Pichetw/Depositphotos No Coaching de Carreira o Feedback é um poderoso instrumento de desenvolvimento do cliente e ajuda muito no alcance de suas metas e objetivos

 No Coaching, o Feedback é uma das ferramentas mais importantes e pode ser utilizada com maestria pelo coach de carreira, para manter sempre seu coachee (cliente) atualizado sobre o que vem realizando. Geralmente, o feedback é encarado com algumas restrições, pois está sendo utilizado de forma errônea, principalmente, nas organizações.

Na verdade ele tem o poder de auxiliar bastante o processo de Coaching apresentando o resultado esperado de forma mais acelerada. O feedback aplicado por um coach de Carreira é, ao mesmo tempo, assertivo e respeitoso, pois não se trata de um julgamento, mas de uma orientação.

O intuito de todo feedback deve ser, acima de tudo, trazer crescimento e principalmente aprendizado à carreira do profissional. Por meio dele, é possível abastecer a pessoa com informações importantes sobre seu comportamento e ações, que às vezes ela pode não estar enxergando. Com uma visão externa, fica mais fácil visualizar.

 A Influência do Feedback nos Resultados do Coaching de Carreira

Esta ferramenta possibilita ao coach dar ênfase no que de positivo o coachee vem realizando, e quais os pontos de melhoria ele precisa trabalhar para alcançar a alta performance pessoal e profissional. Além disso, o feedback, quando realizado de forma positiva, tem o poder de fazer com que a pessoa se sinta parte importante do processo, sendo suas ações fundamentais para o progresso ou declínio deste.

Se o contrário é feito, se a ênfase é dada no comportamento negativo do seu cliente, os resultados não serão tão efetivos e podem acabar se tornando lento. Com isso, ao invés de soluções, você estará criando somente mais problemas ao seu coachee. O ideal é encontrar um equilíbrio, pois ser permissivo ou passivo demais, aceitando tudo o que ele faz, sem dar-lhe um direcionamento, não gera evolução.

Um bom Coach de Carreira se compromete com o crescimento e amadurecimento de seu coachee, apresentando-lhe novas ideias, novas ferramentas que eles podem utilizar para desenvolver com maestria a carreira de seus sonhos. Ele mostra que está presente para lhe dar o apoio necessário, do começo ao fim do processo, deixando claro, desde o princípio que, atingir o objetivo estabelecido depende somente do esforço de seu cliente.

PSC

O feedback auxilia o coach a incentivar seus coachees a serem as melhores Pessoas que podem Ser: em casa, no trabalho, ou em qualquer lugar que estejam. Seu papel é contribuir para que seus clientes sintam-se cada vez mais seguros e confiantes no caminho até a realização de seus objetivos, metas ou sonhos. Lembrando-os sempre que estes estão em constante processo de aprendizado e que os medos e os erros ensinam muito mais do que eles imaginam.

Gostou do texto? Aproveite e compartilhe mais sobre o Coaching de Carreira em suas redes sociais!