Com algumas dicas para empreender e muita determinação você pode se tornar um bem-sucedido dono do seu próprio negócio. Muitos brasileiros têm o desejo de dar início a uma empresa própria, mas se sentem intimidados pela falta de experiência na área. Esse não precisa ser um obstáculo quando se tem um planejamento consistente de como se posicionar no mercado. Confira as dicas e comece a sua jornada rumo ao sucesso!

7 Dicas para empreender sem ter experiência

O empreendedorismo é uma tendência que está em alta no mundo todo, períodos de crises econômicas são interessantes para o desenvolvimento de novas formas de inserção no mercado. Investir em um negócio próprio é uma forma de se manter obtendo retorno a partir o seu trabalho.

Abaixo listei 7 dicas de como ter sucesso empreendendo, mesmo ter experiência nessa área. Então, que tal começar a tirar a sua ideia do papel agora mesmo?

1 – Elabore um plano de negócios detalhado

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para estruturar o empreendimento antes de iniciar as suas atividades. Basicamente, o empreendedor deve analisar a situação atual do mercado em que irá atuar, as projeções para o futuro, definir quanto precisará investir para começar a operar, saber quanto capital possui (entendendo como obter o tanto que falta), qual o capital de giro ideal, entre outros.

Para ficar mais claro, vou dar um exemplo prático: João trabalha produzindo cadernos artesanais e deseja dar início a uma loja virtual para vender suas criações. Ele deverá verificar quais são as marcas com o mesmo padrão de qualidade e preço de seus cadernos que têm maior reconhecimento no mercado e identificar quais são seus concorrentes diretos.

Além disso, João deve fazer uma pesquisa que permita ter uma ideia de como está o segmento de cadernos artesanais neste momento: em alta, em baixa ou estável? O cenário tende a se manter igual ou passará por mudanças em breve? A recuperação econômica pode ajudar a alavancar as vendas de itens considerados não essenciais, como os cadernos.

PSC

Por fim, o empreendedor deve definir os custos para produzir os cadernos, manter a loja virtual operando e entregar os pedidos dos consumidores. Tudo o que gera um custo essencial para a operacionalidade deve ser considerado para mensurar quanto capital será necessário para iniciar suas atividades e definir um plano financeiro sustentável.

2 – Compreenda que empreender é um trabalho

Para muitas pessoas, empreender significa deixar de ter um chefe e ter mais controle sobre a administração do seu tempo. Contudo, é fundamental que o empreendedor de primeira viagem tenha em mente que abrir uma empresa demandará tempo e muito esforço.

Sendo assim, revise seus objetivos e propósito ao investir em um negócio próprio, tendo certeza de que realmente quer se dedicar a isso. Não ter experiência não é um obstáculo intransponível, porém, empreender sem foco sim.

3 – Leia sobre gestão de empresas

Em sites, como o do Sebrae, é possível ter acesso a uma grande variedade de conteúdos gratuitos sobre gestão de pequenos e médios negócios. Inclusive, o Sebrae também oferece cursos e orientações gratuitas para empreendedores. Buscar capacitação a respeito de processos de gerenciamento é essencial para quem está no processo de abertura de um negócio.

Iniciar sua jornada sem ter conhecimento não é uma barreira, mas é essencial se dedicar a reverter esse quadro, ou seja, buscar se informar a respeito de questões técnicas e práticas para ser bem-sucedido. Aprender os conceitos básicos de gestão é obrigatório para manter sua empresa próspera.

4 – Entenda quem é o seu público-alvo

Independentemente de ter experiência ou não como empreendedor, é essencial que o gestor de um empreendimento conheça profundamente o seu público. Isso significa entender qual é o perfil geral de consumidores dos produtos/serviços do seu segmento e identificar dentro desse grupo o subgrupo de consumidores que têm potencial para consumir a sua marca.

Para chegar a essa resposta é interessante considerar qual é o diferencial da sua empresa. Seus produtos ou serviços se destacam dos concorrentes por ter um preço mais acessível, por ter mais qualidade, por terem um sistema de entrega diferente? Essas questões podem ser respondidas observando o que foi traçado no plano de negócios feito no início da sua jornada empreendedora.

5 – Prepare-se para viver com um orçamento pessoal apertado

Essa é uma das dicas mais importantes de absorver quando se decide investir em um empreendimento próprio. Inicialmente, é necessário fazer reinvestimentos constantes para que o negócio possa se fortalecer e se consolidar no mercado. É comum que, no começo, os empreendedores não tenham um salário definido e, assim, precisem se adaptar para manter suas finanças pessoais dentro de um orçamento menor.

Algo especialmente relevante é entender que você não poderá fazer retiradas do lucro da empresa no começo das operações. O retorno do empresário vem com o tempo e depois que a empresa já está mais bem estabelecida, inclusive, é interessante definir de antemão um valor para salário empresarial, por exemplo.

6 – Especializar-se em sua área de atuação

Geralmente, quando uma pessoa decide empreender, escolhe uma área de atuação com a qual tem familiaridade, para manter sua empresa crescendo na preferência do público recomendo estar em constante capacitação.

Fique a par das novidades do mercado e pense em formas originais de resolver as demandas dos seus consumidores. Um dos piores erros que um empreendedor de primeira viagem pode cometer é deixar de se qualificar para atender com o máximo de assertividade o desejo do seu público.

7 – Tenha uma reserva financeira para a sua empresa

Muitas pessoas se dedicam a fazer uma poupança pessoal para evitar passar por apertos na vida, a mesma lógica vale para a sua empresa. Tenha uma reserva financeira para enfrentar situações inesperadas, como uma crise, por exemplo. O ideal é ter guardado o suficiente para manter seis meses de operacionalidade da sua companhia. No entanto, como esse pode ser um valor elevado para se ter no início, atente-se para ter pelo menos para cobrir três meses de operação. Isso significa que sua empresa poderá se manter funcionando mesmo que fique sem lucros nesse período.

Empreender sem experiência não precisa ser uma barreira para realizar seu sonho! Com dedicação e muito trabalho é possível chegar lá!