Já diz o ditado, é de pequenino que se torce o pepino, porque é na infância que um indivíduo aprende uma série de habilidades que serão fundamentais em sua vida adulta. Se você tem uma criança sob seus cuidados, é importante que busque maneiras de criá-la considerando, claro, valores e princípios morais, mas também aspectos emocionais, pois eles têm um grande impacto em relação ao comportamento e personalidade de uma pessoa.

Uma criança que é criada para ser mentalmente forte estará preparada para todos os desafios que surgirem pelo seu caminho ao longo da vida. Então, se deseja o melhor para o seu filho, é preciso que comece a prepará-lo desde já.

O que significa ser mentalmente forte?

Ser mentalmente forte é totalmente diferente de suprimir emoções e nunca chorar, significa confiar na própria capacidade e ter coragem para enfrentar obstáculos. Quando uma criança aprende isso desde cedo cresce com muito mais confiança, o que irá ajudá-la tanto em situações comuns da infância, como mudança de escola e atritos com colegas, quanto no futuro, em seus relacionamentos e carreira.

Para incentivar uma criança a ser mentalmente forte é preciso considerar três aspectos, que são:

  • Ensiná-la a trocar pensamentos negativos por visões realistas em relação às coisas.
  • Ajudá-la a reconhecer suas emoções e aprender a controlá-las.
  • Mostrar a ela como assumir uma postura positiva, independente do que aconteça.

7 Dicas para criar uma criança mentalmente forte e preparada para os desafios da vida

Existem diversas maneiras de ensinar uma criança a ser mentalmente forte. A seguir, você verá as estratégias que considero mais relevantes e eficazes para que o objetivo seja alcançado com sucesso.

1 – Permita que a criança cometa erros

É natural que os pais desejem o melhor para os seus filhos, porém, é preciso tomar cuidado para evitar que isso se torne uma desculpa para superprotegê-los. Se deseja que seu filho seja feliz, precisa prepará-lo para a vida e isso inclui permitir que ele cometa erros. Mesmo que saiba que o que ele está fazendo não dará certo, deixe-o tentar e descobrir na prática.

PSC

Aprender desde cedo que os erros fazem parte do processo faz com que a criança cresça enxergando tudo de um modo mais leve, sem pressões desnecessárias. Portanto, deixe seu filho tentar, falhar, se frustrar, aprender, claro, desde que sejam situações que não ofereçam nenhum tipo de risco a ele.

2 – Ensine-a a identificar e gerenciar suas emoções

Uma pessoa mentalmente forte sabe como gerenciar suas emoções, ou seja, não perde o controle ao sentir raiva, por exemplo. Então, em vez de suprimir emoções vistas como negativas no comportamento do seu filho, como a própria raiva, o medo e a tristeza, ensine-o a reconhecê-las e gerenciá-las de maneira positiva.

Por mais que hoje esteja ao lado dele para auxiliá-lo quando se sentir triste, nervoso ou inseguro, no futuro ele irá enfrentar situações em que precisará fazer isso sozinho. Por isso é tão importante ensinar, porque assim estará dando ao seu filho autonomia para lidar com os seus fantasmas e, consequentemente, se sentir muito mais confiante.

3 – Incentive a criança a enfrentar seus medos

Todo mundo tem medo de alguma coisa, o que costuma ser ainda mais intenso na infância, que é a fase em que o indivíduo ainda está conhecendo o mundo. É claro que é importante proteger a criança de certos perigos, mas isso não deve incluir situações corriqueiras, como dormir sozinho no próprio quarto, andar de bicicleta e outras atividades.

Incentive seu filho a superar esses medos, elogie-o, mostre que ele é capaz e diga que, caso algo sair diferente do previsto, ele poderá tentar novamente. Dependendo do quanto a situação o assusta, você poderá fazer isso aos poucos. Em se tratando do medo de dormir sozinho no escuro, por exemplo, comece deixando-o dormir com a luz acesa, depois com um abajur, até que possa apagar todas as luzes.

4 – Permita que ela enfrente situações de desconforto

Quando uma criança está enfrentando uma situação que lhe gera desconforto, a primeira reação dos pais costuma ser oferecer ajuda. Contudo, se a sua intenção é tornar o seu filho mentalmente forte, é necessário que o deixe se virar para lidar com aquilo. Permita que ele se sinta entediado, que perca em um jogo, enfim, que viva experiências em que se sinta desconfortável, para que cresça sabendo lidar com elas de modo positivo.

5 – Ensine sobre responsabilidade pessoal

Crianças tendem a culpar terceiros por suas atitudes e sentimentos, então, para evitar que esse costume acompanhe o seu filho ao longo da vida é necessário ensiná-lo a se responsabilizar pelo que sente e faz. Sempre que ele disser que está chateado ou nervoso porque alguém fez alguma coisa, ensine que aquelas emoções pertencem a ele e que precisa aprender a lidar com elas.

6 – Mostre a importância da gratidão

Uma criança que aprende o valor da gratidão cresce enxergando o mundo de uma forma muito mais positiva. Esse é aquele tipo de valor que faz toda a diferença e que seu filho precisa conhecer desde cedo, para valorizar tudo o que tem e evitar se tornar um adulto insatisfeito, que apenas vê o lado ruim de tudo. Indivíduos que são gratos conseguem focar nas soluções para agir em vez de olhar apenas para os problemas e se manter inerte.

7 – Seja um exemplo de força mental

Por último, se deseja que o seu filho seja uma criança mentalmente forte, é fundamental que ensine isso a ele na prática, adotando também essa postura. Dizem que a paternidade e a maternidade tornam as pessoas melhores, realmente acredito nisso, principalmente porque queremos ser bons exemplos para nossos filhos e nos esforçamos para tal. Então, mesmo que ainda tenha muito a melhorar nesse sentido, se esforce e irá evoluir ao lado do seu bem mais precioso.

Oferecer uma boa educação aos filhos, com valores, ensinando-os a serem indivíduos mentalmente fortes é extremamente desafiador. Mas é aquele tipo de esforço que vale a pena, pois irá colher frutos ao longo de toda a vida, a cada vez que presenciar o seu herdeiro tendo uma atitude positiva.

Se gostou, leve essas informações adiante, compartilhando o artigo com os seus amigos que também estão vivendo essa aventura louca e maravilhosa que é educar uma criança!

Copyright: 1512668333 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Olga_Nikiforova