Mudanças Comportamentais

Minerva Studio/Shutterstock A eliminação dos comportamento negativos é o primeiro passo para a nossa evolução pessoal e profissional e felicidade

Se o objetivo de uma pessoa é promover mudanças comportamentais reais e duradouras em sua vida pessoal e ou profissional, com certeza, a metodologia do Coaching é um dos processos mais efetivos para isso. Este processo é tão efetivo porque trabalha o ser humano em todas as suas dimensões, de modo que assim, cada um de nós possa desenvolver seu potencial infinito e evoluir.

O método, por meio de suas ferramentas, abordagens e técnicas; conduz o ser humano a um poderoso processo de autoconhecimento. Assim, o Coaching permite ao indivíduo conhecer profundamente a si mesmo, identificar quais são os seus pontos de melhoria e trabalhar, assertivamente, para mudar ou mesmo eliminar os comportamentos nocivos que lhe prejudicam.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Somos o reflexo de nossos comportamentos, pensamentos, crenças e ações. Quando estas referências são positivas, elas nos conduzem a ter uma vida mais autoconsciente, equilibrada, produtiva e feliz, como também leva a nos tornarmos pessoas melhores e a conquistar nossos resultados e sonhos. Por outro lado, quando nossas atitudes são negativas limitamos nossas possibilidades e, consequentemente, o nosso sucesso e felicidade.

A Impacto das Mudanças Comportamentais

O que acontece quando damos um muro numa ponta de faca? Logicamente, sabemos que não precisamos esmurrar um objeto pontiagudo cortante para saber que ele vai nos ferir. Do mesmo modo, também sabemos que comportamentos ruins também trazem consequências ruins. Portanto, alimentar boatos e fofocas no trabalho é um exemplo de atitude negativa, como também mentir para seu chefe ou atrasar constantemente a entrega de suas demandas.

Na vida pessoal não é diferente, pois quando temos condutas irresponsáveis no trânsito; desrespeitamos as outras pessoas; alimentamos crenças que diminuem a autoestima dos nossos filhos ou agredimos verbalmente nossa esposa ou marido, também estamos agindo de forma negativa. Por isso mesmo, quando pensamentos em mudanças comportamentais, elas só se tornam possíveis quando tomamos a consciência de que precisamos mudar.

O Poder do Coaching no Processo de Mudanças

PSC

O Coaching trabalha no sentido de ajudar a pessoa a identificar quais são os seus comportamentos limitantes, a entender a origem destas atitudes e também como elas afetam sua vida. Em seguida, o processo trabalha na eliminação das crenças que estimulam estas ações ruins e no desenvolvimento de condutas mais positivas em sua vida pessoal e profissional.

A cada sessão, o coachee (cliente) tem a oportunidade de trabalhar determinados aspectos comportamentais e de, em conjunto com seu coach, traçar estratégias e planos de ação para eliminar os seus sabotadores. Os resultados são mensurados a cada encontro, de modo que a pessoa perceba como a mudança de atitudes, rapidamente, vai trazendo resultados diferentes para sua vida.

Um exemplo de mudança de comportamento positiva proporcionada pelo Coaching é o case de um cliente que era líder de uma importante empresa e que queria mudar sua imagem. Como era um “tubarão”, ou seja, extremamente focado em resultados, ele achava, por exemplo, que era perda de tempo dar “bom dia” para as pessoas quando chegava ao trabalho, o que fazia seus liderados o considerar um chefe arrogante, esnobe e hostil.

Durante seu processo, uma das tarefas era exatamente passar a cumprimentar seus funcionários sempre que chegasse à empresa. Quando começou a fazer isso, seus profissionais tiveram uma boa surpresa e ficaram muito felizes com sua nova atitude. Ao fazer esta mudança simples, além de abrir um canal de comunicação com a equipe, ele também conseguiu criar maior empatia com seus profissionais, conquistar sua simpatia e apagar a visão ruim que tinha criado.

Como podemos ver, o Coaching é um instrumento poderoso, que nos ajuda na construção das mudanças comportamentais que precisamos fazer pessoal e profissionalmente. Em todos os setores da vida, o método é muito efetivo e pode ajudar você, aqui e agora, a mudar e evoluir em todos os sentidos e ser mais pleno, realizado e feliz.

Saiba mais sobre os benefícios desta metodologia e permita-se mudar, de forma rápida e planejada, as atitudes e crenças que prejudicam você. Para isso, conheça o Professional & Self Coaching- PSC e obtenha novos recursos para mudar e elevar os seus resultados.