As crises existenciais são momentos de incerteza pelos quais qualquer um pode passar. Nessa fase, o indivíduo começa a questionar as escolhas que fez até aqui, incluindo as ligadas aos relacionamentos, à carreira e também à sua própria existência.

Se você acredita que está passando por isso, saiba que, apesar de ser algo delicado, esses questionamentos podem ajudar você a se conhecer melhor, aprender a lidar de forma mais positiva com os seus sentimentos, descobrir qual é o seu propósito e evoluir. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo a seguir!

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

5 principais sinais das crises existenciais

Quem sou eu? Quem eu quero ser? Qual é o sentido da minha existência? Essas são as principais questões que rondam a mente de alguém que está passando por uma crise existencial. Atentar-se para esses e outros sinais é essencial para identificar o que realmente está sentindo e, assim, utilizar esse turbilhão de dúvidas e emoções a seu favor. Confira quais são eles.

1. Dúvidas em relação à própria vida

O sinal mais marcante das crises existenciais são os questionamentos, e eles podem envolver as mais diferentes áreas da vida de uma pessoa. Essas dúvidas podem se resumir apenas a questões pessoais ou também incluir assuntos mais profundos, envolvendo a existência do universo, a morte, além dos valores religiosos, políticos, morais e sociais, por exemplo.

2. Sentimento de inadequação

O indivíduo pode se sentir inadequado, como se não se encaixasse em sua própria vida e no contexto ao qual está inserido, como família, o círculo de amigos, o trabalho (tanto o ambiente quanto o ofício em si) e a sociedade. É como se ele olhasse à sua volta e não conseguisse se enxergar como parte daquele mundo. Aqui, existe muito a necessidade de encontrar um propósito que lhe reconecte com a sua motivação.

3. Medo do futuro

PSC

Para alguém que está em meio a uma crise existencial, pensar no futuro traz muitas incertezas e indagações. Se o indivíduo percebe que o seu presente não tem feito muito sentido, o que ele pode esperar do futuro? Essa é uma sensação bastante comum entre aqueles que estão passando por um período de mudanças, como é o caso dos jovens que estão ingressando ou concluindo a faculdade, por exemplo.

4. Reflexões sobre as escolhas que já foram feitas

Outro sinal bastante comum ocorre quando se começa a repensar nas escolhas que a pessoa fez no decorrer da vida até chegar ao momento presente. O indivíduo tende a imaginar como estaria agora se tivesse optado por outros caminhos, principalmente em relação à carreira e aos relacionamentos amorosos.

É claro que não existe um caminho perfeito a ser seguido, pois todos eles têm as suas falhas. Assim, toda decisão representa um risco, o qual só descobrimos quando decidimos. Pode ser uma crise passageira, mas também pode ser um chamado a uma mudança mais profunda.

5. Desânimo sem motivo aparente

Todas essas dúvidas geram uma grande sensação de desânimo, como se não houvesse motivos para seguir em frente. A rotina de trabalho e as outras obrigações se tornam exaustivas, e a pessoa não consegue encontrar motivação para seguir adiante. Como nem sempre há um motivo claro para que ela se sinta assim, ela começa a se questionar ainda mais.

Vale lembrar que esses sinais podem variar de acordo com o indivíduo e o momento da vida pelo qual ele está passando. Contudo, de certo modo, todos os sintomas estão ligados às dúvidas que surgem, e, enquanto elas não forem respondidas, trarão sempre apreensão, medo, dor e sofrimentos.

Portanto, é preciso que a pessoa encontre o seu propósito de vida, de modo a dar sentido à sua existência e vencer os seus dilemas. Assim, a sua crise existencial pode ser entendida, trabalhada e dirimida; e o indivíduo pode, então, dar um novo rumo à sua história e encontrar os seus caminhos para a felicidade e o sucesso.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 dicas para lidar de forma positiva com uma crise existencial

Caso tenha se identificado com os sinais cima, acalme-se porque uma crise existencial não é o fim do mundo. Inclusive, ela pode se mostrar como uma excelente oportunidade de se reinventar e encontrar novos caminhos para trilhar. Confira, a seguir, dicas poderosas para superar esse momento e utilizar a experiência como mais um degrau para a sua evolução.

1. Aproveite para se questionar e se conhecer melhor

Se essa é uma fase de dúvidas, faça do limão uma limonada e aproveite para se questionar a respeito de tudo o que sente. Em um primeiro momento, isso pode parecer estranho, mas, acredite: todas as respostas que procura estão dentro de você. Dessa forma, comece a se perguntar a respeito dos seus sentimentos e emoções em relação aos relacionamentos, escolhas pessoais e de carreira.

Se preferir, anote as respostas que vierem à mente, de modo que possa organizá-las e entendê-las melhor. Faça desse exercício de autoconhecimento um hábito contínuo, pois ele vai ajudar você a se conhecer melhor, a entender os seus questionamentos e a evitar crises futuras.

2. Recuse o papel de vítima

Ao invés de pensar que você está nessa situação porque outras pessoas o influenciaram em suas decisões do passado, escolha assumir a sua responsabilidade e, consequentemente, o controle em relação à sua vida.

Terceirizar a culpa é ruim porque faz com que você se torne um mero expectador que não tem poder de decidir e agir, o que não é verdade. Identificar qual é a sua participação dentro de cada situação que o incomoda é fundamental para que você tenha a consciência de que pode transformá-la.

3. Pense em tudo o que já conquistou e agradeça

Durante uma crise existencial, é natural sentir que tudo o que fez até aqui não tem sentido. Mas a verdade é que cada passo que você deu contribuiu para que se tornasse a pessoa extraordinária que é. Mesmo que ainda não esteja onde gostaria, você caminhou muito para chegar até aqui, e reconhecer isso é essencial para encontrar motivação para prosseguir e superar essa fase.

Mesmo que tenha cometido erros, entenda-os como fontes de aprendizado, e não como atrasos em seu caminho. Portanto, é interessante que você reflita a respeito de todas as suas conquistas e motivos que tem para agradecer em todas as áreas da sua vida. Esse hábito o ajudará a adotar uma nova e mais positiva visão a respeito de si.

4. Recalcule a rota e trilhe novos caminhos

Em momentos de crise financeira, por exemplo, muitos empreendedores se veem obrigados a rever os rumos tomados pelo seu negócio, tendo que se adaptar às mudanças do mercado. Existem diversos casos de empresas que passaram por transformações por conta de condições econômicas desfavoráveis e, a partir dessas mudanças, se tornaram grandes sucessos.

Com a sua vida pode acontecer da mesma maneira, basta que você utilize essa fase para fazer um balanço, considerando a sua situação atual e a que deseja conquistar. Então, defina metas, mude estratégias e dê o seu melhor para alcançá-las Faça da crise uma poderosa fonte de aprendizado.

5. Descubra o que move o seu ser

Por fim, a última dica é que você aproveite o momento para encontrar o seu propósito. Cada um de nós tem uma razão maior para existir, e conscientizar-se a respeito disso é fundamental para que você se mantenha motivado a levantar-se da cama todas as manhãs e viver cada dia ao máximo.

A crise revela o que você não quer; o que não o faz feliz. A questão agora é: o que você quer? Qual é a sua maior paixão? Que estilo de vida você deseja? O que deve fazer para alcançá-lo?

Que as informações compartilhadas ao longo deste artigo permitam que você consiga superar essa fase de dúvidas e aproveitá-la para se conhecer melhor e evoluir. Lembre-se de que uma crise não precisa, necessariamente, ser algo ruim. Na verdade, ela pode ser o início de uma grande e extraordinária transformação em sua vida. Permita-se enxergar tudo isso sob um novo viés e transforme a sua história e os seus resultados para melhor!

E você, querida pessoa, já passou por uma crise existencial? Como lidou/tem lidado com ela? Relate a sua experiência com um comentário aqui no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, familiares, colegas e com quem mais possa se beneficiar desta reflexão, por meio das suas redes sociais!

Copyright: 138840572 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bilderbox