Como Coach eu observo como muitas pessoas tem certa tendência a terceirizar suas responsabilidades e atribuir os acontecimentos de sua vida à sorte ou ao azar.  Estas pessoas gostam de repetir frases do tipo:

Ah, eu não jogo na Mega – Sena porque eu nunca tenho sorte!

– Sempre que vou ao estádio meu time perde… (Síndrome de Mick Jager)

– Fui assaltado porque sou uma pessoa muito azarada!

Convido você a ver estas situações sobre outra ótica. Sabe por que na realidade você não acerta a mega? Simples – você não ganha na loteria porque não joga, pois se não comprar um bilhete e fizer sua aposta, nenhuma pessoa e, nem você, terá mesmo qualquer chance. Isso não é má sorte, mas sim matemática e, claro, lógica pura.

Do mesmo modo, se o seu time sempre perde quando vai a estádio, o que explica o fato dele também perder quando você não está presente?  E pense comigo, com alta na criminalidade atual, ser assaltado pode acontecer com qualquer pessoa e, não exclusivamente com você. Não é azar, isso se chama inoperância da segurança pública.

Elimine suas Crenças Limitantes

Para evitar estas crenças limitantes, temos que aprender a avaliar melhor as situações e a assumir o papel de protagonistas da nossa história. Se não for assim, tudo que acontecer: de bom ou ruim, vamos acabar atribuindo a fatores externos e não à nossa dedicação, comprometimento, inteligência, erros, acertos e foco em atingir esse ou aquele resultado.

PSC

Para algumas pessoas esta terceirização funciona como uma espécie de fuga da sua realidade. – Não consigo crescer na empresa porque meu chefe não deixa; – Todos conspiram contra mim; – Não volto a trabalhar porque meu marido não deixa; – Sou grosseiro porque ele também é. E por ai vai…

Quando fazemos um autofeedback e nos permitimos ser verdadeiros, vemos que as coisas não são bem assim. Ai nós descobrimos que não crescemos, não porque nosso gestor não deixa, mas sim porque estamos estagnados na carreira; e entendemos que usamos estas desculpas para não ter que assumir as rédeas da nossa vida e encarar os desafios que ela, inevitavelmente, nos apresenta.

Pare de se Desculpar e Comece a Agir

Cada dia que deixamos de Ser o que queremos e Fazer o que gostamos, é um dia a mais que desperdiçamos em nossa vida.  Por isso, ser de luz, eu quero te fazer um poderoso convite: encare seus medos, limitações e TBC – Tire a Bunda da Cadeira. Esta é uma metáfora que sempre uso para dizer – Querida Pessoa – Pare de Reclamar e se Desculpar e Comece a Agir!

Vamos… Ninguém pode fazer isso por você. Você precisa Re-A-Gir e Mover-se. Incorpore o Poder da Ação e elimine as vozes na sua mente que dizem que você não é capaz, que vai fracassar; que não vai conseguir. Elimine as crenças limitantes que te fazem acreditar que você é vítima do azar e que foi esquecido pela sorte.

Faça a sua Sorte, escreva a sua história e não se esconda atrás de nada nem de ninguém. Permita-se mudar seu Mindset. Permita-se ir além!!