Antes de começar a fazer a leitura deste artigo, cite quais são as dez coisas com as quais mais se preocupa. Depois disso, analise a sua lista e verifique se em um desses itens consta o seu bem-estar, a sua felicidade e o seu equilíbrio emocional. Saiba que cuidar de você deve estar em primeiro lugar, não por egoísmo, mas sim porque se trata de uma medida fundamental para que possa se sentir bem e, consequentemente, oferecer o seu melhor em suas relações e em tudo o que fizer.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Importância de Cuidar de Você

Muitas pessoas colocam a si mesmas em último lugar, porque priorizam agradar os outros e zelar pela felicidade deles. Em um primeiro momento, realmente parece um gesto nobre, contudo, devemos ter a consciência de que não se trata de algo sustentável. Afinal, todo ser humano tem as suas necessidades e, um dia, essa falta de autocuidado irá aparecer de alguma maneira, como através de rompantes de raiva, transtornos emocionais, mágoas, desentendimentos, entre outras formas.

Quando você passa a olhar mais para si, identificar e suprir as suas necessidades, encontra a sua paz interior e isso é fantástico, pois permite que seja fiel à sua essência e, assim, faça escolhas mais assertivas. Lembre-se sempre que dizer “não” é tão necessário quanto dizer “sim”, e negar algo a uma pessoa que gosta não precisa ser sinônimo de falta de consideração, simplesmente porque você precisa respeitar a si mesmo. Além disso, aqueles que gostam de ti verdadeiramente saberão respeitar as suas decisões.

10 Dicas Para Começar a Cuidar de Você e Ser Mais Feliz

Agora que sabe mais a respeito da importância de cuidar mais de si, confira dez dicas que irão te ajudar nessa missão de amor-próprio e autocuidado.

1 – Ouça a Sua Voz Interior

O primeiro passo para começar a cuidar mais de si mesmo é se conhecer melhor e, para isso, é importante que saiba ouvir e respeitar a sua voz interior. Antes de formar uma opinião ou tomar qualquer tipo de decisão por influência externa, se questione e identifique os motivos que tem para seguir este ou aquele caminho. É através dessa medida que todas as outras se tornarão possíveis de serem realizadas, afinal tudo deve ser feito de acordo com o que você realmente deseja para si.

2 – Faça Coisas Novas

PSC

Com a correria do dia a dia, muitos acabam seguindo sempre uma mesma rotina, sem se permitir conhecer coisas novas. E o mundo conta com uma infinidade de possibilidades para que possa desfrutar, então, quanto mais vivenciá-las, maiores são as chances de encontrar novas paixões. Por isso, permita-se conhecer lugares, pessoas, hobbies, áreas do conhecimento, existem grandes chances de que, nessas experiências, descubra um novo lado de si mesmo.

3 – Relaxe o Corpo e a Mente

Relaxar é um passo essencial para renovar as energias e se manter equilibrado para se dedicar a todas as suas atividades e ser feliz. Dessa maneira, é importante que se lembre de priorizar esses momentos, mesmo em dias atribulados, porque são eles que te darão forças para continuar. Existem muitas formas de relaxar, como, por exemplo, meditação, ioga e a prática de exercícios físicos, experimente várias até encontrar aquela que considere mais agradável.

4 – Deixe o Celular um Pouco de Lado

O celular é uma ferramenta maravilhosa, que nos permite realizar uma série de atividades rapidamente, poupando o nosso tempo. Entretanto, como tudo na vida, deve ser usado com equilíbrio, para que não se torne uma armadilha que te impede de desfrutar cada momento na essência. Faça uma reflexão a respeito da sua relação com o aparelho e comece a deixá-lo de lado mais vezes, mantendo o foco no aqui e agora.

5 – Encontre o Seu Propósito

Todos nós temos um propósito, que é a nossa missão, o que dá sentido para as nossas vidas. Encontrar qual é o seu também é uma medida de autocuidado, já que dará aos seus dias um novo significado. A partir do momento em que fizer essa descoberta, deixará de simplesmente acordar todas as manhãs para ir trabalhar, sem entusiasmo, para se levantar para construir o seu legado e deixar a sua marca no mundo.

6 – Defina Metas

A principal diferença entre meta e sonho é que, enquanto a primeira tem data e planejamento para se tornar real, o segundo existe apenas no campo das ideias. Para transformar as suas metas em sonhos, é necessário que defina as estratégias a serem utilizadas, estipule prazos e todos os detalhes para que o que antes era apenas um pensamento se torne a sua realidade.

7 – Desapegue da Necessidade de Ter Sempre Razão

Existe uma citação do grande poeta brasileiro Ferreira Gullar que gosto bastante e diz: “Não quero ter razão, quero é ser feliz”. Essa frase simples é capaz de nos dizer muito e nos fazer repensar nossas escolhas e prioridades. Se costuma se exaltar para mostrar aos outros que está certo, procure refletir sobre essa atitude e veja se realmente vale a pena comprometer o seu equilíbrio por algo que não irá te trazer nada de positivo.

8 – Seja Assertivo ao Tomar Decisões

Ser assertivo ao tomar decisões é ser fiel às suas vontades e dizer “sim” e “não” com sinceridade, sem medo de desagradar os demais. É claro que isso não significa que alguém possa ser grosseiro, pois é perfeitamente possível dizer o que pensa de maneira educada. Portanto, lembre-se sempre de ouvir a sua voz interior e de ser fiel a ela, sem medo, porque aqueles que fazem de tudo para agradar os outros correm o risco de desagradar a si mesmos.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

9 – Cuide da Sua Saúde

A sua saúde é um dos seus bens mais preciosos e zelar por ela é uma medida indispensável de autocuidado e amor-próprio. Vale ressaltar que, quando digo saúde, não me refiro apenas ao corpo, mas também à mente, afinal eles estão completamente conectados e dependem um do outro. Então, busque adotar um estilo de vida saudável, fazer checkups regulares e fazer coisas que te deixam feliz.

10 – Seja Grato

Por fim, é importante que aprenda a ser grato por cada coisa boa que lhe cerca, como o fato de ter ao seu lado pessoas especiais, por ter um lar, um trabalho, enfim, por estar vivo. Essa pequena mudança na sua forma de enxergar tudo irá lhe render novos sorrisos, alegrias e bons sentimentos, que tornarão a sua vida muito mais especial.

Gostou das dicas? Então aproveite para começar a colocá-las em prática hoje mesmo, pois você merece ser cuidado com o mesmo carinho que dedica a aqueles que ama. Se ame, se cuide, se acolha e se torne uma pessoa melhor para si e para o mundo!

 

 

Copyright: 1016219890 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ananya%20j8186