O processo de coaching é a arte de perguntar, gerando reflexão e autoconhecimento nas pessoas. Esse método auxilia fortemente os profissionais de recursos humanos e entrevistadores a serem cada vez mais eficazes na contratação de talentos ideais às necessidades e objetivos da empresa.

Nesse sentido, existem 4 perfis comportamentais, de acordo com o Coaching Assessment — ferramenta cientificamente comprovada e chancelada pela UFMG, que utilizamos nas nossas formações do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. São eles: Executor, Comunicador, Analista e Planejador.

Neste artigo, você vai conhecer melhor as características gerais de cada um desses perfis, bem como algumas perguntas que podem ser feitas para conhecer melhor os candidatos de um processo seletivo, de acordo com o seu perfil comportamental. Continue a leitura e saiba mais!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Os 4 perfis comportamentais

Na sequência, você vai conferir as principais características de cada perfil comportamental. É importante ressaltar que ninguém é 100% analista ou 100% executor, por exemplo. As pessoas têm diferentes porcentagens nesses perfis, sendo que um deles vai predominar. Confira!

1. Executor

O executor é um profissional muito autoconfiante, que pode até mesmo ser um pouco ditatorial e autoritário. Corajoso, ele gosta de colocar a mão na massa e se sente mais tranquilo quando percebe que está agindo em direção ao seu objetivo. Em geral, lida bem com os desafios, e até mesmo gosta deles. É competitivo e audacioso. Pode ser um pouco impulsivo, correndo riscos desnecessários. Tem uma postura dominante e, por isso, pode adquirir boas habilidades de liderança e supervisão nas empresas.

2. Comunicador

PSC

Assim como o executor, o comunicador também é um perfil que aparece elevado entre os líderes. São indivíduos com o dom da palavra, seja ela escrita ou falada. Além de serem articulados, conseguem organizar bem o pensamento antes de se comunicar. Além disso, tendem a ser mais empáticos e sensíveis, identificando os melhores jeitos de abordar cada pessoa. São persuasivos, entusiasmados e otimistas, contagiando quem estiver ao redor. Relacionam-se com facilidade e também sabem ouvir.

3. Planejador

O planejador é aquele individuo que tem ideias muito boas e que sabe como organizá-las para tirá-las do papel. Estável, calmo e paciente, pode ser uma ótima dupla para os executores, que precisam de alguém com mais “pé no chão” para desenvolver estratégias, antes de sair por aí agindo. O planejador também é mais conservador, mas é bastante persistente. Busca estabilidade e não lida muito bem com mudanças bruscas na rotina ou com a incapacidade de prever o que está por vir.

4. Analista

O analista, como o nome sugere, é aquele tipo de pessoa com uma atenção mais focada. Atento a detalhes, costuma ser responsável, organizado e perfeccionista. Controla bem processos e rotinas repetitivas e consegue identificar problemas e soluções antes dos colegas. Tende a ter um perfil mais calmo e introspectivo do que os demais. É aquele tipo de profissional meticuloso, autodisciplinado, preciso e um pouco conservador. Faz as coisas com cuidado, mas sem perder a produtividade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Perguntas essenciais para cada perfil comportamental

Abaixo, você conferirá algumas perguntas que você pode fazer a um candidato em uma entrevista de seleção. Se você aplicar o teste de perfil comportamental em uma etapa anterior às entrevistas, já saberá qual é o perfil predominante em cada candidato antecipadamente, podendo preparar melhor as suas questões. Confira!

  • Pergunte a um candidato com perfil executor alto:

– Como se sente sendo controlado?

A resposta talvez seja: Prefiro trabalhar de forma independente.

– Você se considera agressivo? Como lida com isso no relacionamento interpessoal?

Essa resposta lhe dará indícios de como o executor gerencia a sua agressividade.

  • Pergunte a um candidato com perfil comunicador alto:

– Gosta de trabalhar em um local tranquilo, sem contato com outras pessoas?

A resposta que poderá receber: Prefiro trabalhar em contato com outros.

– Você é pouco organizado? Conclui as coisas que começa?

Essa resposta lhe dará indícios de como o comunicador gerencia a sua organização e eficiência.

  • Pergunte a um candidato com perfil planejador alto:

– Como se sente trabalhando com muita pressão de tempo e muitas atividades ao mesmo tempo?

A resposta que talvez seja: Prefiro trabalhar com uma coisa de cada vez em ritmo estável.

– Você se considera rápido em executar tarefas? Poderia dar um exemplo?

Essa resposta lhe dará indícios de como o planejador lida com o ritmo e o trabalho sob pressão.

  • Pergunte a um candidato com perfil analista alto:

– Como se sente trabalhando em um lugar sem regras e padrões definidos?

A resposta que poderá receber: Sinto-me muito incomodado.

– Você se considera cético ou excessivamente realista?

Essa resposta lhe dará indícios de como o analista lida com o seu pessimismo.

Outras dicas para você refletir…

  1. Uma pessoa com “Executor” muito baixo terá aversão ao risco.
  2. Uma pessoa com “Comunicador” muito baixo não gostará de lidar com muitas pessoas.
  3. Uma pessoa com “Planejador” muito baixo não gostará de trabalhar em projetos muito longos.
  4. Uma pessoa com “Analista” muito baixo não gostará de trabalhar com tarefas muito detalhistas.

Quer saber mais sobre a arte e o poder de perguntar? Quer saber mais sobre como se tornar um Analista Comportamental?

Como seria se, em 8 dias no tempo do relógio, você pudesse viver uma jornada profunda de autoconhecimento e self empowerment, em uma formação técnica e comportamental que lhe ensinasse mais de 100 ferramentas de coaching e lhe desse uma oportunidade de uma nova carreira? Como seria?

Convidamos você a conhecer o universo dos processos de coaching por meio da nossa formação Professional & Self Coaching – PSC, realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC. Acredite, o PSC é um novo ciclo de transformação e evolução para cada um de seus participantes. O coaching, para nós, é uma filosofia de vida e um poderoso estilo de liderança.

E você, ser de luz, já identificou o seu perfil comportamental predominante? Qual é ele? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!