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Escassez de recursos – Como contornar esse problema?

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de outubro de 2020

Empresas de diferentes setores e portes podem se ver diante de um cenário de escassez de recursos, que pode ir desde a falta de insumos de produção até mão de obra qualificada. Nesse caso, é fundamental ter um planejamento focado em driblar as dificuldades e manter a posição conquistada no mercado.

A forma como o gestor resolve os problemas determina as chances de sucesso do seu empreendimento. Neste artigo, vou explicar com mais detalhes como essas situações de escassez podem se apresentar e quais são as estratégias para não deixar que elas afetem a produtividade da sua empresa.

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Escassez de recursos: o cenário

Como mencionei no início do artigo, os recursos escassos podem ser insumos básicos para a produção, ferramentas ou até profissionais qualificados para assumir postos estratégicos na companhia. O ideal é que o empresário identifique a potencial escassez antes que ela seja uma realidade, ou seja, quando ainda pode ser prevenida.

No entanto, de maneira geral, não é isso o que acontece, o mais comum é que os gestores descubram de um momento para o outro que não têm tudo o que precisam para manter a operacionalidade inteligente em andamento. Ao detectar a falta de um recurso de produção ou mesmo de mão de obra, é importante buscar formas de remediar essa falta enquanto não se tem solução definitiva.

Como contornar a escassez de recursos?

A seguir vou apresentar uma série de estratégias para contornar a escassez de recursos, de maneira a manter a sua companhia atuante no mercado.

1 – Prevenir é o melhor remédio

A melhor forma de lidar com a escassez de recursos é prevenindo-a. Por isso, é recomendado que os empresários façam uma análise a respeito das demandas corporativas que possuem e dos recursos que têm disponíveis para atendê-las. Com projeções simples é possível identificar potenciais gargalos.

Faça um mapeamento completo dos recursos, considerando desde a matéria-prima para a produção até os profissionais que atuam na sua companhia. Em relação aos colaboradores, é válido incumbir os líderes de setor a fazer uma avaliação periódica dos seus funcionários, identificando se existe alguma função que não está sendo devidamente atendida.

2 – Tenha sempre um plano B

Com o mapeamento indicado no tópico anterior devidamente feito, o gestor terá uma relação dos recursos mais relevantes para manter a sua empresa trabalhando. Esses dados devem ser usados para desenvolver estratégias com um plano B, ou seja, ter fornecedores reserva para o caso de uma emergência e soluções paliativas para os casos que demandem mais tempo para serem solucionados.

Você é feliz?

Considere que há situações em que a escassez de um determinado insumo é decorrente de algo incomum, como uma crise gerada por um desastre natural, por exemplo, sendo assim, inclua em seu plano B opções para substituir itens essenciais. Pense da seguinte forma: “Se a matéria-prima X desaparecer do mercado amanhã como posso substituí-la?”. Saber como agir para corrigir o problema gerado pela escassez de um recurso é o segredo para manter a operacionalidade.

3 – Adoção de metodologias sustentáveis

A escassez de recursos naturais, como a água, por exemplo, é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas e, obviamente, afeta também a capacidade produtiva das empresas. Adotar sistemas e metodologias de trabalho sustentáveis é uma forma de driblar eventuais dificuldades por ter um acesso reduzido a um determinado recurso.

Investir em projetos que possibilitem reduzir o uso de água na produção, captar energia solar para transformar em energia para sua fábrica, ter um programa de reciclagem, entre outras medidas, contribui para reduzir o impacto da falta de alguns recursos naturais, além de ser uma forma de trabalhar a imagem da sua empresa no mercado.

4 – Capacitação para seus colaboradores

Um dos recursos que têm se tornado cada vez mais escasso no mundo de maneira geral é o da mão de obra qualificada. Isso acontece devido a alguns fatores, mas especialmente pelo surgimento de novas áreas de grande relevância que ainda não contam com cursos capazes de formar profissionais completos para atender as exigências do mercado.

Qual é a melhor forma de lidar com essa restrição? Investir na qualificação dos profissionais que já fazem parte da sua companhia. Programas corporativos de capacitação que destinam recursos para cursos e aperfeiçoamento dos colaboradores oferecem grande retorno, pois garantem que os funcionários estejam preparados para assumir desafios cada vez maiores e os incentiva a permanecer na organização.

5 – Retenção de talentos

Obviamente que, além de investir na qualificação dos seus colaboradores, é importante criar um ambiente propício para a retenção de talentos, prevenindo, assim, uma nova escassez de talentos. Entre os fatores que contribuem para que profissionais tenham o desejo de permanecer em uma organização em médio e longo prazo estão: ter um plano de carreira com chances palpáveis de crescimento e benefícios.

No campo dos benefícios, um dos que têm grande impacto na decisão de permanência em uma companhia é o plano de saúde, especialmente nos casos em que abrange os familiares do funcionário. Investimentos na qualidade de vida dos seus colaboradores pode representar retornos exponenciais pela manutenção de um talento que pode ser difícil de substituir e por gerar mais produtividade.

6 – Atualização é sempre necessária

Identificar um problema e resolvê-lo é bastante positivo, mas não pode ser uma desculpa para se acomodar e deixar de olhar para outras questões relevantes. O gestor de uma empresa, independentemente do seu porte, deve estar sempre focado na atualização dos seus conhecimentos para se antecipar a mudanças bruscas que podem levar a novos períodos de escassez. Tenha em mente que nada permanece igual por muito tempo.

7 – Ouça os colaboradores e os consumidores

Quem trabalha diariamente para que a sua empresa se mantenha produtiva, assim como aqueles que compram seus produtos, têm muito a dizer. Ouvir as reclamações e sugestões pode contribuir não somente para se preparar para uma mudança de direção, como para identificar situações problemáticas que podem levar a uma escassez inesperada. Esteja sempre atento para o que os públicos relacionados à sua companhia têm a dizer.

Ao colocar essas dicas em prática sua empresa estará habilitada para lidar com situações de escassez e, melhor, preveni-las! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo com seus amigos empreendedores.

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