Afeto é um sentimento de estima e de querer bem a outra pessoa. No entanto, para que as pessoas saibam o afeto que existe entre elas, é importante encontrar meios de expressar esse sentimento. Por sorte, o afeto permite diferentes linguagens, isto é, diferentes atitudes que possibilitam que essa emoção seja concretizada e comunicada.

Muita gente acredita que apenas o “eu te amo” é a frase capaz de expressar esse sentimento tão nobre. No entanto, é importante ressaltar que há várias pequenas atitudes do dia a dia que revelam o quanto uma pessoa é importante para você. Será que você tem colocado essas ações em prática? Então, continue a leitura do artigo a seguir!

1. Ouvir

Ouvir o que o outro tem a dizer é um gesto de puro afeto. Significa que você está dedicando o seu tempo e a sua paciência para compreender o universo daquela pessoa, colocando-a como sua prioridade, ainda que momentaneamente.

Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa para melhorar o seu dia é desabafar, saber que tem com quem contar. Mesmo que você não seja capaz de dar um conselho, o indivíduo se sentirá reconfortado pelo simples fato de que alguém se dispôs a ouvir aquilo que ele tinha a dizer. Hoje em dia, a correria do dia a dia tem “roubado” essa capacidade das pessoas de ouvirem uma à outra com atenção plena.

2. Compartilhar o seu dia

Da mesma maneira que ouvir o que o outro tem dizer é uma manifestação de afeto, o mesmo pode ser dito de compartilhar o seu dia. Relatar o que você fez, o que você pensa, o que você sente, enfim, abrir-se com alguém, é uma demonstração de afeto porque revela o quanto você confia naquela pessoa.

Mais do que isso, é uma maneira de mostrar a ela que você deseja que ela participe do seu mundo e da sua vida. Incluir o outro nas suas decisões, na sua rotina e nos seus sentimentos revela que você quer mantê-lo por perto. Essa proximidade é uma pura expressão afetiva.

3. Abraçar

PSC

Além das palavras, é importante que nos lembremos de que o toque e os gestos físicos também comunicam diversos sentimentos, muitas vezes com mais intensidade do que quando os verbalizamos.

O abraço, por exemplo, é uma linguagem corporal que une os dois corações e permite que os braços de um forneçam calor e carinho ao outro. Estudos têm indicado que um abraço pode oferecer dezenas de benefícios, como: liberar ocitocina (o hormônio do amor e da felicidade), reduzir o cortisol (o hormônio do estresse), amenizar a ansiedade, liberar dopamina (o hormônio do bem-estar), reduzir a pressão arterial e a velocidade dos batimentos cardíacos e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

4. Aconselhar

Um conselho é uma sugestão de como a pessoa deveria agir ou entender uma determinada situação. É uma forma de ajudar alguém que está passando por uma situação difícil, seja um problema já identificado ou uma dúvida sobre como proceder.

Quando você aconselha alguém, está dizendo à pessoa que se importa com ela, demonstrando que entende a sua situação e compartilhando o que faria se estivesse no lugar dela. Trata-se de um exercício de empatia e altruísmo. Mesmo que a pessoa não siga os seus conselhos, o ato de tê-los oferecido já é um indício do quanto você deseja vê-la em paz e feliz, o que é uma expressão de afeto.

5. Compartilhar algo legal que você viu na internet

Sabe quando você recebe aquela mensagem nas redes sociais do tipo “vi isso e me lembrei de você!”? Essa é uma maneira simples, mas poderosa de demonstração de afeto. Se alguém se lembrou de você quando viu algo, é sinal de que você ocupa algum cantinho especial na mente e no coração dessa pessoa, que pode ser um amigo, um familiar ou um colega de trabalho.

Por isso, se você vir uma imagem, uma frase especial, uma mensagem motivacional, uma música com um significado bacana e até mesmo um meme engraçado, compartilhe-o com quem for especial para você. Certamente, esse pequeno gesto fará a diferença no dia dessa pessoa.

6. Cozinhar

Agora chegamos a uma expressão de afeto muito poderosa, mas que exige um pouquinho de conhecimento e de esforço: cozinhar. O preparo de uma refeição é um processo que demanda atenção, precisão e muito carinho para que o alimento fique saboroso.

Compartilhar uma refeição com alguém é um gesto que transmite calor, intimidade e afeto, sobretudo quando foi você o responsável pelo preparo do alimento. Todo o trabalho de selecionar os ingredientes, combiná-los num prato especial, pôr a mesa, decorá-la, separar a bebida que harmoniza com o prato e criar uma atmosfera aconchegante revela o quanto aquela pessoa é especial para você.

7. Passear junto

Além de conversar e de compartilhar refeições, outra demonstração de afeto bacana é o ato de convidar alguém para um passeio. Aqui, não estamos falando apenas de um casal apaixonado que passeia de mãos dadas pelo parque, mas até mesmo de ir a um show de rock com os amigos. Fazer parte de um grupo e compartilhar com aquelas pessoas os momentos relativos aos interesses que têm em comum também expressa afeto.

Assim, viajar, ir ao cinema, visitar um museu ou exposição de arte, ir a uma festa e até mesmo convidar alguém para conhecer a sua casa e comer algo simples por lá mesmo são gestos que revelam que você deseja que essas pessoas façam parte da sua vida.

8. Sorrir

As dicas acima de fato são extremamente úteis na demonstração de afeto. No entanto, adianta você cozinhar, passear e conversar com as pessoas se você estiver de cara emburrada? Certamente, não. As nossas expressões faciais, linguagens corporais e tons de voz podem contradizer completamente as nossas atitudes.

Portanto, não há linguagem mais clara e honesta de afeto do que um simples sorriso. Mesmo que você não faça nada de especial para agradar aqueles que são importantes para você, o simples ato de ser bem humorado e de sorrir para as pessoas manifesta afeto. Precisamos de alegria e de bem-estar na companhia uns dos outros, o que se revela na leveza com que tratamos os amigos, com que conversamos com o namorado e com que ajudamos os colegas de trabalho. Um sorriso ajuda muito!

Manifestar afeto em relação a alguma pessoa não depende exclusivamente de dizer “eu te amo” ou de fazer algum elogio. Existem outros meios pelos quais podemos demonstrar como uma pessoa é querida e fundamental em nossas vidas. As 8 dicas acima exemplificam como é possível colocar isso em prática. Por isso, demonstre o quanto as pessoas são especiais para você. É importante que elas saibam disso, afinal de contas, ninguém é eterno!

E você, querida pessoa, tem demonstrado o seu afeto às pessoas de sua vida? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!