uniao-equipe-dicas

Dicas de Como Estimular a União de Equipe e Potencializar a sua Gestão!

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de agosto de 2019

Para que um grupo de profissionais dê bons resultados, a união de equipe é um elemento chave. Entretanto, não é incomum vermos nas empresas, colaboradores desunidos e trabalhando com a filosofia “cada um por si e Deus por todos”. Isso é extremamente negativo para os negócios e também para o clima do ambiente organizacional. Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir recomendações de como incentivar a união de equipe, potencializando a gestão do líder.  

Os benefícios de ter um time unido

A união de equipe pode parecer algo pequeno, mas em ambiente profissional ela é uma grande aliada para a produtividade, a qualidade e o alcance de metas. Na prática, ela coopera diretamente para fomentar a sinergia, o senso de grupo e a consciência coletiva. Além disso, ainda cria um ambiente colaborativo, aumentar a produtividade e potencializa qualquer ação e, consequentemente, os resultados destas. 

Infelizmente, quando acontece o contrário e os profissionais não se dão bem, o clima de trabalho é tenso, pouco amistoso e ninguém faz questão de colaborar com o outro para a realização das metas. Isso influencia diretamente nos resultados das ações, nos baixos índices do clima organizacional e na falta de estímulo para a elaboração de trabalhos futuros.  

Claro, como em um grupo de colaboradores todas as funções estão interligadas de alguma forma, quando não há união, o processo de construção de resultados acaba sendo totalmente comprometido. Portanto, uma empresa que não trabalha com ações internas para fortalecer os laços profissionais, técnicos e intelectuais dos colaboradores, corre o risco de perder muitas oportunidades. 

5 dicas para unir os profissionais 

A união de equipes, digo e repito, é essencial, pois uma organização não cresce se as forças, conhecimentos e experiências dos seus profissionais não forem somados em prol do seu sucesso. Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas poderosas de como unir seu grupo e potencializar a união de seu capital humano. Veja só o que selecionei para você aprender mais: 

  1. Gerencie os conflitos com estratégia: isso quer dizer, gestor, que você deve urgentemente identificar quais são as fontes de desentendimentos entre as pessoas da sua equipe e buscar eliminar esses focos o mais rápido possível. A falta de sinergia muitas vezes é causada por problemas de relacionamento que podem ser resolvidos com a intervenção do líder. Procure então compreender estas lacunas, os atritos e aplicar estratégias efetivas para lidar com este problema. Além de aumentar a qualidade e a produtividade do trabalho, essa atitude também coopera para aumentar os índices positivos de clima organizacional.
  2. Alimente o senso de coletividade: transmitir a ideia de consciência coletiva por meio de palavras, ações e exemplos é essencial para que seus profissionais desenvolvam sinergia e possam se unir para trabalhar em conjunto com debates saudáveis. Quando todos se respeitam e reconhecem a importância e as capacidades e habilidades de cada um, assim como o seu papel na construção de resultados, fica muito mais fácil trabalhar e conviver juntos. Para isso, o gestor deve mostrar bons exemplos e incentivar o trabalho em equipe, a troca de experiências e ideias e ainda fomentar sempre a atuação conjunta dos profissionais.
  3. Mostre que a união realmente faz a força: este é um dos poucos clichês que são reais. Você pode até caminhar sozinho, mas com certeza se for junto, irá mais rápido. Um bom exemplo disso são os exércitos, formados não por um, mas por milhares de soldados que possuem o objetivo de vencer. Esta é só uma ilustração de como a ideia de “juntos somos mais fortes” é um lema que deve ser defendido com unhas e dentes por seu líder. Tente fazer isso uma vez e colha os bons resultados. Isso só prova que a força coletiva traz realmente resultados extraordinários!
  4. Ensine pelo exemplo: como eu já disse de outras formas acima, uma das formas mais eficientes de um líder ensinar algo valioso para os seus liderados, é provar as falas com ações. Isso significa que o líder não deve somente estimular o trabalho em grupo, como participar dele como puder. Mais do que isso, ele também deve mostrar que tem esse comportamento em relação aos outros membros da gestão.
  5. Invista em coaching em grupo: se as dificuldades de sua equipe trabalhar em conjunto estão ficando mesmo complicadas, talvez seja preciso recorrer a profissionais externos. Uma excelente forma de trabalhar este problema de forma assertiva e rápida é por meio do coaching em grupo, um processo voltado para resolver lacunas e potencializar competências e habilidades coletivas, impulsionando resultados. O método usa de técnicas eficazes que podem ser adaptadas para cada tipo de empresa e cada tipo de time, atingindo realmente os pontos que precisam de desenvolvimento.

Agora que você já sabe que a união faz a força, aplique estas dicas poderosas em sua equipe e potencialize o sucesso de sua gestão em todos os sentidos. Para começar, é ideal que você faça uma análise do time para encontrar quais são os pontos que precisam ser fortalecidos e aqueles que precisam ser desenvolvidos, pois atrapalham muito o dia a dia.

Após isso, faça um planejamento e estabeleça quais são as metas e o tempo que você tem para cumprir. Converse com o grupo sobre suas ideias e espere que eles deem um feedback a respeito da estratégia. Essa discussão pode contribuir para que você aprimore o plano e ainda deixa todos na mesma página.  

Além disso, busque também fazer uma auto reflexão, afinal, o trabalho do seu time é parte do que você ensina e gere todos os dias. Saiba que o coaching também tem formações individuais para líderes que desejam evoluir para se destacarem mais no mercado e formar times cada vez melhores.
As técnicas especializadas contribuem para que você desenvolva as suas habilidades individuais e aquelas mais relacionadas à liderança. Dessa forma, você sai um profissional fortalecendo e mais preparado para os desafios que um dia a dia profissional pode trazer.  

E mais, continue acompanhando minhas postagens diárias e também minhas redes sociais, pois sempre disponibilizo conteúdos interessantes para você.

 

 

Copyright: Worradirek/Shutterstock

Deixe seu Comentário: