valuation

Descubra o que é Valuation e saiba como calcular o valor da sua empresa

Por: José Roberto Marques | Blog

Você saberia responder prontamente quanto sua empresa vale? Essa é uma questão difícil, mas que precisa estar bem clara para os empreendedores. O conceito de valuation é um grande aliado para chegar a uma resposta em relação a essa percepção. No entanto, deve ficar claro que esse conceito oferece uma perspectiva variada a respeito de valor, uma vez que adota também fatores subjetivos.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é valuation?

Em linhas gerais, valuation é o processo que permite estimar o valor de uma empresa para a captação de investidores ou mesmo para a sua venda. Esse é um processo quantitativo, mas que também considera fatores subjetivos para chegar a uma resposta consistente, afinal, é necessário decidir quais serão os dados levados em consideração para efetuar o cálculo.

Um resultado, para ser confiável, deve se basear na observação do cenário atual do mercado e de critérios relevantes para estimar o valor do empreendimento. Uma empresa que está há pouco tempo no mercado terá dificuldades em chegar a um valuation consistente, uma vez que tem um histórico curto de dados para considerar.

Por que é importante calcular o valuation?

O conhecimento do valor real da sua empresa é essencial para entender quais são seus pontos fortes e aqueles que precisa desenvolver, buscando potencializar os primeiros e reduzir os últimos. O processo para determinar esse valor oferece uma imersão na realidade do seu negócio, adentrando especificidades da sua estrutura de operação.

Tendo esse conhecimento de valor alinhado com a realidade, é mais fácil negociar assertivamente a participação societária de um investidor ou a venda da companhia. Empreendimentos que não se baseiam no cálculo do valuation podem ter dificuldades por estabelecer valores muito elevados e fora das possibilidades reais do mercado.

Para quem deseja consolidar a sua marca, também é relevante conhecer o valor da empresa, pois isso possibilita projetar comportamentos de crescimento adequando suas estratégias.

Como fazer o cálculo de valuation da sua empresa

Há três métodos de calcular o valuation de uma empresa: através da renda (Fluxo de Caixa Descontado), através do mercado (Múltiplos ou Cotação) ou através dos ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil). A seguir vou apresentar cada um desses métodos.

Cálculo do valuation através da renda

Esse é o método de cálculo de valuation mais utilizado pelas empresas em geral e tem como base a projeção de fluxo de caixa futuro. Nesse método é necessário passar por três passos:

1 – Fazer a estimativa do fluxo de caixa

O gestor deverá fazer uma projeção do fluxo de caixa (valor recebido menos o valor gasto) para os próximos 5 a 10 anos. Atenção que é necessário ter o conhecimento do histórico do fluxo de caixa de períodos anteriores para conseguir fazer a estimativa para períodos seguintes. Gestores que têm uma rotina financeira mais organizada com o armazenamento de dados terão mais facilidade nessa etapa.

Você é feliz?

2 – Calcular a taxa de desconto

O cálculo da taxa de desconto, também chamada de WACC, é essencial para trazer o fluxo de caixa para o presente. Aliás, é exatamente por isso que esse método é conhecido como o do Fluxo de Caixa Descontado. Essa taxa leva em consideração os riscos envolvidos na atividade, bem como as eventuais oportunidades de investimento.

Considere o seguinte cenário, um investidor que aplica seu dinheiro no Tesouro Direto com retorno de 12% e que pode optar por investir na sua empresa. É necessário ter um bom argumento para convencê-lo a deixar de apostar em um investimento seguro, como o Tesouro Direto, para investir em um negócio suscetível a dificuldades. Nesse caso, o argumento é ter um retorno de mais de 12%.

3 – Trazendo o cálculo para o presente

Tendo a projeção do fluxo de caixa para os próximos cinco ou dez anos, além da taxa de desconto, é possível fazer o cálculo assertivo do Fluxo de Caixa Descontado. No Excel, o gestor deverá usar a fórmula básica do Valor Presente Líquido (=VPL). Tendo feito todas as etapas com atenção, é possível chegar ao valor que seu empreendimento possui.

Cálculo do valuation através do mercado

Esse é o método de cálculo do valuation para empresas que não têm lucro e nem ativos para considerar. Nesse caso, o cálculo de valor considera os chamados múltiplos, trata-se de uma metodologia que considera que empreendimentos iguais têm valores similares. Em suma, o método compara o valor entre companhias semelhantes, que sejam do mesmo segmento, por exemplo.

Em comparação com os outros dois métodos, é o sistema mais simples para o cálculo do valuation, pois não considera fatores específicos da organização. Contudo, também não é um método com muita exatidão. Para usar essa metodologia, é necessário decidir quais serão os indicadores comparados.

Indicadores do cálculo de valuation através do mercado

Abaixo apresentarei os indicadores que podem ser utilizados para efetuar a comparação.

Múltiplos de lucro: usa como base o Preço por ação (P) dividido pelo Lucro por ação (L), esse valor é comparado com o de outras companhias.

Múltiplos de faturamento: determina o preço a partir do valor de faturamento mensal de um empreendimento. Você já deve ter ouvido que a companhia X vale entre 5 ou 7 vezes o valor do seu faturamento mensal.

Múltiplos de valor patrimonial: consiste na divisão entre o valor de mercado pelo patrimônio líquido da organização.

Múltiplos de receita: indicativo menos influenciado por regras contábeis.

A escolha dos indicativos varia conforme o setor e a localização da companhia.

Cálculo do valuation através de ativos

Esse é o método de cálculo do valuation destinado a companhias em dificuldade que estejam apresentando lucro zero ou negativo. Em vez de ter um valuation ruim, usando o método do fluxo de caixa descontado, é possível considerar os ativos que possui, ou seja, seu maquinário e outros patrimônios. É um excelente método para empresas que têm uma estrutura com valor elevado.

Com esses métodos de cálculo de valuation é possível chegar a uma resposta mais assertiva a respeito do valor da sua empresa.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: