Rawpixel/Shutterstock Saber aproveitar os Feedbacks dos clientes é um dos diferenciais competitivos do vendedor de sucesso

A arte de vendas não está relacionada somente a uma boa imagem e saber falar e vender bem o seu produto/serviço. Consiste em saber desenvolver a arte de ouvir e dar feedbacks assertivos, que serão fundamentais para uma boa negociação.

Nós dizemos nos processos de Coaching que o ser humano tem quatro necessidades básicas a serem satisfeitas em todos os níveis de relações, inclusive a de venda. Assim, para desenvolver essa habilidade precisamos atender todas essas necessidades do cliente, no momento da venda, e posteriormente também.

  1. Todo Ser Humano precisa ser ouvido na essência, temos uma necessidade maior de nos sentir que as pessoas nos dão atenção e valorizam nossas palavras.
  2. Todos nós precisamos ser notados, reconhecidos e amados em algum nível, ou seja, com a capacidade desenvolvida de um bom vendedor coach de ouvir além das palavras, de se conectar com seu cliente em níveis racionais e emocionais, estaremos satisfazendo mais uma necessidade básica da psique do ser humano.
  3. Todos nós temos o direito de falhar, mudar de ideia e até mesmo errar. Sabendo disso, devemos realmente e verdadeiramente nos conectar com nossos clientes em um nível que transcende a superficialidade para poder entendê-lo sempre, até quando mudar de ideia ou desistir da compra  naquele momento.
  4. A quarta e última necessidade é a de pertencer aos sistemas. Numa relação de venda, se tiver uma profunda conexão entre comprador e vendedor imediatamente terá realizado uma relação de confiança com a marca. Um exemplo forte é a “Apple Mania”.

Dicas Para Ser Um Vendedor Efetivo e Crescer com os Feedbacks

  • Em qualquer diálogo que você venha a ter procure se desarmar emocionalmente, busque perceber os melhores sentimentos e intensões positivas que existe por trás de cada fala, concentre-se nos fator, escute-os em sua essência.
  • Antes de dar um feedback, procure organizar as informações, para isso faça anotações, releia, demonstre interesse.
  • Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento. Valorize todas as pessoas e situações.
  • Nenhum diálogo é pessoal, mesmo que seja não tome isso para si. O feedback é uma oportunidade de você crescer, de mudar pra melhor, de aprender. Contudo, procure fazer-se a seguinte pergunta: o que posso aprender com essa situação?
  • Caso você não consiga perceber os sentimentos por trás dos questionamentos, procure questionar de forma educada e assertiva: Será que talvez você não esteja pensado em mudanças? O que você sente a respeito disso? Como entender essa situação?
  • Evite responder de forma contraditória e imediatamente, evite as frases iniciadas com a palavra NÃO. Para isso, troque-as por adjetivos como ótimo, muito bom e em seguida faça suas observações, mesmo que naquele momento o melhor a ser fazer seja tirar um tempo para pensar.
  • Procure utilizar sempre igualdade e simplicidade, evite se comparar ou se colocar em posição de superioridade.
  • Sempre compartilhe também, evite se colocar em posição de competidor, apresente-se como cooperador, como parte da equipe.
  • Se perceber a animosidade procure levantar o clima levantando valores essenciais de forma honesta.
  • Sempre demonstre gratidão, faça com que os profissionais que trabalham com você se sintam importantes, essenciais, queridos.

Aprender a arte da comunicação é um fator determinante para o sucesso, mas é essencial a percepção de que somos capazes de administrar nossas relações, desenvolver um desejo honesto de que os clientes sejam bem atendidos e sintam isso, que eles estão sendo atendidos em suas necessidades.

Vender nada mais é do que criar e transferir emoções com significado maior. Permita-se sentir, perceber e ouvir tudo isso!