrevista individual, mas que também vale para a dinâmica. Quanto mais informações tiver sobre a empresa, seu funcionamento e sua cultura, melhor conseguirá se preparar.

Se, por exemplo, descobre que é uma organização mais voltada para o trabalho em equipe, por exemplo, irá dar ênfase para esse comportamento. Acredite, esses detalhes poderão fazer toda a diferença no seu desempenho.

6 – Prepare seu emocional e mantenha a calma

Parece pedir demais que uma pessoa fique tranquila ao longo de uma atividade em que será avaliada para conseguir ou não um trabalho. Realmente, se trata de um tipo de experiência que costuma gerar uma grande carga emocional. Contudo, o nervosismo pode colocar tudo a perder e comprometer totalmente seu desempenho.

Sendo assim, procure se preparar emocionalmente para manter a calma e evitar que a ansiedade te atrapalhe. Exercícios de atenção plena são ótimos para se acalmar nas horas que antecedem a entrevista. Relaxe, faça refeições leves e pense que, da sua parte, fará o melhor que puder.

7 – Vista-se de forma adequada para a ocasião

Seja para uma entrevista individual ou em grupo, a apresentação pessoal é um quesito muito importante. Dessa maneira, procure se vestir de forma adequada, seguindo a linha da empresa. Isso é relevante para evitar destoar do clima organizacional. Hoje, existem companhias que mantêm a linha mais formal enquanto outras são mais descontraídas.

Mas, independentemente de qual seja o caso, preze sempre por roupas que estejam alinhadas com a sua postura profissional. Shorts, decotes, regatas e chinelos estão entre as peças proibidas para essa situação. Mesmo em empresas com ar mais informal, não pega nada bem aparecer com visual desleixado.

8 – Relembre participações passadas em dinâmicas

Talvez, você já tenha participado de outras dinâmicas no passado e essas experiências poderão ser de grande valor. Mesmo que não tenha sido selecionado, é importante relembrar como foram as etapas, até mesmo para identificar atitudes que teve e que pode melhorar. Jogadores de futebol costumam rever as partidas anteriores exatamente para isso, para entenderem o que poderiam ter feito diferente e aprender com as falhas.

9 – Encontre o equilíbrio entre ter iniciativa e evitar excessos

Em uma dinâmica, é preciso encontrar o equilíbrio para se mostrar uma pessoa proativa e participativa, sem parecer que deseja forçar uma situação para se destacar. Parece complexo encontrar esse lugar, mas a verdade é que basta ter bom senso. Guie-se pelo desejo de mostrar o seu potencial e não de prejudicar os outros, então irá encontrar o caminho certo.

10 – Seja você mesmo

Todas as dicas compartilhadas até aqui são um direcionamento para que se prepare, mas sem deixar de mostrar a sua essência. Tentar ser um personagem para apresentar exatamente o que a empresa busca é o tipo de atitude que não se sustenta. Use essas e outras sugestões que encontrar como informações que irão te ajudar a direcionar suas atitudes e não o definir por completo. Lembre-se sempre que o seu maior diferencial é ser você.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Nunca participei de uma entrevista em grupo: o que fazer?

Se você nunca participou de uma entrevista em grupo e dinâmica e está se sentindo inseguro sobre o que fazer, existem algumas medidas que pode adotar. Antes de qualquer coisa, saiba que tudo tem uma primeira vez e o fato de não ter tido essa experiência anteriormente não significa que está em posição inferior em relação aos concorrentes.

A função da dinâmica é ver os candidatos em ação, para que os avaliadores analisem seu comportamento e vejam qual é o que tem o perfil que mais se encaixa com a vaga. Capacidade de agir sob pressão, trabalho em equipe, iniciativa e comunicação são algumas das habilidades analisadas. Mantenha a calma e pense que dará o seu melhor.

Duas coisas que podem ajudar a fazer com que sinta mais confiança é conversar com amigos que já tenham participados de dinâmicas. Assim, eles poderão compartilhar sobre a experiência deles e te ajudar a ter uma noção do funcionamento da atividade. Outra maneira de conhecer o funcionamento das entrevistas em grupo é procurar vídeos no YouTube.

Contudo, vale lembrar que cada empresa tem a sua própria maneira de conduzir o processo. Por isso, não espere que seja exatamente como seu amigo falou ou como viu no vídeo. Siga essas sugestões se quiser ter uma ideia de como acontece, mas sem criar expectativas.

Aproveite essas dicas poderosas, prepare-se também para a entrevista individual e aumente suas chances de sucesso em seus processos seletivos.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando com os seus amigos que também estão em busca de novas oportunidades de trabalho.