Muitas pessoas se orgulham em dizer que têm a consciência limpa e que, por isso, conseguem deitar a cabeça no travesseiro todas as noites e dormir tranquilamente. Trata-se de uma expressão que, no sentido figurado, se refere à paz interior que um indivíduo sente ao agir com honestidade e respeito em relação aos demais e a si mesmo. Contudo, ela também pode ser vista do ponto de vista literal, já que é necessário estar tranquilo para que o sono chegue de forma natural.

O Que Significa Ter a Consciência Limpa?

O escritor romano Públio Siro afirmou que, mesmo quando não há lei, a consciência é uma punição. O que ele quis dizer é que, quando se comete um erro que prejudica outras pessoas, mesmo que ninguém descubra e a lei não seja aplicada, o próprio indivíduo será punido por ter que lidar com aquela informação em sua mente para sempre. É claro que existem indivíduos que possuem certos desvios morais e psicológicos, o que faz com que não sintam culpa, mas a grande maioria sente.

Dito isso, podemos concluir que ter a consciência limpa é saber que suas ações não prejudicaram ninguém, que fez tudo o que pode durante o dia que passou e que, por isso, pode se sentir completamente tranquilo para repousar. É claro que todo ser humano está sujeito a cometer erros, mas aqueles que são guiados por sua consciência irão se esforçar ao máximo para pedir perdão, consertar as suas falhas e recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

7 Dicas Para Ter a Consciência Limpa e Viver de Forma Leve

Se deseja manter a sua consciência limpa para viver de forma leve, coloque as dicas a seguir em prática. Durante o seu processo de transformação, lembre-se que o caminho certo nem sempre é o mais curto ou o mais fácil, mas sempre será o que mais valerá a pena ser seguido.

1 – Elimine as Ações Que Considera Inadequadas

Se uma atitude sua faz com que fique com a consciência pesada, o primeiro passo é parar de realizá-la o quanto antes. É preciso colocar fim a esse ciclo para que possa, de fato, eliminar a culpa e viver de forma leve. Caso essa etapa não seja realizada, todas as outras irão perder o seu sentido. Portanto, reflita sobre o seu comportamento atual, identifique todas aquelas ações que julga ruins e que possam estar, de alguma forma, prejudicando outras pessoas ou a você mesmo. É a partir daqui que as mudanças irão acontecer.

2 – Tome Cuidado Com os Extremos

PSC

Enquanto reflete sobre as atitudes que considera inadequadas, tome cuidado para não se deixar levar por extremos. Lembre-se que o seu guia durante esse processo deve ser a sua própria consciência, ou seja, os seus valores e aquilo que acredita ser o certo, é isso o que deve prevalecer. Evite que pressões externas se tornem mais fortes do que a sua essência. Ouça, sim, conselhos de pessoas mais experientes e que te amem, mas evite se deixar levar por extremismos.

3 – Conserte os Seus Erros e Peça Perdão

Mesmo que se esforce para sempre agir de maneira correta, pode acontecer de você cometer erros no meio do caminho. Nesse caso, evite que a vergonha te impeça de consertar as suas falhas. Encare a situação com coragem, peça perdão caso tenha prejudicado alguém e faça o que puder para reverter a situação. Se não houver nada que puder ser feito nesse sentido, procure realizar algum gesto positivo, oferecendo o bem para as outras pessoas e para o universo.

4 – Concentre-se no Momento Presente

Para que faça tudo o que for possível para manter a sua consciência tranquila, é fundamental que se concentre no momento presente e deixe o passado em seu devido lugar. Por mais que ele tenha lições poderosas a ensinar, se culpar por situações que já aconteceram não irá te levar a parte alguma. Nesse sentido, volte a sua atenção para o hoje, para o que pode fazer aqui e agora e, assim, siga um caminho que te permita agir de acordo com os seus valores e princípios.

5 – Aprenda Através dos Seus Erros

Ter a consciência limpa não é sinônimo de nunca ter errado, afinal, como disse anteriormente, todo ser humano está sujeito a falhar. A diferença está na forma com a qual se lida com esse erro, se é ignorando-o ou buscando aprender com ele para evoluir. Quanto mais olhar para as suas experiências através de uma visão de aprendiz, maior será a sua bagagem de conhecimento, o que certamente irá te ajudar a errar cada vez menos. Por isso, não tente ocultar esse tipo de situação e fingir que nada aconteceu, porque agindo assim estará desperdiçando grandes oportunidades de evoluir.

6 – Pratique a Escrita Terapêutica

Escrever sobre o que sente é um método bastante eficaz para se libertar de sentimentos nocivos, como a culpa e a mágoa. Consiste em manter uma espécie de diário, em que irá registrar tudo o que estiver sentindo, as ações que teve que se orgulhou, outras que te envergonharam, enfim, realmente se abrir. No início, é natural sentir uma espécie de bloqueio para colocar tudo aquilo para fora, porém, com o tempo, verá o quanto essa ação irá te proporcionar mais leveza e paz para seguir adiante com a consciência tranquila.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

7 – Desabafe Com Alguém da Sua Confiança

Assim como escrever é positivo, falar sobre o que sente também é, nesse sentido, é importante que tenha um amigo confidente, alguém com quem se sinta à vontade para se abrir. Quanto mais colocar para fora o que sente, mais claramente irá enxergar as situações. Então, poderá fazer escolhas mais coerentes em relação ao que acredita e, consequentemente, manter a consciência limpa, para que todas as noites, ao colocar a cabeça no travesseiro, tenha a tranquilidade necessária para relaxar e adormecer.

Ter a consciência limpa é mais do que querer provar para os outros que é uma boa pessoa. Envolve, principalmente, saber quem você é e desapegar completamente da opinião de terceiros em relação a ti. Portanto, zele pela sua consciência e tenha uma vida leve, plena e feliz.

Copyright: Google – https://www.artofliving.org/br-pt/