Louise Hay foi uma grande autora de livros motivacionais que deixou um legado extraordinário de obras que ajudaram, e continuam ajudando, milhares de pessoas a se conhecerem melhor e, principalmente, a descobrirem a importância do amor-próprio. O exercício do espelho é uma ferramenta poderosa que ela compartilhou em uma de suas publicações de maior sucesso, chamada “Você Pode Curar a Sua Vida”. Continue acompanhando e saiba como adotar o hábito de olhar para si e fazer afirmações positivas e empoderadoras.

O Exercício do Espelho e o Ato de Empoderar a Si Mesmo

Já falei em diversas oportunidades a respeito da construção da autoestima, que, como o próprio prefixo da palavra sugere, é algo que apenas você pode fazer por si mesmo. Por mais que ouvir elogios seja maravilhoso, se não acreditar que aquelas afirmações são realmente verdadeiras, o efeito deles será passageiro. Por isso, é necessário que cada um abra essa porta dentro de si, para que reconheça a sua essência e aprenda a apreciá-la e a amá-la.

Reconhecer os grandes feitos que se realiza é importante, contudo, para aprender a se amar verdadeiramente, é necessário ir além e valorizar, também, as pequenas conquistas do dia a dia. É nisso que se baseia o exercício do espelho, no princípio de que todos precisam de reconhecimento, e não apenas vindo através de terceiros, mas principalmente que seja algo interno.

Essa atividade dá para o subconsciente os traços positivos que cada um precisa para aprender a se amar, além de ajudar a ressignificar crenças limitantes, levando o indivíduo a um estado mental de realização. É um diálogo que se tem consigo mesmo para se conhecer melhor e criar uma conexão poderosa baseada em amor-próprio, autoconfiança e autoaceitação.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Como Realizar o Exercício do Espelho e Aprender a Se Amar

Separe alguns minutos do seu dia para realizar o exercício, o mais indicado é que seja antes de dormir, para que possa pensar em tudo o que viveu nas últimas horas. Posicione-se em frente ao espelho e olhe diretamente nos olhos da pessoa refletida. Em seguida, chame-se pelo nome e fale em voz alta o quanto se aprecia por ter feito as seguintes coisas:

  • Qualquer tipo de realização, que pode ser financeira, pessoal, profissional, física, emocional, algo que tenha feito você se sentir orgulhoso de si mesmo naquele dia. Lembre-se de considerar mesmo as coisas ditas pequenas, pois elas também são importantes.
  • Disciplinas pessoais que manteve, como uma dieta saudável, prática de exercícios físicos, leitura, meditação, oração. Qualquer coisa que tenha se comprometido a fazer e que tenha cumprido.
  • Impulsos que lhe vieram à mente e não cedeu, como ficar acordado até tarde, comer ou beber mais do que o necessário, abandonar um compromisso. Coisas que iriam te distanciar de suas prioridades e que resistiu bravamente.
PSC

Essas três categorias de atitudes são um direcionamento para que tenha maior facilidade para se lembrar dos seus feitos naquele dia e diga a si mesmo palavras positivas como: obrigado, eu me orgulho, parabéns. Contudo, em momentos delicados, em que as coisas saírem diferente do esperado, lembre-se de se empoderar com afirmações, como: está tudo bem, tudo isso vai passar, eu te amo.

Para grande parte das pessoas se encarar em frente ao espelho é um grande desafio. Se for esse o seu caso, enfrente os seus medos, pois a medida em que for se habituando ao exercício, isso se tornará cada vez mais fácil. Quanto mais insistir, mais o seu nível de autocrítica irá baixar, dando espaço para a autoestima e a autoaceitação. Em breve, o espelho deixará de ser um inimigo e se tornará um amigo querido, o seu companheiro de diálogos positivos e empoderadores.

Dicas Para Desfrutar do Exercício do Espelho da Melhor Maneira Possível

Depois de saber mais a respeito desse método que pode te ajudar a aprender a se amar, confira dicas para desfrutar dele da melhor maneira possível.

Deixe os Julgamentos de Lado

Entendo que, a princípio, pode parecer um pouco estranho falar consigo mesmo olhando para o espelho. Além disso, se mora com mais pessoas, pode sentir vergonha de alguém que possa chegar. Contudo, é importante que deixe esses julgamentos de lado e avise aos seus familiares que precisa de privacidade para realizar um exercício que é importante para você e que fará com que se sinta bem. Aos poucos, irá se desprender e passar a enxergar essa experiência com mais naturalidade.

Apenas Se Olhe Por Alguns Minutos

Além de reconhecer o seu valor, esse exercício fará com que aprenda a amar a sua imagem. Então, dedique algum tempo para se olhar sem dizer nada, apenas apreciando os seus traços e características. Faça desse momento em frente ao espelho uma oportunidade para enxergar a sua beleza, que é maravilhosa porque é única. Assim, deixará de utilizar o espelho como um instrumento de autodepreciação para transformá-lo em uma ferramenta para se amar cada vez mais.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

Ouça na Essência Cada Palavra Que Disser

Para que o exercício do espelho realmente tenha um efeito positivo em sua vida é fundamental que realmente ouça e acredite nas palavras que disser. Afinal, de nada adianta repetir que se ama e que acredita em sua capacidade se isso não for confirmado na prática. Portanto, ouça e sinta cada frase na essência, dando para si a mesma atenção que daria a um amigo que está compartilhando contigo as suas conquistas.

Concentre-se no Momento Presente

Um ponto importante a ser considerado é que essa prática precisa da sua total concentração. Por isso é indicado que seja realizada antes de dormir, que é um horário em que é mais provável que o telefone não toque e ninguém o chame. De qualquer forma, lembre-se de manter o aparelho afastado, para que aquele seja um momento só seu, de intensa conexão e entrega.

O exercício do espelho é uma ótima maneira de se conhecer melhor e forçar a sua mente a reconhecer o seu valor. É uma forma de expressar a gratidão que sente por ser quem é e construir um laço poderoso consigo mesmo de motivação e amor-próprio. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar essa prática poderosa adiante!

 

Copyright:  606835706 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4774344sean