Entendendo o Conceito de Eficiência Produtiva

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de março de 2017
Empresário segurando folha onde ilustra a eficiência produtiva

Den rise/Shutterstock Aumentar a produtividade reduzindo custos e mantendo a qualidade :são pressupostos da eficiência produtiva

Relacionado à economia, o conceito de Eficiência Produtiva diz respeito a quando a produção de determinado produto alcança seu maior patamar, sendo influenciada diretamente por fatores tecnológicos. Entretanto, para que isso ocorra, outros produtos acabam sendo sacrificados, ou seja, eles deixam de ser produzidos ou tem seu volume reduzido drasticamente.

Na prática, isso significa que existe um limite produtivo que faz com que a produção de determinados itens chegue à fronteira, sendo que se ultrapassá-la não será possível mais dispor eficientemente dos mesmos. A vantagem é que este sistema torna mais inteligente o uso dos recursos disponíveis, buscando sempre fazer com que as empresas produzam mais e gastem menos do que se usassem os meios convencionais.

Como Beneficiar a Empresa da Eficiência Produtiva

Cada empresa tem uma forma de gerar seus produtos, entretanto, muitas vezes isso não garante que ela vá produzir mais e melhor, o que leva as organizações a perderem parte dos seus insumos durante a produção e, muito dinheiro com estes desperdícios.  Para evitar isso é importante contar com processos bem estruturados e maquinários eficientes e modernos, que usem integralmente a matéria- prima, sem grandes perdas.

Outro ponto importante neste processo é o fator humano, ou seja, a mão de obra deve estar muito bem preparada para atender as necessidades da empresa e ajudá-la a produzir cava vez mais e melhor. Os processos são outro elemento importante, pois sem diretrizes claras e bem estabelecidas, por melhor que seja a equipe, a eficiência produtiva pode acabar ficando comprometida.

As metas são outro ponto forte, pois elas é que guiam todos ao alcance de determinados resultados e norteiam as ações da empresa. De forma geral é sempre fundamental em manter a qualidade, aumentar a quantidade e reduzir os custos progressivamente.

Por isso mesmo, esta é uma matemática que deve ser bem calculada, pois qualquer falha nestes processos pode limitar o sucesso da operação. Quando uma empresa consegue alcançar sua eficiência produtiva, significa que mesmo tendo deixado de produzir outro, ela fez a melhor escolha ao optar por determinado produto.

Para verificar se este direcionamento está verdadeiramente surtindo os efeitos desejados, é importante que a empresa faça um trabalho de acompanhamento dos seus processos produtivos, de modo a mensurar os resultados de suas ações e aferir se atingiram ou não o estado desejado. Para isso, podem ser utilizadas ferramentas de gestão empresarial – como Método Kaizen, Seis Sigma, o Ciclo PDCA e também utilizar o método de modelagem de processos, que ajuda a organização a levar práticas mais eficientes para o seu negócio.

E sua empresa, trabalha com eficiência produtiva? Tem metas claras e bem definidas e os resultados são sempre positivos? Comente e deixe sua opinião.

 

 

Deixe seu Comentário: