importancia-trabalho

Qual é a Importância do Trabalho na Vida das Pessoas?

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de abril de 2019

 

Tem quem veja o trabalho apenas como uma forma de garantir o próprio sustento. Porém, mais do que fornecer o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida de um indivíduo. Benjamin Franklin disse certa vez que “o trabalho dignifica o homem” e ele não estava errado em afirmar isso.

Trabalho tem a ver com outras questões que vão além do sustento. Trabalho tem a ver com pertencimento, participação. Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior. É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal. Para saber mais a respeito de qual é a importância do trabalho na vida das pessoas, continue a leitura.

Porque o trabalho é importante para as pessoas?

Esta é uma pergunta bastante recorrente nos ambientes de trabalho. Muitas vezes as pessoas questionam se trabalhar é realmente importante, independente do cargo ou dos rendimentos financeiros que tenha. O que motiva alguém a trabalhar?

A primeira motivação que se costuma ter na hora de procurar por um emprego é o sustento – seja o de si mesmo, seja da própria família. Mas, esta não é a motivação que mantém todos os profissionais do mundo exercendo suas funções. Tampouco é o que dá sentido para o trabalho.  Dentre os fatores que motivam os profissionais, estão:

1 – Desenvolvimento de habilidades

A prática leva a perfeição, certo? Por isso, muitas pessoas procuram experiências profissionais para desenvolver habilidades que possam contribuir com a ascensão profissional. Tais habilidades não serão desenvolvidas sem exercícios e vivência. Daí vem a motivação para trabalhar.

2 – Realização

Ver o resultado do trabalho feito é muito gratificante, independente da área de atuação. Testemunhar a felicidade de um cliente ao encontrar o produto que queria na loja, bater as metas de vendas ou trabalhar na construção de um grande edifício, tudo pode ser motivo de orgulho por ter contribuído para que aquilo se tornasse possível. A realização também motiva a ida ao trabalho.

3 – Relacionamento Interpessoal

A grande maioria dos profissionais trabalha de forma colaborativa com outros, o que permite que sejam criados laços de amizade e cooperação. Fazer parte de uma equipe que trabalha em prol de um mesmo objetivo é muito enriquecedor e motivador.

4 – Disciplina e Responsabilidade

Em qualquer tipo de empresa, seja como proprietário ou colaborador, é necessário cumprir regras em relação a prazos, horários e metas. Esse aspecto faz com que os indivíduos desenvolvam a noção de organização e disciplina que é muito importante para o seu desenvolvimento profissional.

Como você vê o seu trabalho?

Ter um propósito é o que diferencia as pessoas de sucesso daquelas que trabalham apenas porque é sua única opção de sobrevivência. Existe um conto muito antigo que ilustra muito bem essa diferença: Três pedreiros estavam trabalhando em uma construção, porém, quando alguém perguntou o que eles estavam fazendo, cada um demonstrou ter uma visão diferente. O primeiro disse que estava assentando tijolos; o segundo, preparando a massa; enquanto isso, o terceiro afirmou que estava construindo uma bela catedral.

Inspirado no conto, eu te pergunto: quem você quer ser? Um profissional que está apenas exercendo a função que lhe foi passada ou aquele que deseja realmente fazer parte de uma causa maior e contribuir para sua realização? Tenho a certeza de que os indivíduos que se encaixam na segunda categoria terão grandes oportunidades, tanto profissionais quanto de felicidade e satisfação.

Experimente ter uma nova visão sobre o trabalho que realiza. Se é um corretor de imóveis, por exemplo, ao invés de casas, venda sonhos e conquistas para outras pessoas. Essa pequena mudança de pensamento trará diversos benefícios e, inclusive, te ajudará a fechar mais negócios, pois a sua abordagem em relação aos clientes será outra e não apenas a de um vendedor que deseja receber sua comissão.

Exerça a gratidão pelo seu trabalho

Em tempos de crise econômica é bastante comum encontrar profissionais exercendo funções diferentes de sua formação. Se esse é o seu caso, aproveite o momento para se aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades. Além disso, saiba ser grato pelo trabalho que tem, pois mesmo que não seja o que sempre sonhou, poderá te proporcionar descobertas, aprendizado e crescimento e ser uma ponte para fazer aquilo que deseja no futuro.

No início, pode ser bastante desafiante sair de um emprego em que tinha um cargo mais alto e um salário maior para trabalhar em uma função considerada menos importante. Entretanto, procure sempre pensar que todas as profissões são relevantes. Em um hospital, por exemplo, desde os médicos até os responsáveis pela limpeza são fundamentais para que os pacientes recebam o tratamento adequado e possam se curar. Uma função não é capaz de suprir todas as necessidades do ambiente e a cooperação é fundamental.

Vale lembrar que ser grato pelo seu trabalho atual é diferente de se acomodar e não buscar o crescimento. O fato de ser agradecido pela oportunidade não impede que continue buscando evoluir e aperfeiçoar para ir à busca de suas metas. Aliás, a gratidão irá de ajudar a se manter motivado para prosseguir.

Dedicação ao trabalho x vida pessoal

Como você pode ver, o trabalho é realmente muito importante, mas não é tudo. Manter o equilíbrio entre o lado pessoal e profissional é fundamental para levar a vida de forma saudável, plena e feliz. Além disso, tentar se forçar a trabalhar durante mais horas do que a capacidade natural do corpo e da mente pode te levar a desenvolver problemas, como ansiedade, síndrome de burnout e estresse, por exemplo, que terão um impacto negativo sobre sua saúde emocional, mental e física e também em seu desempenho profissional.

Existem algumas fases da vida de um indivíduo em que o trabalho irá exigir um pouco mais de atenção, como, por exemplo, ao abrir um novo negócio ou se dedicar a um projeto especial. Contudo, manter uma rotina organizada e com tempo para descanso é indispensável para ter energia e conseguir conquistar seus objetivos e sonhos com saúde e equilíbrio.

E você, como anda a sua relação com o seu trabalho? Consegue enxergar um propósito em sua profissão, como no conto dos construtores? Reflita sobre isso e saiba que a transformação pode estar dentro de você, basta que saiba enxergar a sua vida através de uma nova visão e que busque encontrar sua missão de vida neste mundo. Sucesso!

Copyright: 716180086 – https://www.shutterstock.com/pt/g/beebright

Deixe seu Comentário: