ter-atitude

Como Ter Atitude Pode Mudar sua Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de fevereiro de 2018

Atitude é a maneira de se comportar, agir e reagir diante de alguma circunstância. No processo de Coaching, a atitude pode ser motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada, representando, então, a capacidade que um indivíduo tem de sair da zona de conforto em busca da felicidade.

O mais importante não é o quanto de conhecimento determinada pessoa tem ou apresenta ter, e, sim, o que ela faz com ele. Comunicação, comprometimento, engajamento, controle e inteligência emocional, capacidade de liderança, essas características são buscadas pelos famosos “caça talentos”, mas elas não são o bastante se não forem acompanhadas por uma pitada de encorajamento e atitude para colocá-las em prática e demonstrar todo seu potencial.

Como Ter Atitudes Mais Positivas

Sair da rotina requer mudança de pensamentos, atitudes, jeito de andar, se portar etc. Mudar de vida é tomar atitudes que façam a vida mudar, ou seja, despertar a própria consciência e estabelecer uma meta a ser alcançada. Atitudes diferentes trazem resultados diferentes. Atitudes iguais trazem os mesmos resultados.

Qualquer mudança só acontece se houver ação, atitude e iniciativa. Sem esses elementos não há mudança. Para isso, é necessário deixar de lado a enrolação e encarar os desafios com coragem e força de vontade, se superando todos os dias. Agir é um dos fortes hábitos das pessoas autoconfiantes.

Se uma pessoa não gosta do seu emprego e todos os dias vai trabalhar infeliz, não acontecerá mudança nenhuma na vida dela. A atitude, nesse sentido, é a aptidão livre de uma pessoa dada à forma de vida em geral a uma designação restrita desta.

Os indivíduos, em sua vida, experimentam diversas surpresas que estão a uma grande distância de serem incentivadas pela sua espontânea escolha. A atitude positiva, por exemplo, de determinado indivíduo tem como essência utilizar os recursos que tem para solucionar as suas dificuldades e problemas do dia a dia.

Na realidade, o que acontece é que a relevância de um indivíduo mediante uma forma de agir positiva foca-se sobre o que possui, ao invés de lutar, por exemplo, pelo que falta.  Dessa forma, a atitude negativa se torna uma fonte inexaurível de problemas e sentimentos de derrota.

De modo amplo, os indivíduos quando estão em estado depressivo começam a ter esse tipo de atitude em sua vida. Essencialmente, a pessoa que tem uma atitude negativa focaliza a sua atenção em elementos que são essenciais para a sua vida e não os possui, como “amor, dinheiro, saúde, felicidade” etc.

Exemplos de Profissionais de Atitude na Empresa:

No mercado de trabalho, ter atitude e estar sempre em constante contato com ela é fundamental para garantir o sucesso e a caminhada profissional. Por vezes, enfrentamos situações complicadas como a falta de foco, a estagnação e até mesmo algum problema que podem atrapalhar na jornada, afetando na produtividade e na alegria de ir trabalhar. Entre os pontos principais de atitude na empresa, o colaborador deve ter:

  1. Satisfação: o profissional se sente satisfeito com a sua função e trabalho, exercendo atitudes positivas, auxilia a sua equipe a conquistar bons resultados. Deixa transparecer a todos sua satisfação e alegria por fazer parte daquele grupo.
  2. Envolvimento: o profissional se sente envolvido com o trabalho e isso é positivo para o profissional, pois consegue tomar iniciativas, resolver problemas e buscar soluções bem mais rápido que uma pessoa que não está inserida no contexto organizacional.
  3. Comprometimento: é fundamental para o profissional que queira se destacar, pois mostra seu empenho de, realmente, alcançar o sucesso.

Claro que nem sempre esses pontos são executados com sucesso e quando estamos diante dessas e outras dificuldades, precisamos buscar na mudança de atitude formas para contornar o momento ruim, retomando o caminho da alegria no trabalho. Veja abaixo cinco dicas para mudar de atitude no trabalho:

  • Procure trabalhar a habilidade de negociação. Não estamos falando aqui exatamente dos cálculos matemáticos ou de dinheiro, mas sim de saber ouvir os colegas, se relacionar melhor com eles, entender suas necessidades e ser flexível na hora de atender pedidos de ajuda ou solicitações de trabalho.
  • A expressão corporal pode dizer muita coisa, mesmo que você não abra a boca. Mude essa atitude, caso esteja passando uma mensagem negativa. Cuidado com a postura, tom de voz e outras situações que podem atrapalhar a atitude mais positiva na empresa.
  • Seja proativo, ofereça ajuda, demonstre o interesse em fazer parte do sucesso da empresa. Vestir a camisa e estar sempre disposto é uma boa alteração de atitude no ambiente de trabalho.
  • É normal termos dias ruins, mas tente ser simpático sempre que possível. Cumprimente as pessoas, converse com os colegas, seja acessível e simpático. Agradecer também é uma ótima forma de atitude!
  • Mude a maneira com que você se comunica com os demais companheiros de trabalho. Investir na comunicação é importante para você passar a mensagem mais clara, estabelecer um bom diálogo e construir relações saudáveis com todos os seus colegas.

Alguns Exemplos de Atitudes Sustentáveis:

Outro quesito que influencia diretamente em nossa atitude é pensar no meio ambiente. Estamos vivendo, já há alguns anos, um período complicado em termos de problemas ambientais e outras situações relacionadas que demandam nossa atenção. A sustentabilidade surge para que cada um faça sua parte e, por isso, é importante mudar alguns conceitos e adotar atitudes sustentáveis que serão benéficas para o meio ambiente e até para nós mesmos no dia a dia. Nesse sentido, pense nas seguintes dicas:

  1. Economize de água.
  2. Recicle seu lixo.
  3. Utilize o biocombustível.
  4. Não desperdice alimentos.
  5. Apague as luzes.
  6. Economize mais energia.
  7. Reduza as impressões no trabalho.
  8. Utilize menos copos e plásticos.
  9. Saia menos de carro.
  10. Plante árvores ou até seus alimentos.

Fazer o bem para o meio ambiente, cuidar do planeta, são atitudes positivas que vão influenciar diretamente no seu bem-estar e na forma de encarar a vida. São pontos fundamentais para ter uma atitude melhor nos demais segmentos.

“Para ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” Essa é a reflexão de um dos homens mais bem-sucedidos do mundo, Steve Jobs. Ou seja, se você não toma a atitude de procurar o que te faz feliz, acaba desistindo da vida e se torna uma pessoa frustrada. Pense nisso e deixe sua mensagem para aqueles que também buscam uma mudança de atitude. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve o recado de ter uma atitude mais positiva para os seus amigos e familiares!

Deixe seu Comentário: