trabalho-e-emprego

Diferença Entre Trabalho e Emprego

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de fevereiro de 2018

Sabia que embora muitas vezes usados como sinônimos, trabalho e emprego possuem conceitos diferentes? Basicamente, trabalho é aquilo que te motiva a se levantar da cama todos os dias e buscar resultados cada vez melhores, enquanto emprego é apenas a sua fonte de renda, algo que faz parte da sua vida por mera obrigação. Por isso mesmo, entender a diferença entre trabalho e emprego pode mudar a forma com a qual você enxerga e define a sua carreira e os seus caminhos profissionais completamente.

A Importância de Entender a Diferença Entre Trabalho e Emprego

Em um primeiro momento, pode parecer completamente irrelevante saber qual a diferença entre trabalho e emprego. Contudo, ao se aprofundar mais no assunto, entenderá o que estou querendo dizer. Depois de realmente entender essa diferença na essência será capaz de responder a seguinte questão: Você tem um trabalho ou um emprego?

Os profissionais que têm um trabalho possuem metas relacionadas a ele e também aquelas que englobam a vida pessoal. Nesse caso, os objetivos estão além da questão financeira, que também é importante, mas que não deve ser o principal estímulo. Já em se tratando de emprego, o foco está exclusivamente voltado para o salário, que é a única motivação. Não há satisfação e nem metas de crescimento e desenvolvimento, apenas se cumpre com as obrigações do cargo para receber ao final do mês.

No próprio dicionário é possível verificar essa diferença entre os dois conceitos. Por trabalho, entende-se a atividade que uma pessoa realiza para atingir determinado objetivo. Já a palavra emprego, se refere a uma ocupação definida através de um contrato.

Caso chegue à conclusão de que seu ofício atual é um emprego, se acalme. É natural passar por essa experiência e, em determinados momentos da vida, se faz necessário. Entretanto, é interessante que descubra o que pode fazer para encontrar uma oportunidade real de trabalho, algo que te dê energia para sair de casa todos os dias e dar o seu melhor. Lembre-se sempre que o mais importante não é onde você está, mas sim aonde quer chegar.

Como Transformar um Emprego em Trabalho

Muitos têm um emprego por não terem encontrado uma oportunidade na área com a qual têm afinidade ou porque ainda não se descobriram profissionalmente. Contudo, existem aqueles que já trabalham com o que gostam, mas, por algum motivo, vivem no automático, apenas cumprindo demandas, sem parar para pensar em seus objetivos e no que podem fazer para evoluir.

Refletir a respeito da sua carreira é o primeiro passo para repensar essa relação e, então, entender o que precisa ser mudado para que o seu emprego se torne um trabalho. Isso se faz necessário principalmente pelo fato de que a profissão ocupa uma parte considerável de nossas vidas, o que torna a satisfação profissional uma condição fundamental para a felicidade e para a construção de resultados extraordinários em nossa carreira.

Veja o que pode fazer para transformar a sua relação com o emprego, a fim de torná-la mais positiva.

Enxergue Além das Tarefas

Muitos indivíduos realizam suas tarefas de forma mecânica e sem entusiasmo por não enxergarem além do que aquilo que estão fazendo. Todos os setores de uma empresa são importantes e funcionam como uma engrenagem para que tudo aconteça de forma coordenada. Então, ao invés de enxergar a sua função apenas como de alguém que precisa vender, por exemplo, perceba o quanto ela é importante para que toda a organização funcione.

Se a sua tarefa consiste em entrar em contato com os clientes, procure ver além, entendendo que o resultado disso é efetuar muitas vendas e fazer com que os produtos ou serviços da companhia se tornem cada vez mais conhecidos no mercado. Além disso, veja o que pode fazer para que tenha resultados cada vez melhores, permita-se ir além do que lhe é delegado.

Trabalhe Com Propósito

Qual é o seu propósito na vida profissional? Apenas receber o salário ao final do mês ou realmente fazer a diferença? Ter um propósito é o mesmo que saber aonde quer chegar e como deseja ser lembrado pelas pessoas. Trata-se de algo realmente transformador e capaz de te levar a conquistar resultados extraordinários em tudo o que se propor a fazer.

Existe uma frase do grande pensador romano Sêneca que diz que quando um homem não sabe a que porto ele se dirige, nenhum vento será favorável. Quando não se têm objetivos a ação perde o seu sentido. Ao descobrir qual é o seu propósito em relação à sua vida profissional, saberá quais ventos são favoráveis e poderá finalmente ir à busca deles com mais clareza.

Substitua a Reclamação Pela Ação

Pessoas insatisfeitas geralmente extravasam o seu descontentamento reclamando sobre aquilo que lhes incomoda. Apesar de ser uma forma de desabafo, é um costume nocivo porque não traz nenhuma solução, apenas faz com que o problema se torne maior, causando ainda mais sofrimento. Então, ao invés de reclamar do emprego que tem, pense no que pode fazer para mudar essa situação.

Acredita que seja realmente o caso de buscar uma nova oportunidade ou é a sua forma de pensar e agir que está comprometendo sua satisfação? Antes de dizer que o seu emprego é ruim, pense no que pode fazer para se tornar melhor para ele e transformá-lo em um trabalho que te motive. De repente, aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, adotar uma visão mais positiva ou mesmo ter gratidão pela oportunidade. Substituir a reclamação pela ação é transformador e te levará a evoluir como pessoa e profissional.

Tenha Amor Pelo Que Faz

Nem sempre é possível começar a carreira já trabalhando com aquilo que faz os seus olhos brilharem, mas, ainda assim, dá para aprender a ter amor pelo que se faz. Obviamente, trabalhar com aquilo que se ama e ter total afinidade com a função é realmente incrível, mas essa não é a sua única chance de ter um trabalho no sentido que expliquei anteriormente.

Se você tem o objetivo de mudar de carreira para fazer o que ama, esse é mais um grande motivo para dar o seu melhor em sua função atual e, assim, conquistar sua meta mais rapidamente. Além disso, quanto mais se empenhar e se envolver com seus colegas e com as atividades da empresa, melhor irá se sentir e essa satisfação irá refletir em todas as áreas da sua vida.

Espero que ao entender a diferença entre trabalho e emprego você possa adotar uma nova visão sobre a sua vida profissional. Encontre o seu propósito e dê o seu melhor para alcançá-lo, e, com certeza, os resultados disso serão extraordinários!

Copyright: 645510031 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Deixe seu Comentário: