Dedicar parte do seu tempo para fazer um curso de empreendedorismo é relevante para torná-lo mais preparado para enfrentar os diferentes desafios propostos pelo mercado. No Brasil, cerca de 30% dos empreendedores abrem seus negócios próprios por necessidade, ou seja, como uma alternativa pura e simples de geração de renda.

O empreendedorismo por necessidade tende a crescer conforme há crise de empregos, os profissionais passam a trabalhar por conta própria para continuar realizando suas atividades e rentabilizando. Abrir uma empresa movido pela necessidade não precisa significar fazer uma gestão deficiente de conhecimento estratégico. Para evitar que o despreparo seja um empecilho, aposte em bons cursos de empreendedorismo, abaixo você poderá conhecer os melhores.

Dicas para escolher o melhor Curso de Empreendedorismo

Com a possibilidade de fazer cursos online, ficou bem mais simples encontrar uma opção que se encaixe direitinho nas suas necessidades de aprendizado. Cursos com foco na definição de modelo de negócios e posicionamento estratégico são essenciais para todos os empreendedores.

Além desses cursos, há outros com focos mais específicos que se direcionam melhor para empreendedores em diferentes momentos da jornada. Lembre-se de que o aprendizado deve ser constante, de maneira a sempre que possível fazer novos cursos. Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o melhor curso para melhorar sua experiência de empreendedor.

1 – Curso de plano de negócios

Ler bons livros sobre como fazer plano de negócios é bastante positivo e pode ajudar a estabelecer o seu ‘roteiro’ de consolidação de uma empresa, no entanto, recomendo se dedicar a um curso com esse foco. Em um curso direcionado a esse tema, além de ter acesso a uma bibliografia vastaOK, é possível fazer exercícios práticos.

Somente ao tentar delinear planos de negócios é que você entenderá quais são suas dificuldades para fazer projeções de futuro empresarial. É melhor ter esse tipo de questionamento ao fazer um exercício e não na prática, não é mesmo? Nesse tipo de curso é possível adquirir uma bagagem de conhecimento facilmente aplicável na rotina empresarial.

2 – Curso de finanças

PSC

As finanças assombram o sono de muitos empreendedores de primeira viagem, e devo dizer que não precisa ser tão complicado manter o controle de entradas e saídas financeiras. O ideal é que o empresário inicie sua empreitada de gerenciamento com boas noções de gestão de finanças, para não deixar que o negócio se perca no momento em que ainda está procurando seu rumo.

Recomendo que os empresários invistam em cursos que auxiliem na otimização do setor financeiro pelo uso de softwares de controle. Entender como funciona a parte burocrática também é interessante, no entanto, mesmo fazendo bons cursos preparatórios, não abra mão de ter o auxílio de um contador. O profissional dessa área é essencial para garantir que está tudo dentro da lei.

3 – Curso de marketing e vendas

Nos últimos tempos, aumentou consideravelmente o número de opções de cursos focados em marketing e vendas, pois é crucial saber como gerenciar essa área do seu negócio para conseguir ter receita para financiar a expansão da empresa. Para saber que está diante de um curso de qualidade dessa área, verifique o quanto da grade curricular se refere a práticas de marketing digital.

Ter uma estratégia coesa de marketing digital não é mais um diferencial e sim uma necessidade para que as empresas sejam realmente competitivas. Conhecer ferramentas do chamado ‘velho marketing’ também é importante para saber direcionar a essência das suas estratégias, mas precisa ter dicas práticas de aplicação de marketing digital.

4 – Curso de gestão de recursos humanos

É bem comum que, na abertura de uma empresa, o empreendedor atue sozinho ou com um número reduzido de funcionários. Contudo, conforme o tempo vai passando e o negócio prospera, se mostra preponderante contratar mais colaboradores. Ao aumentar a sua equipe, o empresário deve estar familiarizado com as questões legais da contratação e manutenção da folha de pagamento, assim como saber como criar um ambiente organizacional saudável.

Saiba que, se parece difícil gerenciar o atendimento ao público consumidor, pode ser ainda mais complexo gerenciar as emoções de funcionários. A relação entre a equipe deve ser harmoniosa e pautada pelo respeito para que se chegue a resultados positivos.

O empreendedor precisa contar com algumas ferramentas de gerenciamento de pessoal para evitar crises de produtividade e alta rotatividade. Esse é um tipo de curso em que se pode investir ao longo da sua jornada empreendedora.

5 – Curso de liderança

Talvez pareça um tanto abstrato para você o que um curso de liderança pode ensinar, mas saiba que ele tem um papel muito importante para a sua qualificação enquanto gerente de um empreendimento. O gestor precisa gerenciar as produções, vendas, finanças, recursos humanos, crescimento da empresa e todas as outras demandas que surgirem no dia a dia.

Somente um líder consegue fazer esse gerenciamento com assertividade através da delegação de tarefas e condução de cada peça componente do quadro final. Cursos de liderança devem apresentar estratégias para manter o engajamento dos colaboradores e de como distribuir as tarefas identificando o maior potencial de cada um. Principalmente, esse curso deve contribuir para que o empreendedor consiga abrir mão do monopólio da execução das atividades recorrentes.

6 – Gerenciamento de estoque

Esse é um curso com foco bem específico e que pode fazer toda a diferença para melhorar a logística da sua empresa, bem como gerar economia, eliminando potenciais prejuízos. Boa parte das pequenas e médias empresas tem dificuldade de estruturar um planejamento alinhado com a realidade do seu estoque.

Uma forma de aproveitar ao máximo um curso de gerenciamento de estoque é dar preferência para um que ensine como otimizar essa atividade através da adoção do uso de um software de acompanhamento.

Com essas dicas você poderá encontrar um curso de empreendedorismo perfeito para te tornar mais qualificado para o grande desafio que é empreender!