No dia a dia profissional, muitas vezes nos encontramos em situações que nos deixam intimidados ou que nos fazem ficar mais receosos de nos manifestar em público. O primeiro dia no trabalho novo, uma apresentação para os colegas, encontros com clientes difíceis: esses são alguns dos contextos em que pode ser necessário ter na manga uma dinâmica de quebra gelo.

Neste artigo, você vai conferir o que é uma dinâmica de quebra-gelo, quando ela deve ser utilizada, quais vantagens ela oferece e ainda vai conhecer algumas sugestões práticas. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Os momentos em que o gelo precisa ser quebrado

De fato, é normal ao ser humano, antes de mostrar-se ao mundo, certificar- se de que realmente está em um ambiente seguro e confortável. Com todos nós é assim. As empresas também reconhecem essa necessidade e, por isso mesmo, utilizam frequentemente as dinâmicas de quebra-gelo para integrar os seus colaboradores novos ou para estimular a interatividade de maneira geral, especialmente em contextos em que as pessoas tendem a ficar mais tímidas.

Isso acontece ao integrar um novo colaborador a uma equipe, antes de uma reunião que demanda uma participação mais ativa das pessoas, em um encontro mais extenso, em uma reunião com pessoas desconhecidas, e por aí vai.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

O que é uma dinâmica de quebra-gelo?

As dinâmicas são atividades práticas que fazem com que as pessoas interajam umas com as outras. Geralmente, há um aprendizado a ser extraído ao final deles. Por serem atividades práticas, a tendência é que esse aprendizado seja mais marcante do que uma simples palestra, por exemplo. Por isso as dinâmicas são tão utilizadas nas empresas, nas escolas, e encontros religiosos, entre outros contextos.

PSC

No caso da dinâmica de quebra-gelo, não necessariamente há uma lição a ser extraída. A ideia desse tipo de atividade é mesmo “quebrar o gelo”, isto é, fazer com que as pessoas se conheçam, interajam entre si e percam o medo e a timidez para conversar e “se soltar” naquele contexto específico.

3 exemplos de dinâmicas de quebra-gelo

Agora que você já sabe o que é uma dinâmica de quebra-gelo e para que ela serve, confira três exemplos de dinâmicas rápidas que ajudam a melhorar o clima no ambiente, a apresentar as pessoas do grupo de forma divertida e a torná-las mais confiantes para abrirem-se umas às outras e trabalhar em conjunto. Acompanhe!

1. Entrevista

Essa dinâmica simples consiste em reunir as pessoas do grupo, separadas em duplas, e convidá-las a entrevistarem-se. Assim, um colaborador deve agir como um repórter e entrevistar o outro, que deve responder questões simples, como: nome completo, profissão, cargo na empresa, uma atividade que gosta de fazer e música preferida, por exemplo.

Após os dois fazerem isso, além de escrever, fixar e conhecer o que o colega faz, os profissionais têm a chance de quebrar o gelo e abrir um canal de comunicação entre eles. Nesse momento, os participantes também podem descobrir interesses em comum, o que é sempre um bom ponto de partida para os relacionamentos, sejam eles pessoais, sejam profissionais.

2. Dinâmica do Autofeedback

Nesta dinâmica, cada pessoa escreve no papel alguns dos seus dados: nome, cargo, pontos fortes e de melhoria, uma frase, um filme marcante e um sonho, por exemplo. Depois, cada um deve pregar o seu papel na parede para que todos os colegas possam se conhecer um pouco melhor.

Todos devem fazer o mesmo, e cada um deve ler todos os autofeedbacks e buscar características em comum. No final, todos devem falar o que acharam da dinâmica e destacar aquilo que têm em comum com os colegas. É interessante investigar as características mais comuns que surgem no grupo, bem como as menos comuns.

3. Círculo de Apresentação

Nessa dinâmica bem divertida, é necessário que sejam formados dois círculos de pessoas, um dentro do outro. As pessoas que estiverem no círculo de dentro devem ficar viradas para fora, e as pessoas que estiverem no círculo de fora devem ficar viradas para dentro.

O instrutor deve tocar uma música, e cada círculo deve girar para um lado diferente. Quando a música parar, as pessoas que ficarem frente a frente devem se apresentar. A dinâmica deve ocorrer até que todos tenham se conhecido.

4. Encontre alguém que…

Nessa dinâmica, é importante preparar cartelas com frases que serão distribuídas a cada participante. Na cartela, devem constar frases (iguais para todos), como os exemplos a seguir. Encontre alguém que…

  • A cor favorita seja roxo;
  • Tenha viajado para outro estado nas férias;
  • O ritmo musical favorito seja o rock;
  • Prefira gatos a cachorros;
  • Saiba tocar algum instrumento musical etc.

A ideia é que as pessoas saiam pelo salão perguntando umas às outras as suas características, escrevendo abaixo de cada frase o nome da pessoa correspondente. Vence a dinâmica o participante que conseguir completar a cartela inteira primeiro, como se fosse um bingo. Depois, é preciso conferir se as pessoas anotadas pelo participante na sua cartela de fato têm as características em questão. É uma maneira de estimular a conversa e também de conhecer melhor os colegas.

5. Ping-Pong

A dinâmica do ping-pong é ótima para as pessoas que ainda não se conhecem se apresentarem e também para testar a memória de cada um. A ideia é que uma pessoa jogue uma bolinha de ping-pong (ou de qualquer outro tipo) para outra no círculo. A pessoa que receber a bolinha deve dizer o seu nome, a sua profissão e uma característica marcante.

Quando a última pessoa tiver respondido, ela deverá devolver a bolinha a quem a jogou, dizendo o nome, a profissão e a característica daquela pessoa, e assim sucessivamente. Essa atividade, portanto, testará a memória dos participantes e fará com que todos se lembrem da importância de prestar atenção aos que estão ao nosso redor.

As dinâmicas de quebra-gelo são importantes para que as pessoas se conheçam e se familiarizem umas com as outras, quebrando aquela atmosfera de timidez e de medo de falar. Coloque as sugestões acima em prática na sua empresa e aproveite!

E você, querida pessoa, já participou de alguma dinâmica de quebra-gelo? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!