As redes sociais são um meio de compartilhar informação, o que pode ser uma notícia, uma fotografia, um vídeo e, também, textos escritos sobre o que desejar. Existem pessoas que utilizam esses recursos para fazerem uma espécie de desabafo online, compartilhando suas insatisfações com o mundo através da internet. E, embora essa atitude possa ser útil em algumas situações, em outras pode não ser tão boa assim, porque é uma forma de se expor e abrir espaço para que terceiros opinem em questões pessoais.

Fazer Desabafo Online – Quais São os Problemas Que Isso Pode Gerar?

Existem muitas questões envolvidas quando se decide desabafar na internet e expor algum problema pelo qual se esteja passando. A primeira diz respeito à exposição, ao fato de estar abrindo para mais pessoas questões íntimas, que podem se transformar em fofocas e gerar ainda mais problemas. Além disso, mesmo nos casos em que se compartilha apenas com a lista de amigos, não há como garantir que as informações permanecerão somente dentro desse círculo.

Imagine que uma pessoa está descontente com a empresa em que trabalha, então, resolve desabafar e falar mal do seu chefe nas redes sociais. Acha que isso irá ajudá-la a resolver o problema ou a torná-lo maior? A verdade é que não existe nenhuma chance de essa ação trazer algo de positivo, já as de trazer algum tipo de problema são muito grandes, pois algum colega poderá ver, mostrar para o chefe e isso resultar em uma demissão.

Outro fator a ser considerado ocorre quando terceiros são citados nas publicações, o que pode gerar muita confusão e, até mesmo, ações judiciais, já que a pessoa pode se sentir ofendida. Vale lembrar que, mesmo quando a outra parte não é citada nominalmente na postagem de desabafo, ela pode recorrer à justiça para pedir explicações. E, mesmo que isso não aconteça, apenas o fato de o desentendimento poder se agravar já é motivo para que o desabafo em público não valha a pena.

Como se pode ver, são muitos problemas para nenhuma solução. Por mais que realmente existam situações em que se tenha essa vontade de colocar para fora o que está sentindo e, inclusive, isso seja muito positivo, o melhor que se pode fazer é conversar com um amigo de confiança, alguém com quem possa se abrir de modo reservado. Assim, conseguirá refletir, obter conselhos e digerir a situação para agir com sabedoria.

Desenvolva sua inteligência emocional com ajuda do Coaching!
Quer saber como? Clique e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

O Que Considerar Antes de Fazer um Desabafo Online?

PSC

Algo acontece e te chateia, o seu celular está ao alcance das suas mãos. Pode parecer tentador despejar toda a sua insatisfação através de uma postagem em um rede social. Porém, antes de fazer isso, considere os pontos a seguir, pois eles te ajudarão a refletir se isso realmente irá ajudar em alguma coisa.

1 – Pense em Outras Formas de Resolver

Um amigo te decepcionou, seu chefe teve uma atitude injusta, o seu vizinho está fazendo um barulho irritante. Em vez de fazer um desabafo online, que tal buscar soluções efetivas para cada situação? Em grande parte dos casos, o diálogo é capaz de trazer o entendimento, então, pense nisso e prefira sempre canalizar suas energias para resolver, em vez de apenas passar adiante o que está vivendo através da internet.

2 – Indiretas Podem Gerar Confusão

Grande parte das pessoas que desabafam na internet fazem uso de indiretas, que são mensagens que não citam ninguém nominalmente e, assim, abrem margem para várias interpretações. Desse modo, considere que a sua publicação pode fazer com que indivíduos que não têm nada a ver com isso se ofendam e, então, você estará aumentando o número de problemas em vez de resolver aquele que já tem.

3 – Coloque-se no Lugar da Outra Pessoa

Se alguém se chateasse com uma atitude sua, ia preferir ser exposto na internet ou ter uma conversa em particular? Faça esse exercício de se colocar no lugar do outro para pensar melhor sobre se deve ou não fazer algo. Lembre-se que, por mais que a outra parte tenha errado, você também é um ser humano que provavelmente já errou e ainda irá errar outras vezes. Vale lembrar que ser empático não significa aceitar tudo e sim julgar menos porque poderia ser você naquela situação.

Desenvolva sua inteligência emocional com ajuda do Coaching!
Quer saber como? Clique e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

4 – Jamais Utilize Vocabulário Ofensivo

Tome bastante cuidado com o vocabulário que utiliza na internet, porque tudo aquilo que diz contribui para a imagem que as pessoas fazem de você. Assim, usar um palavreado grosseiro pode te atrapalhar em diversas áreas, além de te levar a perder a razão, mesmo quando tem motivos para desabafar. Inclusive, esse é um cuidado a ser tomado também nos desabafos relacionados à empresas, pois você pode ir em busca dos seus direitos de modo educado e sem ofender ninguém.

5 – Considere Quem Irá Ver Sua Publicação

As redes sociais fornecem opções de limitar quem terá acesso às suas publicações e isso é bom para evitar se expor demais. Então, antes de fazer um desabafo, pense em quem verá aquela postagem, se serão apenas amigos muito próximos ou se qualquer pessoa terá acesso. Ter dimensão do tamanho da exposição a qual irá se submeter também irá ajudar a refletir antes de agir.

6 – Pense Se Falaria o Mesmo Pessoalmente

Estar atrás de uma tela faz com que as pessoas tenham mais coragem de colocar para fora o que estão sentindo, como se elas estivessem protegidas. Por essa razão, a regra de ouro da boa convivência na internet é pensar se falaria a mesma coisa que deseja compartilhar caso estivesse frente a frente com a pessoa citada. Se a resposta for “não”, o melhor a fazer é deixar para lá.

7 – Espere as Emoções Se Acalmarem

Por último, é importante esperar as emoções se acalmarem antes de fazer um desabafo na internet, porque, sabemos que em momentos de muito estresse, sempre existe o risco de dizer coisas pelas quais venha a se arrepender. E, por mais que possa apagar a publicação ao cair em si, muitas pessoas poderão ter acesso a ela antes disso. Lembre-se que uma mente com raiva não irá te guiar para um bom caminho.

Você já fez desabafos online e publicou situações pessoais nas redes sociais? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e ajude outras pessoas a repensarem o que estão expondo na internet.

Copyright: 709959706 – https://www.shutterstock.com/pt/g/oatawa