Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se acha uma pessoa preconceituosa? Responda essa pergunta para si mesmo, analisando o seu comportamento como um todo. Lembre-se que não é hora para se sentir culpado e sim para refletir e evoluir. Para que pense melhor, sugiro que continue fazendo a leitura do artigo, para que entenda, de fato, o que é preconceito, as suas consequências e por que ele deve ser evitado.

O Que é Preconceito e Por Que Ele Deve Ser Evitado?

Para entender o que é preconceito é preciso pensar na palavra em si e nos que ela nos diz. Então, observe: pré, significa o que ocorre antes, e conceito, é a compreensão que se tem a respeito de algo. Desse modo, preconceito é uma opinião que se forma antes de conhecer uma pessoa ou coisa. Então, quando alguém diz que o seu novo colega de trabalho é metido antes mesmo de conhecê-lo, está sendo preconceituoso e se baseando em uma ideia que não tem a certeza se é verdadeira.

O preconceito é prejudicial por conta de diversos aspectos, como te impedir de conhecer coisas que possa realmente gostar, por já julgar que não é bom. Isso se aplica a uma grande variedade de situações, que vão desde às mais simples, como não provar determinado alimento, por exemplo, quanto às mais impactantes, como deixar de abraçar uma oportunidade por não julgá-la digna. Além disso, quando é direcionado a uma pessoa, pode levá-la a sofrer e se sentir humilhada, algo pelo qual nenhum ser humano merece passar.

Como se pode ver, o preconceito nunca é positivo, mesmo quando direcionado a coisas e não à pessoas. Afinal, antes de formar uma opinião, é preciso conhecer, analisar, refletir. Não dá para, simplesmente, julgar que algo é ruim apenas por sua aparência, isso é cruel, tanto com o outro quanto consigo mesmo, pois está abrindo mão da oportunidade de conhecer coisas novas e evoluir.

A Relação Entre o Preconceito e os Estereótipos

Os estereótipos são imagens preconcebidas que se costuma ter a respeito de pessoas, situações ou coisas. O ato de se julgar que pessoas bonitas não são inteligentes, por exemplo, é fruto de um estereótipo que foi reforçado através dos tempos por preconceitos. Pense bem, existe um grande número de pessoas bonitas e acreditar que nenhuma delas é inteligente é considerar que todas são iguais, o que não é verdade.

Deduzir qualquer coisa sem conhecer uma pessoa de verdade, apenas com base na cor de sua pele, profissão, origem, orientação sexual ou qualquer outra característica é reforçar os estereótipos e, consequentemente, o preconceito, que é tão prejudicial para a nossa sociedade. Desse modo, ao invés de fazer com que as diferenças te façam se distanciar, torne-as um motivo para querer conhecer verdadeiramente aqueles que passarem pelo seu caminho. Tenho a certeza de que essa atitude irá lhe render lições poderosas.

5 Dicas Para Combater o Preconceito e Contribuir Com um Mundo Melhor

PSC

Se o preconceito não existisse, certamente viveríamos em um mundo melhor e mais justo. Ao invés de enxergar isso como uma ideia utópica, você pode fazer a sua parte e, assim, incentivar pessoas próximas a fazerem o mesmo, dando início a uma extraordinária corrente do bem. Confira as dicas a seguir e saiba como combater o preconceito dentro de você e ao seu redor.

1 – Permita-se Conhecer Algo Antes de Formar a Sua Opinião

Uma atitude primordial para combater o preconceito dentro de si é se lembrando da importância de conhecer algo antes de formar uma opinião. Afinal, assim como não é possível saber se determinado alimento é saboroso antes de prová-lo, não dá para dizer que uma pessoa não é inteligente ou competente sem conhecê-la. Contudo, vale lembrar que esse será um processo para o qual deve se dedicar, para que, sempre que se pegue formando uma opinião sem conhecimento, volte atrás e mude sua postura.

2 – Nunca Compactue Com Comentários Preconceituosos

Se estiver em uma roda de amigos ou entre colegas de trabalho, por exemplo, e alguém fizer um comentário preconceituoso, jamais compactue com isso. Concordar com os demais por medo de ser rejeitado é contribuir para o fortalecimento de uma ideia que pode prejudicar gravemente outra pessoa. Então, não tenha receio de ser criticado por não se igualar a preconceituosos e sim de causar um prejuízo a alguém por um mero capricho.

3 – Busque Sempre Ampliar os Seus Conhecimentos

Preconceito é sinônimo de ignorância, de falar a respeito de coisas que não sabe de fato. E a melhor maneira de combater isso é através do conhecimento e da informação. Para isso, busque sempre aprender mais, conhecer novas pessoas, culturas diferentes. Assim, quanto maior for a sua bagagem de experiências, menos ideias preconceituosas terá, pois aprenderá a respeitar e apreciar a diversidade que existe no mundo.

4 – Deixe os Julgamentos de Lado e Ajude

Além de todos os malefícios já citados que o preconceito pode causar, existe o fato de que muitos se baseiam nele e deixam de ajudar pessoas que precisam. Então, se deseja ser generoso, faça o bem sem olhar a quem, sem julgar a pessoa ou tentar deduzir o que a levou a estar em necessidade. Faça o que puder por ela porque acha que é a melhor atitude a ser tomada e porque deseja aliviar o seu sofrimento. Isso é ser bom de verdade.

5 – Combata o Preconceito

Para combater o preconceito, não basta não ser preconceituoso, é preciso lutar contra ele, mesmo quando não é direcionado a você. Nesse sentido, ao presenciar uma situação de discriminação, seja ela qual for, denuncie e não se mostre conivente com esse tipo de atitude. Nos casos em que perceber que existem riscos envolvidos, chame as autoridades competentes. Assim, estará atuando como um verdadeiro agente para colocar fim a um comportamento que é extremamente nocivo.

O preconceito coloca luz sobre o caráter de quem julga e não de quem é julgado. Portanto, se alguma vez perceber que teve um pensamento preconceituoso, pare e reflita a respeito, para que lute contra isso dentro de si e se liberte.

Copyright: Google –  formacao.cancaonova.com