No dia 14 de março de 2018, o mundo perdeu o grande cientista Stephen Hawking, mas seu legado certamente será lembrado para sempre. Curiosamente, ele partiu no dia em que, há 139 anos, nasceu outro grande gênio, Albert Einstein, e a sincronicidade não para por aí, já que ele nasceu em 8 de janeiro de 1942, data em que, 300 anos atrás, Galileu Galilei se despedia da vida na terra. Portador de esclerose lateral amiotrófica, doença que paralisa os músculos do corpo, Hawking foi, e continuará sendo, uma grande inspiração para todos nós.

Quem Foi Stephen Hawking?

Apesar de ser uma personalidade mundialmente conhecida muitos ainda não têm consciência a respeito da magnitude do trabalho de Stephen Hawking. Basicamente, ele foi alguém que transformou assuntos científicos complexos em conteúdos que pudessem ser entendidos por um maior número de pessoas. Se antes os livros de ciência, em sua maioria, eram consumidos apenas por profissionais da área, depois dele, o público de leigos interessados pelo assunto aumentou de maneira significativa.

Além de sua inteligência ímpar, é considerado um grande exemplo de superação por conta de sua doença. Os sintomas começaram a aparecer quando ele estava na universidade e notou que estava tropeçando e levando tombos mais do que o normal, porém, resolveu guardar isso para si. Até que, aos 21 anos de idade foi diagnosticado com ELA; a sigla para esclerose lateral amiotrófica, uma patologia que faz com que os nervos que controlam os músculos sejam paralisados, comprometendo os movimentos do corpo. Na época, os médicos deram a Hawking à expectativa de apenas mais dois anos e meio de vida. Viveu muito mais!

Em uma oportunidade, o cientista afirmou que, de certa forma, havia se tornado quem era por conta da doença. Isso porque, antes do diagnóstico, não levava os estudos muito a sério e passou a se dedicar mais após receber a notícia. Apenas quando percebeu que talvez não fosse permanecer vivo por muito tempo que se sentiu motivado a honrar cada dia, se dedicando a algo que gostava muito, a pesquisa científica. Foi através dessa força que, contrariando os médicos, viveu mais de 50 anos e deixou a sua marca na história da humanidade e da ciência.

O Legado e os Ensinamentos Deixados Por Stephen Hawking

Veja quais são as principais marcas que este grande gênio da ciência deixou para a humanidade e inspire-se com sua história de superação, força e dedicação.

Popularização da Ciência

No passado, os cientistas eram vistos de forma completamente como são vistos hoje. Até mesmo as pessoas que gostavam de ciência eram consideradas nerds e alvos de chacota nas escolas. Depois do sucesso alcançado por Hawking ao participar de programas de TV famosos, como Os Simpsons, The Big Bang Theory e Star Trek, lançar diversos livros e ter, até mesmo, um filme contando sua história, gostar de ciência se tornou motivo de orgulho. Muitos jovens começaram a se interessar mais pelo assunto, o que certamente influenciou nas escolhas de muitos em relação à vida profissional.

PSC

É como se ele tivesse construído uma ponte que uniu pessoas comuns à ciência, mostrando que qualquer um é capaz de ampliar os seus conhecimentos e entender mais a respeito do universo. Seus livros fizeram tanto sucesso porque todo o conteúdo foi pensado para facilitar e compartilhar conhecimentos considerados complicados e inatingíveis por muitos. Uma de suas obras mais conhecidas, “Uma Breve História do Tempo”, vendeu milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzida para mais de quarenta idiomas, números que são extraordinários, principalmente por se tratar de um livro com tema científico.

Diagnóstico Nem Sempre é Destino

Quando recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica e a curta expectativa de vida, em 1963, Stephen Hawking poderia ter desistido e deixado os estudos e as pesquisas de lado. Mas, ele fez diferente e, ao perceber que talvez não tivesse outra oportunidade, começou a honrar cada dia, ampliando seus conhecimentos e se dedicando a algo que ele amava, fazendo da ciência o seu propósito. Se não tivesse agido dessa forma, talvez nem tivesse vivido tantos anos.

A sua força e resiliência são marcas que este grande homem deixou dentro de cada um que o admirava e conheceu sua história. Apesar de a doença ter trazido limitações, elas não o impediram de ter uma carreira brilhante, se casar, ter filhos, construir sua família. O comunicado de seu falecimento enviado à imprensa pelos seus quatro filhos dizia: “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem, persistência e humor inspiraram pessoas em todo o mundo”.

A Importância de Ter uma Atitude Positiva

Uma das frases de Stephen Hawking mais conhecidas era: “Você tem que ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra”. Certamente, o seu bom humor e seu pensamento positivo foram alguns dos segredos para que ele vivesse 55 anos com uma doença que limitou todos os movimentos de seu corpo, mas não impediu a sua mente brilhante de continuar fazendo descobertas de grande importância para a ciência mundial.

A forma como enxergamos uma adversidade é decisiva sobre como ela irá impactar em nossas vidas. Se Hawking tivesse acreditado que aquele diagnóstico seria o fim, provavelmente hoje não estaríamos falando a respeito dele e do seu legado, porque talvez o mundo nem chegasse a conhecê-lo. Obviamente, devem ter havido momentos delicados e dolorosos em sua trajetória, mas nada que fosse capaz de vencer a força da sua positividade. Mesmo ele sendo declaradamente ateu, podemos dizer que, de alguma forma, tinha fé, em si mesmo, no universo e na ciência, o que foi essencial para que superasse todos os obstáculos que surgiram em seu caminho.

Realmente, a trajetória de Stephen Hawking é extremamente inspiradora e merece ser divulgada e compartilhada para que mais pessoas aprendam através do seu exemplo. Seu legado é brilhante porque reúne grandes feitos no âmbito da ciência com sua superação, nos ensinando que a forma como encaramos a vida é decisiva em relação ao nosso destino. Compartilhe este artigo em suas redes sociais e passe esse exemplo extraordinário adiante!

 

Copyright: 536721940 – https://www.shutterstock.com/pt/g/koca%20vehbi