Método Kaizen e seu Papel no Desenvolvimento das Empresas  

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de janeiro de 2017
Método Kaizen escrito em destaque

Ionut Catalin Parvu’s/Shutterstock O método Kaizen pode ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa

De origem japonesa, o termo que deu nome ao Método Kaizen significa “mudança para melhor” e foi criada pelo engenheiro japonês chamado Taichi Ohno. Esta metodologia tornou-se conhecida e difundida mundialmente após ser adotada e aplicada nas linhas de produção da empresa Toyota que visava a melhoria contínua de seus processos.

O que é o Método Kaizen?

O método Kaizen é uma metodologia que foca no desenvolvimento e aperfeiçoamento constante em todos os âmbitos da vida humana: pessoal, profissional, familiar, social ou mesmo espiritual. Trata-se de uma filosofia que nasceu após o fim da segunda guerra mundial onde o governo propôs um novo projeto que visava reerguer a economia bem como melhorar as condições de vida e trabalho causadas durante o antigo governo e pelo pós-guerra.

Apesar de ser um método que pode ser aplicado em diferentes contextos da vida, ele é comumente utilizado no ambiente organizacional com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar processos, reduzir despesas, custos e gerir o tempo das atividades e serviços de forma eficiente.

Isso porque os ensinamentos do Kaizen partem do princípio de que todos os profissionais atuantes em uma empresa podem e devem maximizar, melhorar e potencializar, de forma contínua, suas competências bem como o cumprimento de suas atividades e tarefas.

Neste sistema, o capital humano é considerado parte fundamental para o bom andamento e funcionamento de uma organização. Sendo assim, o foco é valorizar as pessoas e o potencial de cada uma delas para que, assim, todas possam desenvolver seus talentos, habilidades, competências e manter sua motivação e energia de trabalho sempre.

Princípios do Método Kaizen

Confira três principais princípios que norteiam a filosofia kaizen:

  1. Reduzir e cortar todos os gastos e desperdícios desnecessários é fator fundamental;
  2. Toda a equipe de uma empresa deve estar comprometida com o método kaizen e seus resultados. Desde a hierarquia mais baixa à mais alta. Ou seja, desde os estagiários e auxiliares até os gestores e diretores;
  3. O método kaizen é uma metodologia econômica – acredita-se que as mudanças de comportamentos são um fator primordial para o alcance de resultados sem a necessidade de custos com recursos caros.

Benefícios do Kaizen para as empresas

Confira alguns dos benefícios que o método kaizen oferece para as empresas e organizações:

  • Redução e eliminação de gastos e desperdícios;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Maximização de resultados;
  • Aumento da performance profissional;
  • Melhora na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa;
  • Melhoria dos processos de trabalho;
  • Maior integração e comprometimento de profissionais e equipes.

E você, já conhecia o método Kaizen? Já vivenciou esta metodologia na prática? Compartilhe comigo o seu comentário e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

 

Deixe seu Comentário: