© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Dicas para controlar os sentimentos depressivos.

É comum sentirmo-nos abatidos vez ou outra devido a uma situação desagradável, um desapontamento, cansaço por levar uma rotina diária pesada ou mesmo acúmulo de responsabilidades.

Mas quando essa sensação de desânimo, falta de entusiasmo para fazer as tarefas, desmotivação para envolver-se em novos projetos permanece ao longo dos dias, semanas ou meses é importante que você passe a se observar com um pouco mais de atenção, pois estes podem ser alguns sinais de depressão.

A depressão é um distúrbio de humor, uma sentimento de vazio, perca de sentido, de prazer e engajamento que afeta todos os campos da vida do indivíduo. Ele se torna passivo e apático diante dos acontecimentos, praticamente assume a condição de plateia de sua própria história, por falta de energia suficiente para seguir adiante. Prefere se deixar ser conduzido e acaba abrindo mão de assumir a direção de seu destino.

A boa notícia é que a depressão pode ser curada, se tiver o acompanhamento de um profissional qualificado, o psicólogo ou um psiquiatra, que te ajudará a se autoconhecer, compreender as motivações de seus comportamentos e por fim, modifica-los para que você se torne a melhor versão de si mesmo!

Dicas de Como Controlar os Sintomas Depressivos

Ressignificação

Os erros e decepções são de grande importância para nosso crescimento e evolução, por isso não fique remoendo o passado, carregue apenas o que foi bom e construtivo, que contribuiu com você de alguma forma. Ressignifique, dê um novo sentido aos capítulos passados e saiba utilizar a sabedoria adquirida para escrever seu enredo ideal.

Gratidão

PSC

Agradecer é um dos hábitos que as pessoas felizes praticam diariamente, elas apreciam os detalhes da vida e enxergam a beleza contida na simplicidade.

Este ato nobre gera alto impacto positivo no estado de espirito das pessoas e a ciência comprova. Confira vídeo abaixo:

 

Sonhe!

Sonhar é uma forma de se visualizar alcançando metas e objetivos, é sentir metaforicamente todas as mudanças físicas e emocionais de um projeto concretizado. É permitir-se desfrutar das infinitas possibilidades que o mundo tem a lhe oferecer.

Todo ser humano possui necessidade de saber onde está e onde quer chegar, ter clareza de quem é e para onde vai, por isso, sonhar se torna indispensável para o equilíbrio emocional. Sonhar tem ligação com propósito de vida, uma motivação maior que dá sentido às suas ações e escolhas que determinarão a direção de sua vida.

Saia da zona de conforto

Tão importante quanto sonhar é agir. Saia da zona de conforto, pois sem prática os sonhos não terão valor algum, serão apenas ideias divagadas. Ouse fazer diferente, ouse ir além, você tem o controle de sua vida e mais ninguém!

Troque experiências

Somos seres relacionais, o que justifica a importância e efeito positivo de vivermos em comunidade. Ter um momento só para você é saudável para refletir, entrar em contato com seu Eu interior e exercitar o autoconhecimento, favorecendo seu crescimento pessoal, porém, se manter isolado demasiadamente gera desequilíbrio e estagnação do processo evolutivo.

Relacione-se, interaja, se interesse pelas pessoas, ouça histórias, se abra para novas experiências. Enriqueça seu repertório, você se sentirá extremamente vivo!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.