coach-de-relacionamento

Coaching de Relacionamento – Veja 3 Dicas Para Melhorar o Namoro

Por: José Roberto Marques | Blog | 25 de janeiro de 2018

Buscar dicas para melhorar o namoro é uma opção que muitos casais considerar ao se depararem com um cenário complicado. Não é difícil encontrar materiais que falem sobre o assunto nas plataformas online, porém é difícil achar conteúdo de qualidade. Para não perder tempo você e seu companheiro ou companheira podem recorrer ao Coach Relacionamento.

Os relacionamentos amorosos não vivem somente de fotos bonitas no Instagram. Um namoro é um compromisso assumido por duas pessoas que se dispõem a estarem juntas tanto nos momentos de felicidade quanto naqueles de dificuldade. Para que ele seja saudável, duradouro e bem-sucedido, esse convívio deve estar em constante desenvolvimento. E é nos pontos específicos de cada casal que o Coach de Relacionamento atua. Continue acompanhando o texto para saber mais sobre o tema.

Entendendo que há algo estranho

Reconhecer que há um problema é o primeiro passo para evoluir. A consciência do cenário como um todo ajuda a perceber que não há certo e errado, há somente diferentes modelos mentais. E não estamos falando somente dos casais que se encaixam na categoria “os opostos se atraem”. Mesmo quando o casal diz ser “muito parecido”, ainda não são iguais. São dois seres humanos com qualidades, defeitos, sonhos e desejos desiguais. Por isso, naturalmente há conflito. Porém é possível encontrar um meio termo para tudo.

Coach de Relacionamento analisa a origem da situação

O segundo passo é a busca por ajuda real. O Coach de Relacionamento faz com que o coachee entenda quais são as raízes dos pontos de discordância do casal. A partir daí começa um trabalho que incentiva o diálogo e o sucesso da ligação.

Quando o assunto foi solucionado é importante deixar ele de lado. Um dos poderosos ensinamentos do método é não deixar que o passado seja um constante fantasma para o seu presente ou acabe com os planos do futuro. Não adianta se preocupar com o que aconteceu. O ressentimento não faz bem a ninguém, muito menos para um casal que quer progredir. Vou falar mais sobre esse assunto mais tarde.

3 dicas essenciais para melhorar o namoro

Veja algumas das atitudes do Coach de Relacionamento! Assim você poderá colocá-los em prática para melhorar a sua relação e a manter sempre em um estado de energia positiva e construtiva:

Aprender a ouvir na essência

A falta de comunicação é um problema de qualquer relacionamento, seja ele amoroso, entre amigos ou entre familiares. Quando falo de não ouvir não é o simples ato escutar, mas algo mais profundo. Ouvir é uma ação ativa, pois exige concentração. É preciso prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo. Só assim será possível compreender por completo o momento dela.

Outra vantagem da escuta ativa é deixar que a pessoa termine um raciocínio. Isso demonstra respeito de espaço. Só desse modo será possível tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do companheiro ou companheira.

O exercício de compreensão do outro e de autocompreensão é diário. Assim que ele ou ela terminar de falar, fale também sobre seus sentimentos, opine e busque um denominador em comum, ou seja, um caminho que seja bom para os dois.

Foque no presente

Como já falei antes, ressentimento não é um sentimento bom para ninguém. Por isso, nada de viver do passado! O que seu namorado ou namorada fez antes de conhecer você pertence ao passado dele ou dela. Não há como mudar o que já aconteceu.

Nesse momento é importante lembrar que o passado da pessoa que você ama é o que fez com que ela chegasse até você. São os atos, erros, acertos, escolhas, pensamentos e relacionamentos de todos os tipos que ajudam a construir um ser humano. Se for para olhar para o passado, que seja para aprender com os erros e não repeti-los em sua união atual. Para frisar: aquele papo de ciúme do passado é pura bobagem, pois não há nada a fazer.

Portanto, se deseja ter um relacionamento feliz, com respeito e lealdade, foque no tempo presente e em construir e melhorar seu namoro constantemente. Esqueça o que passou.

Colaboração

Sabe aquela expressão que fala que quanto mais você voar, mais dura será a queda? Ela vale para todos os setores da vida pessoal. Não há problema em criar expectativas em relação a uma situação ou relacionamento, porém há sérias complicações quando estas se tornam objetivos. Lembre-se de que não estamos falando de metas e indicadores de uma empresa. Para este deve haver objetivos e prazos para que sejam cumpridos. Nos relacionamentos não há plano de carreira ou salário, há somente duas pessoas que se gostam.

Pode ser interessante para alguns casais criarem objetivos como “viajar para cinco países nos próximos cinco anos”, “ter um filho em até três anos” ou “mudar de casa no próximo ano”. Mas é essencial deixar claro que atingir esses propósitos é um trabalho que deve ser feito em conjunto. A vida em relacionamento é um eterno trabalho em dupla, em que ambos devem estar de acordo com os fins e os meios para alcançá-los.

Nesse momento, entra o fator “ouvir”, que falei acima. Ouvir, compreender e discutir de maneira saudável faz parte do cotidiano de um casal. As metas devem ser propostas e debatidas nesses momentos de diálogo. A partir daí os dois batalham juntos para conquistar tudo. Não adianta só reclamar do outro e não fazer nada, não é mesmo?

Perfeição

Atitudes simples e constantes podem contribuir muito para a evolução e qualidade do relacionamento. Não adianta buscar pela perfeição, pois ela não existe.

Toda relação é construída com base em entrega, doação, companheirismo, respeito e atenção. Um cede aqui, outro ali, vão aprendendo a se comunicar na mesma frequência, respeitando o tempo, personalidade e o momento de cada um para amadurecerem juntos. Tudo isso é uma construção diária, uma troca, pois quando existe amor e abertura para dar o seu melhor e receber o melhor do outro, o relacionamento só cresce e se solidifica.

Você tem mais dicas para melhorar o namoro? Conte para mim nos comentários.

Copyright: 1006618579 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: