Foco é o diferencial dos profissionais de sucesso. Desenvolva sua concentração e entre para este grupo de vencedores | Depositphotos Anita_Bonita

Você é um profissional focado? Consegue manter a concentração em suas demandas por muito tempo ou é daqueles que se dispersa com muita facilidade? Pois bem, se a sua resposta, a esta última pergunta, é sim; já é hora medir o seu nível de concentração nas tarefas e avaliar a sua produtividade.

Responda também – quantas vezes, na última hora, você parou a tarefa que estava fazendo no trabalho para dar uma espiada no seu Whatsapp, responder conversas ou mesmo atualizar a página do seu Facebook?

Um dos principais vilões da produtividade são as inúmeras distrações a que estamos expostos diariamente, especialmente na era da internet e dos smartphones, de onde em poucos segundos, nos conectamos com o mundo. Entretanto, se de um lado a tecnologia é uma grande aliada, por outro é também uma das principais ladras do nosso tempo e, especialmente, do nosso sucesso profissional.

A Definição de Daniel Goleman Para Foco

O PhD. Daniel Goleman, famoso psicólogo americano, conhecido pelo Best seller, Inteligência Emocional, define Foco como sendo a capacidade de manter a nossa Atenção Concentrada. Para ele, com o aumento do acesso à internet e às redes sociais, criamos uma “geração sem foco”, que corre o risco de formar uma leva de profissionais dispersos e com menos capacidade de manter a concentração.

Segundo Goleman, existem três tipos distintos de Foco: o Interno, o Externo e o Empático. Conheça as diferenças e benefícios de cada um deles:

Foco Interno – Diz respeito a nossa capacidade de nos desconectarmos do ambiente, entrar em Flow, e mantermos uma concentração profunda, independente do que está ocorrendo ao nosso redor. Profissionais com este tipo de foco são mais resistentes aos estímulos e distratores externos; conseguem se automotivar para o trabalho e, com isso, cumprir os objetivos e metas, de forma assertiva, pontual e qualificada.

PSC

Foco Externo – Este tipo de foco é o que volta a nossa atenção para o mundo ao nosso redor, que nos permite observar e analisar o ambiente onde estamos inseridos, as informações nele contidas, enxergar novas possibilidades e agir de modo mais efetivo. Profissionais com essa capacidade de percepção têm uma visão do negócio mais aguçada e ampla e conseguem traçar estratégias mais globais para resolver os problemas ou criar novos projetos e soluções.

Foco Empático – Quando a atenção da pessoa se volta para o relacionamento interpessoal, ou seja, para as pessoas. Isso evidencia a capacidade de observar o outro e sentir e perceber seu modo de agir, se relacionar e pensar. Líderes com perfil empático conseguem obter maior cooperação de seus liderados, pois possuem a habilidade de patrocinar positiva e assertivamente os seus colaboradores, compreender o seu modo de ser e as melhores formas de motivar, estimular e potencializar os resultados.

Desenvolver estes três tipos de foco é essencial, tanto para alcançar uma melhor performance profissional, como também para melhorar os nossos relacionamentos interpessoais, afetivos e familiares, por exemplo.

Dicas Para Manter o Foco no Trabalho

  • Durma pelo menos 8 horas por dia;
  • Elimine as constantes interrupções em suas tarefas;
  • Faça atividades que estimulem sua concentração (meditação, por exemplo);
  • Dedique-se a trabalhos que lhe dão prazer e motivação;
  • Evite perder tempo navegando na internet durante o expediente; deixe as redes sociais um pouco de lado e aproveite para observar o ambiente ao seu redor, o que acontece nele, como também a companhia de seus liderados ou mesmo familiares e amigos.

Como vimos, mesmo que expostos a diversas distrações; é possível desenvolver nossa capacidade de concentração e manter o foco por períodos prolongados. Esteja atento ao modo como que você realiza suas atividades profissionais e avalie, se os seus momentos de dispersão são pontuais ou já se tornaram frequentes.

Com certeza dar atenção a este comportamento vai fazer toda a diferença no alcance dos seus resultados e projetos de vida. Fique atento e lembre-se – Mantenha o Foco!