Quando algo sai diferente do esperado, o sentimento de insatisfação leva muitas pessoas a buscarem culpados para justificar seus problemas. Assim, estão sempre responsabilizando terceiros ou as circunstâncias da vida pelos seus infortúnios. Essa postura faz com que elas percam o protagonismo em relação à sua própria história, tornando-se meras vítimas. Ao se perguntar “a culpa é de quem?” em relação a qualquer tipo de acontecimento, procure manter o foco na sua responsabilidade. Dessa forma, conseguirá assumir o controle, aprender com os erros e se potencializar cada vez mais.

“A Culpa é de Quem?” Nada Disso! Chegou a Hora de Assumir Sua Responsabilidade!

Saiba que enquanto continuar culpando o seu cônjuge, o seu chefe ou o governo pela sua infelicidade, sem tomar nenhuma atitude, as coisas irão continuar como estão. Isso acontece porque viemos ao mundo para aprender e progredir não para simplesmente ver a banda passar. Dessa forma, quando uma lição é aprendida, passamos para a próxima e assim acontece, sucessivamente. Contudo, enquanto não conseguimos absorver o aprendizado a respeito de uma situação, ela continuará se repetindo e continuaremos também a buscar culpados.

Uma pessoa que está internamente infeliz em relação ao seu emprego, por exemplo, e insiste em culpar elementos externos por isso, pode até encontrar um novo trabalho, mas, provavelmente, carregará consigo os mesmos problemas. O mesmo vale para relacionamentos amorosos, amizades, enfim, para a vida de uma forma geral. Enquanto não aprendermos as lições necessárias, as situações continuarão se repetindo até que a experiência seja absorvida e possamos passar para a próxima fase e assumir as rédeas por nossas decisões e resultados.

Você tem duas opções: ser o comandante do navio e definir a direção a ser seguida ou apenas um passageiro que reclama do caminho percorrido sem tomar nenhuma atitude. Ao assumir a sua responsabilidade em relação às coisas que te perturbam, conseguirá rever atitudes e entender o que pode transformar dentro de si para melhorar o mundo externo, assumindo definitivamente o controle sobre a sua vida.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

Dicas Para Parar de Culpar os Outros Pelos Seus Problemas

Por mais que alguém possa te influenciar a seguir esse ou aquele caminho, a decisão final sempre será sua. Além disso, o seu tempo e a sua energia são preciosos demais para serem desperdiçados reclamando e buscando culpados para todos os seus problemas. Mude a sua forma de enxergar a vida e verá o quanto será capaz de aprender, se desenvolver e evoluir.

1 – Assuma Suas Responsabilidades

PSC

Pense nas situações que estão te incomodando atualmente e assuma suas responsabilidades em relação a elas. A ideia não é a de que se culpe e se responsabilize por tudo o que acontecer ao seu redor, mas sim que perceba o que pode fazer para encontrar soluções. Faça as seguintes perguntas a si mesmo – Por que isso está me incomodando? O que posso fazer para que este sentimento não me afete? Assim, encontrará o caminho para começar a, de fato, agir para resolver seus dilemas e construir o futuro que deseja.

2 – Viva de Forma Consciente

Muitos indivíduos vivem no piloto automático, dessa forma, apenas repetem comportamentos sem se questionarem a respeito da forma como estão agindo. Adquirir consciência sobre si irá permitir que descubra o seu poder de transformação e possa utilizá-lo ao seu favor. Sentir um ciúme excessivo das pessoas com as quais se relaciona, por exemplo, não é culpa delas, responsabilizá-las irá fazer com que o problema se torne cada vez maior. Ao refletir a respeito do que sente, conseguirá identificar o que gera essa emoção e começar a trabalhá-la dentro de você.

3 – Valorize o Lado Positivo da Vida

Geralmente, aqueles que terceirizam a responsabilidade por tudo o que lhes acontece, dedicam grande parte do seu tempo a reclamar. Essa atitude faz com que mente foque cada vez mais no lado negativo da vida, ofuscando todas as coisas boas. Então, inicia-se um círculo vicioso, que é alimentado pela negatividade e leva o indivíduo a acreditar que é realmente uma vítima de tudo o que lhe acontece. Começar a enxergar o lado positivo das coisas irá permitir que aprenda a ter gratidão por todas as experiências de vida e a que saiba extrair o melhor delas em prol do seu amadurecimento, evolução e prosperidade.

4 – Conheça e Cure as Suas Dores

Quando passar a assumir a responsabilidade em relação às coisas que lhe acontecem, começará a entrar em contato também com os seus sentimentos mais profundos e, consequentemente, com as suas dores. Então, o autoconhecimento permitirá que identifique cada emoção, entenda a sua razão de existir e possa encontrar o caminho para curar suas feridas.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que para entender a razão pela qual algo te afeta é essencial que olhe para dentro de si antes de culpar outra pessoa. Assim conseguirá, de fato, entender aquilo que sente e os seus reflexos negativos e poderá, com isso, encontrar soluções verdadeiramente eficazes para sanar e curar suas dores.

5 – Seja Você a Mudança Que Deseja

Está insatisfeito com o seu casamento, o seu trabalho e a sociedade de uma forma geral? Já pensou em dar o primeiro passo para a mudança ao invés de esperar que as circunstâncias mudem sozinhas? De nada adianta reclamar sobre a corrupção na política e continuar agindo de forma desonesta, mesmo que em proporções menores. A melhor maneira de transformar uma realidade é agindo. Mesmo que não tenha o poder de mudar todos os aspectos em relação à situação, ao fazer a sua parte estará plantando uma semente e incentivando outras pessoas a mudarem também.

6 – Pratique o Autoperdão

Assim como culpar os outros não é nem um pouco positivo, passar a vida culpando a si mesmo também não é. A culpa é um sentimento nocivo que faz com que as pessoas estejam sempre presas ao passado, deixando de viver o aqui e o agora. O melhor que você pode fazer por si mesmo é assumir as responsabilidades sobre o que lhe acontece, se perdoar e utilizar todas as experiências vividas como fonte de aprendizado para fazer diferente, crescer e evoluir e dar capítulos novos e positivos à sua história de vida.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento? Clique aqui e faça nosso teste.

7 – Busque a Evolução Constante

A vida é feita de aprendizados e sempre apresentará desafios para que possa aprender com eles e superá-los. Ao seguir essas dicas não irá magicamente parar de culpar outras pessoas pelos seus problemas, mas começará a ter maior consciência sobre a sua responsabilidade em relação a tudo o que te acontece e terá a oportunidade de evoluir a cada experiência vivida. Assuma o papel de aprendiz e valorize cada oportunidade de aprender e se desenvolver.

Parar de culpar os outros pelos seus problemas permitirá que se torne o roteirista e protagonista da sua própria história e aprenda a enxergar o lado positivo das coisas. Tente, erre, acerte, tropece e se levante, pois tudo isso irá fazer de você uma pessoa cada vez mais preparada para encarar todos os desafios que surgirem de cabeça erguida e sem buscar culpados quando as coisas não saírem 100%. Lembre-se disso e faça o seu melhor sempre, pois no final das contas, isso verdadeiramente é o que mais importa!

Copyright: 521314966 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc