Correria do Dia a Dia - Estamos Dando Valor ao Que Realmente Importa? - JRM Coaching
apreciar

Correria do Dia a Dia – Estamos Dando Valor ao Que Realmente Importa?

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de undefined de 2018

Trabalho, estudos, cuidados com a casa, questões burocráticas, educação dos filhos, muitas pessoas acumulam essas e diversas outras funções em sua rotina. Por conta dessa grande correria do dia a dia deixam de apreciar e valorizar certas coisas que são, aparentemente, pequenas, mas que dão sentido às nossas vidas.

Bater um papo com um familiar e ouvir suas histórias, ver o sorriso do filho, ter momentos especiais ao lado do cônjuge, visitar um amigo, desfrutar da própria companhia, cuidar de si. Tudo isso são exemplos de situações simples, mas de grande valor e que são fundamentais para ser feliz.

Como Evitar Que a Correria do Dia a Dia Te Impeça de Dar Valor ao Que Realmente Importa

Se acredita ser impossível conciliar a rotina atribulada do dia a dia com coisas que promovam a sua felicidade e bem-estar, saiba que é sim possível e trata-se de uma questão de perspectiva e priorização. Entendo que, muitas vezes, as obrigações parecem não ter fim, entretanto, através de algumas mudanças em seu comportamento e pensamento, você perceberá que o equilíbrio é uma questão de escolha e se sentirá pronto para fazer a sua.

1 – Priorize o Contato Com a Família

Independente se ainda mora ou não com seus pais e irmãos, se esforce para ter momentos de qualidade com eles com mais frequência. Inclua nisso os seus avós, tios, primos e todos os entes queridos próximos você. Esse contato é extraordinário e te manterá sempre perto de onde sua história começou e da sua origem que é a família. Se durante a semana é complicado fazer isso, organize um almoço aos domingos ou apenas vá fazer uma visita, o importante é estar presente.

Faça desses momentos ao lado dos seus familiares uma oportunidade para compartilhar histórias, ouvir conselhos, contar as novidades, falar a respeito do que sentem. A intenção é a de manter os laços sempre fortes. Para isso, deixe o celular de lado e desfrute ao máximo de cada minuto ao lado das pessoas que mais você ama e te amam em todo o universo.

2 – Mude a Forma Com a Qual Enxerga o Seu Trabalho

O trabalho é mais do que um mero ganha-pão, é uma atividade que faz nos sentirmos úteis e parte de algo maior. Então, se costuma sentir que só é feliz aos finais de semana e fica triste ao ouvir a vinheta do Fantástico aos domingos, porque se lembra de que a segunda-feira se aproxima, é sinal de que há algo que precisa ser mudado. O que está te incomodando? Reflita!

Talvez não seja necessário mudar de emprego, mas sim a visão que tem a respeito dele, que é algo que faz toda a diferença na sua motivação. Neste sentido existe uma parábola que expressa isso perfeitamente e que gosto muito. Vou compartilhá-la com você para que possa refletir e pensar sobre.

Ao passar por uma construção, uma pessoa perguntou aos pedreiros o que eles estavam fazendo. O primeiro respondeu, bastante mal-humorado, que estava misturando o cimento, o segundo se limitou a dizer que estava ganhando o sustento da sua família. Já o terceiro, admirado e orgulhoso, falou que estava construindo uma catedral.

Qual deles você acha que estava mais contente e conectado ao seu trabalho? Este exemplo serve, na realidade, para nos mostrar que tudo é uma questão de perspectiva e que as mudanças que busca, devem começar por você.

3 – Lembre-se de Quando Desejou o Que Tem Hoje

Os seres humanos se acostumam rapidamente com coisas boas, o que faz com que, muitas vezes, se esqueçam de ser gratos por tudo o que já conquistaram. Assim, muitos estão sempre insatisfeitos porque consideram apenas o que ainda não têm. Então, pare e reflita se está apresentando esse tipo de comportamento também! Se sim, não se julgue, pois sempre é tempo de adotar uma visão positiva e começar a sentir gratidão.

Você pode sentir gratidão por si mesmo, por aqueles que contribuíram de alguma forma com sua felicidade ou mesmo pelo universo. O importante é permitir que essa sensação positiva te faça enxergar o quanto tem motivos para ser feliz.

4 – Trabalhe Para Realizar os Seus Sonhos

Ser grato é completamente diferente de ser acomodado, pois a intenção não é a de se contentar com o que tem e deixar de buscar evoluir, mas sim entender que já tem motivos para ser feliz e que não precisa condicionar isso a algo que ainda não conquistou. Nesse sentido, se tem um sonho, dê o seu melhor e vá em busca da realização dele. Acredite no seu potencial, se planeje e siga em frente.

Jamais permita que a insegurança te impeça de ir além e realizar os seus objetivos. Se, por acaso, cometer alguma falha no caminho, utilize-a para aprender lições que apenas os erros conseguem nos ensinar. Então, levante-se e continue sua jornada, pois, quanto maior for a sua bagagem de conhecimento e experiência, maiores são as chances de chegar ao seu destino com sucesso.

5 – Encontre o Seu Próprio Caminho Para a Felicidade

A felicidade é um conceito subjetivo, ou seja, cada um tem o seu próprio significado em relação ao que é ser feliz. Entretanto, muitos ainda insistem em medir suas vidas pela régua dos outros, buscando coisas que não fazem sentido algum para sua realidade. Talvez façam isso por status ou por não se conhecerem verdadeiramente. Entenda que não é porque o seu vizinho tem o carro do ano que você também precisa ter para ser feliz. Mas, se isso for importante para você, está tudo bem.

A grande questão é buscar entender o significado genuíno da sua felicidade, se ele veio diretamente do seu eu interior ou se é fruto de uma cobrança social. Portanto, se observe, se questione, descubra o que te faz feliz e busque isso através de seus pensamentos e ações todos os dias.

Por fim, de 0 a 10, qual é o valor que tem dado a tudo isso que citei ao longo do artigo? Saiba que sempre é tempo de buscar transformação e evolução. Não deixe para amanhã, comece hoje mesmo a caminhar em direção à sua felicidade, e, claro, lembrando-se de sempre valorizar o que realmente importa.

Copyright: 603186203 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao

Deixe seu Comentário: