Processo de Coaching

Gustavo Frazão/ Shuttestock O Coaching é um grande aliado em processos de mudança do ser humano

Em relação aos tipos de mudanças dentro do processo de Coaching evolutivo podemos diferenciá-las em três tipos: Coaching Remediativo ( mudança remediativa); Coaching Generativo (mudança generativa)  e Coaching Evolutivo ( mudança evolutiva).

Essa diferenciação está diretamente ligada ao nível do processo evolutivo em que o coach atuará no processo do cliente. Convido você a permanecer calmo durante essa leitura! Digo isso porque esse conteúdo não tem um ponto de partida, uma vez que as coisas parecem não fazer muito sentido no começo.

Pense apenas que estamos compreendendo, nesse momento, que há uma escala dentro de um processo de evolução humana e que o coach atua de formas diferentes de acordo com o nível em que o coachee se encontra.

Um dos grandes aprendizados dos níveis neurológicos, que são a base do processo evolutivo, e a inspiração inicial dos 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo, de onde todo estudo e conexões começaram, é que quando as mudanças ocorrem nos três primeiros níveis (Ambiente, Comportamento e Habilidades/Capacidades) essas não têm efeito substancial nos níveis superiores.

Uma mudança no nível de ambiente, por exemplo, oferece uma solução Remediativa, no entanto, não provoca mudança interior no indivíduo, não o preparando para novas situações que o seu ciclo de existência certamente voltará a trazer.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Tipos de Mudanças dentro Processo de Coaching 

PSC

 1 – Mudanças Remediativas/ Coaching Remediativo: Ocorrem nos níveis do Comportamento e Ambiente. São mudanças comportamentais e podem ocorrer por condicionamento, pois estão relacionadas a estruturas diretas de ação e reação.

2 – Mudanças Generativas/ Coaching Generativo: Ocorrem nos níveis das Crenças/ Valores e Capacidades/ Conhecimentos e estão relacionadas a permissões, motivações e direção dos comportamentos.

3 – Mudanças Evolutivas/ Coaching Evolutivo: Ocorrem no nível Espiritual e de Identidade. São mudanças relacionadas à missão e ao propósito. Em geral produzem um grande efeito nas nossas vidas, podendo ser geradas por experiências significativas e muitas vezes com grande teor emocional envolvido.

Por outro lado, mudanças, em níveis mais altos, como o da Identidade e da Espiritualidade podem trazer transformações em todos os demais níveis, porque o indivíduo com uma nova e maior visão de si mesmo e do universo, assim consegue ressignificar ambientes, mudar comportamentos e naturalmente está mais propenso e determinado a desenvolver novas habilidades e estratégias.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

A Importância do Processo de Coaching Evolutivo do Ser Humano

Níveis evolutivos são úteis para o estabelecimento de objetivos e resultados, sempre com vista a uma evolução que aponte a um legado. Você pode especificar resultados por tipo de ambiente que deseja, como deseja agir, habilidades que deseja, atitudes e crenças que deseja adotar, tipo de pessoa que deseja ser, tipo de memória e de legado que deseja deixar para sua família e para a humanidade. Como você gostaria de ser lembrando quando estiver morando em outro lugar?

A essência da implantação de um processo de Coaching nas empresas é alinhar a missão, visão, valores e crenças pessoais de cada uma das pessoas que integram o grupo de profissionais em congruência e concordância com os da empresa da qual você pertence.

Nesse caso estamos falando de uma compreensão sincera. É necessário mais que escrever o texto da missão e visão, é necessário que o discurso se torne prática e que essa construa um significado que norteie a vida da empresa e seja o motivo primeiro de cada colaborador que nela atue.

Você não é o seu comportamento e nem a empresa, mas é importantíssimo buscar a congruência em todos estes pontos. Nesse nível, as missões ecológicas e congruentes cooperam e contribuem para o sistema como um todo. Por isso, podemos concluir que prestamos mais atenção ainda nos sistemas em que fazemos parte.

E qual a sua missão e da sua empresa? Comente e compartilhe!